Como as cáries podem causar a morte? •

As cáries ainda são o problema mais comum na Indonésia. Mesmo citado pela Detikcom, de acordo com drg. Sri Angky Soekanto, DDS, PhD., Dentista e biólogo oral da Universidade da Indonésia, disse que as cáries são um problema de saúde bucal com o maior número de pacientes na Indonésia. Como isso aconteceu? Ainda de acordo com drg. Sri Angky Soekanto, DDS, PhD, a consciência da importância da higiene bucal ainda é mínima, embora a educação esteja tentando se espalhar. Nos últimos anos, programas de educação em higiene bucal também têm sido realizados nas escolas. As escolas foram escolhidas porque os hábitos precisam ser implementados o mais cedo possível. Não é de surpreender que também frequentemente nos deparemos com anúncios em que os pais persuadem seus filhos a escovar os dentes.

Conscientizar não é fácil, talvez um dos motivos seja não estar totalmente consciente ou não saber o impacto das cáries. Freqüentemente, as cáries estão associadas a várias doenças, como doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes, problemas na gravidez, infecções respiratórias e câncer.

Fatos importantes sobre cáries

O que se segue são coisas que você precisa saber sobre cáries. Se você ainda reluta em escovar os dentes regularmente, você deve mudar imediatamente este hábito:

  • Se não forem tratadas adequadamente, as cáries podem causar infecção na parte superior dos dentes posteriores, e essa infecção pode se espalhar para os seios da face atrás dos olhos. Se for assim, a bactéria entrará no cérebro e pode causar a morte.
  • As cáries são causadas por bactérias que produzem ácido que corrói os dentes, causando cáries nos dentes. Essas cáries deixam você com dor, infecção e perda de dente.
  • Os dentes têm três camadas; dentina (camada média), esmalte (camada externa), polpa (parte central do dente composta por nervos e vasos sanguíneos). Quanto mais camadas forem atacadas por bactérias, piores serão os danos.
  • A placa que se acumula nos dentes e gengivas contém muitas bactérias, mas pode ser controlada escovando os dentes corretamente.
  • Essas bactérias comem o açúcar dos alimentos que comemos e, em seguida, secretam ácidos que atacam os dentes cerca de vinte minutos depois de comermos. O esmalte é a primeira camada a ser destruída pelo ácido da bactéria.
  • A saliva, também conhecida como saliva, foi capaz de neutralizar o ácido da boca. No caso de cáries, conforme drg. Sri Angky Soekanto, DDS, PhD, a falta de saliva faz com que as bactérias acumulem níveis fazendo com que a acidez na boca fique alta.

Por que as cáries podem causar várias doenças e até a morte?

As cáries serão marcadas pela descoloração dos dentes, você pode reconhecê-las por manchas pretas, cinza ou marrons - na forma de linhas ou pontos que vão se alargando com o tempo. Quando não tratado por um longo tempo, o revestimento polpa ficará infectado e formará um abscesso ao redor do osso do dente. Nesse caso, isso causará dor e febre no sofredor.

Se não for tratado, o abscesso dentário se espalhará pelos espaços do tecido, causando inchaço do rosto e da pele. O abscesso dentário também causa infecção do tecido espacial e pode causar falta de ar, dificuldade para engolir e até a morte. Casos de cáries que continuam morrendo são raros, mas não impossíveis. Isso ocorre quando a infecção da cavidade se espalha para o cérebro.

Além disso, as cáries têm relação com as doenças cardíacas. A explicação mais próxima é que as cáries podem causar problemas nas gengivas. Aqui, os pesquisadores descobriram que as gengivas doloridas aumentam o risco de doenças cardíacas. Eles também argumentam que a deterioração das condições cardíacas também pode ser causada pela inflamação causada pelo problema periodonto (gengivite). O mesmo ocorre com os golpes. Problemas de infecção oral foram encontrados em pacientes com isquemia cerebrovascular - uma condição na qual um fluxo sanguíneo insuficiente é transportado para o cérebro, levando a um acidente vascular cerebral isêmico. Ambas as doenças podem causar a morte.

As cáries também causam várias doenças. Um deles é o Reumatóide - uma doença auto-imune que dura muito tempo e tem impacto nas dores nas articulações. Pacientes com esta doença devem remover o dente com abscesso, pois a remoção do tecido infectado pode ajudar a restaurar a saúde do paciente. Da mesma forma, doença intestinal (gastrointestinal), uma infecção oral pode ser um gatilho porque você está constantemente engolindo pus da gengiva e dos dentes.

Como tratar cáries?

Você deve verificar regularmente sua saúde bucal a cada seis meses. Se suas cáries aumentaram em vez de apenas uma linha, geralmente o médico a preencherá. O médico fará um furo no seu dente. Em seguida, o orifício será preenchido com um material seguro, como uma mistura de prata, ouro, porcelana ou resina composta. Não subestime as cáries, pois além da dor, não tratá-la significa permitir que ocorra infecção.

Como prevenir cáries?

Você deve ter ouvido muitas vezes que prevenir é melhor do que remediar. Aqui estão os hábitos que você deve mudar para evitar cáries:

  • Sempre escove os dentes regularmente, pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e antes de ir para a cama. Use uma pasta de dente que contenha fluoreto.
  • Não coma um lanche antes de dormir. Se você não escovar os dentes corretamente, os restos de comida à noite podem causar cáries.
  • Evite alimentos que contenham muito açúcar. O ácido produzido pela bactéria será cada vez mais quando você consumir muito açúcar.

LEIA TAMBÉM:

  • 3 maneiras de prevenir cáries em crianças
  • Passos para escovar os dentes corretamente
  • Com que frequência devemos trocar as escovas de dente?