Para a maioria das pessoas, os sintomas de refluxo ácido, como azia ou azia, são fáceis de sentir após a ingestão de alimentos ácidos ou picantes. No entanto, existe uma condição de refluxo ácido assintomático chamada refluxo ácido refluxo silencioso ou refluxo laringofaríngeo (LPR).
O que é refluxo laringofaríngeo (RLF)?
Refluxo laringofaríngeo (LPR) é uma condição em que o ácido do estômago sobe para o esôfago e para a parte posterior da garganta (faringe) ou laringe (laringe). O ácido estomacal pode até subir para a parte posterior das vias respiratórias nasais.
Isso acontece porque o esfíncter (válvula) do esôfago está enfraquecido ou danificado de forma que não fecha completamente. Mesmo assim, o RLF ou refluxo laringofaríngeo costuma ser confundido com outras doenças que apresentam sintomas semelhantes.
Os sintomas de RLF são semelhantes aos da DRGE, mas tendem a não causar azia ou sensação de queimação no peito e na garganta. Assim, esta condição também é conhecida como refluxo silencioso ou refluxo silencioso.
Mulheres e homens de todas as idades podem sofrer refluxo laringofaríngeo, incluindo bebês e crianças. No entanto, este risco pode aumentar se você experimentar qualquer uma das condições abaixo.
- Estilo de vida pouco saudável, como comer demais, fumar e beber álcool.
- O esfíncter esofágico está danificado ou disfuncional e os reflexos gástricos são lentos.
- Excesso de peso.
- Gravidez.
Não importa o quão pequena seja a quantidade de ácido estomacal que sobe para o esôfago, o revestimento da garganta e a caixa vocal podem ser facilmente irritados. Portanto, você precisa estar ciente dos sintomas.
Quais são os sintomas? refluxo silencioso?
Assim como seu apelido, refluxo silencioso apresentam apenas alguns sintomas de ácido gástrico e tendem a ser vagos. Os sintomas de LPR que ocorrem em adultos incluem:
- gosto amargo na garganta,
- dor de garganta ou sensação de queimação na garganta,
- dificuldade em engolir, sensação de que algo está preso na garganta,
- rouquidão,
- tosse frequente,
- gotejamento pós-nasal crônico, uma condição em que há muito muco no nariz e na garganta, e
- asma devido ao ácido do estômago.
Enquanto isso, os sintomas de LPR em bebês e crianças não são muito diferentes dos adultos. No entanto, bebês e crianças que apresentam RLF tendem a apresentar vômitos, dificuldade para amamentar e ganhar peso.
Se você suspeitar de um ou dois desses sintomas, consulte um médico imediatamente. Isso ocorre porque o ácido gástrico que sobe irrita ainda mais o revestimento do esôfago, da garganta e das cordas vocais se não for controlado.
Isso pode levar a complicações como cicatrizes, asma, enfisema, bronquite e câncer.
Então, como resolver isso?
A chave principal para superar o refluxo laringofaríngeo ou os sintomas do ácido estomacal é adotar um estilo de vida saudável e ficar longe dos fatores de risco. Isso inclui os pontos abaixo.
- Evite alimentos que podem desencadear o ácido do estômago.
- Perca peso se estiver com sobrepeso ou obeso.
- Parar de fumar.
- Reduza o consumo de álcool.
- Pare de comer pelo menos três horas antes de dormir.
- Durma com a cabeça um pouco mais elevada, a cerca de 10-15 centímetros do colchão.
Além disso, esta doença pode ser tratada com medicamentos para DRGE sem receita médica. Exemplos de medicamentos de venda livre são antiácidos ou bloqueadores de H-2, ambos úteis para evitar que o ácido do estômago volte para o esôfago.
Se esses dois medicamentos não funcionarem, seu médico pode prescrever um medicamento IBP, como o omeprazol, que pode ajudar a reduzir a acidez estomacal. Portanto, consulte imediatamente um médico para superar os sintomas da condição LPR.