Abstinência quando doente com varicela que deve ser obedecida

A varicela é uma doença que ocorre frequentemente em crianças e é causada pelo vírus Varicella zoster, que pertence ao grupo dos vírus do herpes. O processo de cura da catapora pode ser auxiliado por tratamentos caseiros. Pessoas que estão doentes com varicela podem apresentar sintomas mais graves se não cumprirem certos tabus, seja a proibição de certos alimentos ou atividades. Quanto aos tabus como não poder tomar banho ou ser exposto ao vento quando adoece com varicela. Isso está certo?

Quando você pega catapora, pode tomar banho ou não?

Quando você tem varicela, a superfície da pele do rosto, corpo, mãos e pés fica cheia de manchas vermelhas (elásticas) que causam coceira.

Supõe-se que, para prevenir o agravamento dos sintomas da varicela, é necessário evitar a exposição da pele à água, portanto, não deve tomar banho.

Outro medo é que o banho possa fazer a varicela se espalhar para partes do corpo que não foram afetadas.

É verdade que quando você tem varíola não pode tomar banho? O motivo é que manter a higiene corporal também é importante para acelerar o período de cicatrização da varicela.

Do ponto de vista médico, não há proibição de tomar banho para pessoas com varicela.

Não é impossível, tomar banho durante a catapora é até recomendado para aliviar a coceira porque pode levantar a sujeira na superfície da pele que tem o potencial de aumentar a coceira.

No entanto, você ainda precisa ter cuidado ao limpar a pele afetada. Não esfregue com muita força.

Além disso, evite sabonetes químicos que contenham fragrâncias fortes, pois causam uma sensação de ardência que agrava os sintomas.

Recomendamos o uso de sabonetes para peles sensíveis que hidratam a pele. Além disso, você também pode tomar banho com ingredientes que são remédios naturais para a varicela, como aveia ou bicarbonato de sódio.

O principal tabu da varicela

A varicela é uma doença altamente contagiosa. O risco de transmissão será maior em crianças pequenas e adultos que não receberam a vacina contra varicela.

Quase 90% dos doentes são crianças que não receberam a vacina contra a varicela.

Portanto, para que a doença da varicela que você ou seu filho está enfrentando melhore rapidamente e não se espalhe para outras pessoas, tente obedecer a alguns destes tabus:

1. Não tenha contato físico com outras pessoas

É obrigatório para as pessoas que estão com varíola evitar o contato físico direto com pessoas que não foram infectadas. Isso inclui estar no mesmo quarto.

Portanto, as pessoas que estão com varicela devem ser isoladas primeiro até que estejam completamente curadas.

O motivo é que o vírus que causa a varicela se espalha facilmente através de respingos de saliva, quando alguém que está recentemente doente tosse ou espirra e outras pessoas próximas respiram o ar ao redor.

A varicela também pode ser transmitida pelo contato direto com as telhas da própria varicela.

2. Não dê aspirina e ibuprofeno para crianças com varíola

A varicela mostra os primeiros sintomas, como fadiga, febre e tonturas. Em geral, esses sintomas podem ser controlados com analgésicos, como ibuprofeno, paracetamol ou aspirina.

No entanto, o tabu que precisa ser considerado é não dar ibuprofeno e aspirina como remédios para catapora para aliviar a febre e as dores de cabeça.

O uso de aspirina em crianças pequenas está associado a um risco aumentado de uma doença chamada síndrome de Reyes, que ataca o fígado e o cérebro.

Enquanto isso, tomar ibuprofeno pode aumentar o risco de uma infecção cutânea mais grave.

3. Não coce a varíola

Outro grande tabu que sempre deve ser obedecido quando você tem varíola é não arranhar o elástico da varicela.

Coceira, sim, mas coçar quebra o elástico e depois espalha o vírus.

O líquido pode evaporar no ar e ser inalado pelas pessoas ao redor ou grudar em itens que serão manuseados por outras pessoas.

Coçar também faz com que as estrias se espalhem mais para outras partes do corpo e pode até dificultar o desaparecimento das cicatrizes de varíola.

Tente segurá-la, pois a coceira começará a diminuir em três ou quatro dias.

Em mais de uma semana, o elástico que havia se quebrado e se transformado em uma crosta não coçava mais.

4. Evite a exposição ao vento

Pessoas com varicela precisam reduzir sua exposição ao vento. O vírus que causa a varicela se espalha facilmente pelo ar para as pessoas ao seu redor.

Este modo de transmissão da varicela ocorre quando as rachaduras elásticas e o fluido cheio de vírus evapora no ar.

O vento levará o vírus facilmente para as pessoas ao seu redor. O vírus da varicela entrará no corpo quando outras pessoas respirarem este ar contaminado.

Não apenas fora de casa, a transmissão pelo ar também é mais fácil de ocorrer em uma sala fechada.

Portanto, as pessoas com varicela também estão, tanto quanto possível, atrasando as atividades com outras pessoas em uma sala, como na sala de aula, no escritório ou na creche.

Pessoas com varicela devem reduzir sua exposição ao vento, mas isso não significa que, se as pessoas com varicela forem expostas ao vento, seu estado de varicela aumentará.

Isso não foi comprovado cientificamente.

Acontece que as pessoas com catapora precisam descansar muito para que o corpo seja capaz de combater o vírus.

Portanto, você não deve passar muito tempo ao ar livre e ser exposto ao vento.

Tabus alimentares quando doente com varicela

Bolhas da varicela também podem aparecer ao redor da boca e em seu interior, como a língua, a parte interna das bochechas, gengivas e garganta.

Com base em estudos em Journal of Clinical Pediatric Dentistry , O número de erupções cutâneas que aparecem depende da gravidade da doença.

Nem sempre os nódulos aparecem na boca se a varicela for leve. Quando aparece, o número não passa de 10 nódulos.

Mas em casos graves, o número que aparece na boca pode chegar a 30 nódulos.

Em pessoas cujas condições do sistema imunológico estão drasticamente enfraquecidas, a erupção pode aparecer com mais frequência na boca.

Quanto mais erupções na boca, as pessoas com varicela podem perder o apetite devido à dificuldade de mastigar e engolir.

Portanto, a melhor maneira de lidar com a dor na boca devido à erupção da varicela é aplicar certas restrições dietéticas.

Há relatos de que alguns tipos de alimentos que se tornam tabu quando se adoece com varicela agravam os sintomas.

1. Alimentos ricos em gordura saturada

Alimentos ricos em gordura saturada, como carne, laticínios creme completo , é o primeiro tabu alimentar que deve ser evitado quando se está doente com varicela.

Alimentos com alto teor de gordura saturada podem aumentar a inflamação no corpo.

Isso fará com que a erupção cutânea em seu filho piore e o processo de cicatrização demore mais.

Além de reduzir o consumo desses alimentos tabu, as pessoas com catapora também são aconselhadas a comer alimentos frios para reduzir a dor de garganta.

Se você quiser tomar sorvete ou milkshakes , é melhor escolher o tipo que tem baixo teor de gordura ou não contém gordura.

2. Comida azeda

A erupção cutânea da catapora que aparece na garganta pode causar inflamação, de forma que a garganta fica muito seca e dolorida ao engolir os alimentos.

Portanto, evite frutas cítricas e outras frutas que contenham alto teor de ácido.

O consumo de alimentos com alto teor de ácidos causa irritação na garganta e na boca que piora e causa dor. Claro, essa condição retarda ainda mais o processo de cura.

Além de fazer alimentos com alto teor de ácidos como tabu da varicela, preste atenção também aos alimentos embalados ou refrigerantes que serão consumidos por crianças.

Tente ficar longe desses alimentos se eles contiverem ácido cítrico, porque ela piorará os sintomas da catapora, assim como a ingestão de alimentos com alto teor de ácido.

3. Alimentos picantes e salgados

Os sabores picantes e salgados nos alimentos podem causar irritação na garganta e na boca, incluindo caldo de galinha, que tem um sabor salgado.

Quando uma criança está com varicela, os alimentos muito apimentados ou salgados devem ser tabu.

Em vez disso, coma uma sopa de vegetais saudável com caldo de vegetais, que tem menor teor de sódio do que o caldo de galinha.

4. Fontes alimentares de arginina

A arginina é um tipo de proteína que afeta o processo de replicação do vírus da varicela no corpo.

Estudos em revistas Química antiviral e quimioterapia explique, o aminoácido arginina desencadeia o processo de síntese de proteínas que é usado pelos vírus para se reproduzir.

Portanto, quando o vírus que causa a varicela se replica, a quantidade de vírus que infecta a superfície da pele aumenta e os sintomas pioram.

Essa condição faz com que as pessoas com varíola se recuperem por mais tempo.

Os alimentos que contêm arginina, que precisam ser tabu quando se está doente com varicela, incluem chocolate, amendoim e passas.

Mesmo assim, não há muitas evidências científicas que mostrem que a abstinência de alimentos que contenham arginina pode ajudar na recuperação da varicela.

Aderir a tabus quando você tiver varicela é muito importante no processo de recuperação.

Evitar certas coisas ou alimentos também reduz o risco de complicações, como infecções bacterianas da pele e distúrbios digestivos.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌