Existem dois tipos de infecções no sistema urológico, dependendo da localização, nomeadamente infecções renais e infecções do trato urinário (ITUs). É difícil comparar, como você sabe a diferença entre uma infecção renal e uma infecção do trato urinário (ITU)?
Quais são as diferenças entre infecções renais e do trato urinário?
Urologia é um conjunto de órgãos encarregados de produzir, armazenar e excretar urina. Os órgãos urológicos são os rins, ureteres e uretra e a bexiga.
Assim como outras partes do corpo, o trato urológico também é suscetível a bactérias, que podem causar infecções.
Embora diferentes, os rins e o trato urinário estão no mesmo sistema urológico que o produtor e distribuidor da urina (urina). Para não ficar confuso, você deve entender a diferença entre infecções renais e do trato urinário com mais profundidade.
A diferença entre os dois
As infecções do trato urinário (ITUs) ocorrem quando as bactérias entram e se multiplicam nelas. As bactérias podem vir de qualquer lugar, por exemplo, do trato digestivo ou do ânus, que depois se espalham para o trato urinário.
Do número total de pessoas com ITUs, as mulheres apresentam essa condição mais do que os homens. O motivo é que a anatomia do trato urinário feminino tem uma uretra mais curta e está mais próxima do ânus. Ele ativa bactérias para tornar a infecção mais fácil.
As ITUs que não são tratadas imediatamente podem continuar a se espalhar para os rins. Como resultado, uma infecção renal (pielonefrite) se desenvolve mais tarde na vida. Em outras palavras, o aparecimento de uma infecção renal começa com o aparecimento de ITU no corpo.
Não apenas isso. Acredita-se que ter feito uma cirurgia nos rins e experimentar a disseminação de bactérias de outras partes do corpo seja outra causa que causa infecções renais.
Diferenças nos sintomas de infecções renais e do trato urinário
Em termos gerais, a diferença entre as infecções renais e do trato urinário em termos dos sintomas causados não é muito diferente. Os sintomas comuns que indicam uma infecção do trato urinário e infecção renal são:
- aumento da frequência de micção,
- dor ao urinar,
- urina turva, e
- a urina tem um cheiro diferente e desagradável.
Embora os sintomas de infecção renal sejam mais específicos, a saber:
- febre alta,
- corpo frio,
- dor nas costas, especialmente na região das costas, onde estão os rins,
- náuseas e vômitos e
- há pus ou sangue na urina.
Um pouco diferente dos sintomas de uma infecção do trato urinário, que são:
- há sangue na urina, causando uma cor rosa brilhante ou ligeiramente escura na urina, e
- dor na pelve (abdômen inferior), especialmente na área ao redor do osso púbico.
O perigo de complicações de infecções do trato urinário se não for tratado completamente
Tratamento diferente
As infecções renais e do trato urinário podem receber antibióticos como primeiro passo no tratamento. O médico determinará o tipo de antibiótico de acordo com a bactéria que causa a infecção e a gravidade da infecção.
Antibióticos como trimetoprima ou sulfametoxazol (Bactrim e Septra), fosfomicina (Monurol), nitrofurantoína (macrodantina, macrobídeo), cefalexina (Keflex) e ceftriaxona podem ajudar a tratar os sintomas de uma infecção do trato urinário.
Se necessário, o médico pode prescrever medicamentos que podem ajudar a aliviar a dor ao urinar.
Geralmente, os sintomas de uma ITU podem curar rapidamente após alguns dias de medicação regular para infecções do trato urinário. Mesmo assim, você ainda deve tomar o medicamento por algum tempo, pelo menos até o fim da prescrição.
Um pouco diferente do tratamento de infecções renais que às vezes requerem tratamento especial no hospital, especialmente quando a infecção é grave. Depois de ser declarado curado, o médico continuará a fazer um teste de urina para ter certeza de que a infecção desapareceu.
Os resultados desses exames servirão de referência para determinar o tratamento posterior, se ele pode ser interrompido ou precisa de mais tratamento. Se descobrir que as bactérias ainda estão na urina, o médico pode prescrever outros tipos de antibióticos.