Seu filho está falando tarde? Aqui estão 6 maneiras de treiná-lo

Falar tarde é um problema que os pais costumam reclamar do filho. Em geral, crianças com atraso na fala podem ser causadas por vários fatores, como distúrbios no desenvolvimento da fala, problemas auditivos, deficiência intelectual ou falta de comunicação dos pais.

É por isso que os filhos precisam do apoio e estímulo dos pais para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do filho. Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para estimular estimulantes no desenvolvimento da fala das crianças.

1. Convide seu filho para se comunicar

Comece a falar com o seu filho recém-nascido, para estimular a sua audição desde cedo. Agora, quando seu filho pode ouvir e ver claramente, como pai, você deve começar a convidar seu filho a interagir e conversar a qualquer hora e em qualquer lugar. Não se esqueça de prestar atenção ao olhar para ele quando seu filho começar a balbuciar. Torne-se o mais expressivo possível, de forma a provocar a resposta do riso do seu filho e dos sons feitos "na linguagem infantil".

2. Aprenda enquanto joga

Brincar é a maneira mais poderosa de convidar as crianças a interagir enquanto as ensina a serem mais responsivas ao que você diz. Por exemplo, você pode usar a mídia para contar histórias contando vários tipos de histórias antes de dormir e durante o tempo livre. Além disso, você também pode estimular o estimulante cerebral com música. Você pode tocar músicas infantis em formato de áudio e visual em telefones celulares, DVDs, programas de TV ou outras mídias.

Não se esqueça de convidá-lo para dançar e bater palmas para dar alegria e entusiasmo ao seu filho. Se isso for feito regularmente, aos poucos a criança tentará imitar os tons e as letras das músicas que canta com frequência.

Quando a criança estiver entediada, você também pode convidar seu filho para brincar com as fotos da página cartões de flash, quebra-cabeças ou outros objetos com formas e imagens interessantes. Convide seu filho a brincar de adivinhar partes do corpo perguntando onde estão o nariz, os olhos, as orelhas e a boca.

3. Faça mais perguntas

Se a criança começou a falar sua "linguagem infantil" e dá uma variedade de respostas, não hesite em responder. Você reforça o que seu filho está dizendo, fazendo mais perguntas para permitir que ele responda.

Por exemplo, se seu filho pedir uma bebida ou um banho, você pode fingir que pergunta o que ele quer dizer com rir ou sorrir. Mesmo que a resposta que você obtenha não seja clara ou mesmo que você não entenda, você deve responder. Você pode contornar isso tentando repetir o que seu filho diz para esclarecer o significado, mas use palavras claras e corretas repetidamente para que seu filho possa digerir e se acostumar com a palavra facilmente. Em vez de responder usando "linguagem infantil".

4. Convide as crianças para se socializarem

Existem muitas razões por trás do atraso na fala de uma criança. Uma das coisas que acontecem com frequência é que seu filho fica com medo e envergonhado quando conhece novas pessoas que raramente encontra. Portanto, você deve frequentemente convidar as crianças para se socializarem com o ambiente fora de casa. Apresente o seu filho aos seus pares, a sua função é fazer com que as crianças se habituem a conhecer outras pessoas que não a família em casa. Além disso, seu filho aprenderá rapidamente com outras crianças, seja em termos de como brincar, como falar e como interagir.

5. Faça terapia

Se até os 3 anos a criança não consegue falar claramente e ainda gagueja, deve-se fazer terapia imediatamente. Conforme citado por Kompas, o Dr. Attila Dewanti, SpA (K) Neurology disse que se as crianças não fizerem terapia imediatamente aos quatro anos de idade antes de entrar no jardim de infância, elas ficarão vulneráveis ​​a experimentar estresse e acessos de raiva porque é difícil traduzir seus desejos .

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌