As doenças cardíacas, como um ataque cardíaco, são uma das doenças que causam elevada mortalidade na Indonésia. Na maioria dos casos, essa doença começa com aterosclerose que não é detectada ou não recebe tratamento adequado. Então, você sabe sobre essa doença? Vamos, aprenda mais sobre os sintomas do seguinte tratamento!
Definição de aterosclerose
A aterosclerose é uma doença que ocorre quando as placas (depósitos de gordura) obstruem as artérias. A placa é formada por gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue.
As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo. Enquanto isso, as artérias coronárias são artérias que transportam sangue para todas as partes do coração (uma fonte de oxigênio e nutrientes para o coração).
Quando a placa se acumula, um tipo de artéria é afetado. Com o tempo, a placa pode bloquear parcial ou completamente o fluxo sanguíneo através das artérias grandes e médias do coração, músculos, pélvis, pernas, braços ou rins.
Se for esse o caso, essa condição pode desencadear várias outras condições, a saber:
- Doença cardíaca coronária (placas nas artérias coronárias ou que atingem todas as partes do coração).
- Angina (dor no peito devido à redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco).
- Doença da artéria carótida (placa nas artérias do pescoço que fornecem sangue ao cérebro).
- Doença arterial periférica ou doença na artéria periférica (placa nas artérias das extremidades, principalmente nas pernas).
- Doença renal crônica.
Quão comum é essa condição?
A aterosclerose é um problema bastante comum e está associada ao envelhecimento. Conforme você envelhece, seu risco de desenvolver aterosclerose aumenta.
Fatores genéticos ou de estilo de vida causam o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos à medida que você envelhece. Quando você chega à meia-idade ou mais, já se acumulou placa suficiente para causar sinais ou sintomas.
Nos homens, o risco aumenta após os 45 anos. Enquanto isso, nas mulheres, o risco aumenta após os 55 anos. No entanto, isso pode ser superado reduzindo os fatores de risco. Você pode discutir com seu médico para obter mais informações.
Sinais e sintomas de aterosclerose
A aterosclerose não ocorre rapidamente, mas gradualmente. No entanto, a aterosclerose leve geralmente não causa sintomas. Geralmente, você não apresentará nenhum sintoma de aterosclerose até que suas artérias comecem a se estreitar ou ficar bloqueadas.
Às vezes, um coágulo de sangue bloqueia completamente o fluxo de sangue em um vaso sanguíneo, ou mesmo rompe um vaso sanguíneo, desencadeando um ataque cardíaco ou derrame.
A seguir estão os sintomas da aterosclerose com base na localização da artéria afetada, a saber:
- Dor no peito ou pressão no peito (angina) se ocorrer nas artérias do coração.
- Dormência em um braço ou perna, dificuldade para falar, perda de visão em um dos olhos ou afrouxamento dos músculos faciais, se ocorrer nas artérias que conduzem ao cérebro.
- A perna dói ao caminhar e a pressão arterial cai na perna se ocorrer nas artérias dos braços ou pernas.
- Pressão alta ou insuficiência renal se ocorrer nas artérias que conduzem aos rins.
Quando você deve consultar um médico?
O diagnóstico e o tratamento precoces podem prevenir o agravamento da aterosclerose e prevenir um ataque cardíaco, derrame ou outra emergência médica. Portanto, nunca é demais consultar imediatamente um médico para essa condição para prevenir esta condição séria.
Se você tiver um ou mais desses sinais ou sintomas de aterosclerose, ou se tiver alguma dúvida sobre essa condição, consulte seu médico. O corpo de cada pessoa reage de maneira diferente. É sempre melhor discutir o que é melhor para sua situação com seu médico.
Causas da aterosclerose
A aterosclerose é uma doença que se desenvolve gradualmente. Essa doença geralmente começa a aparecer na infância. Embora a causa exata dessa condição ainda seja desconhecida, de acordo com a American Heart Association, muitos cientistas acreditam que a condição ocorre quando o revestimento interno das artérias (chamado endotélio) é danificado.
Além disso, aqui estão algumas coisas que podem ser a causa da aterosclerose, a saber:
- Colesterol alto.
- Gordura.
- envelhecimento.
- Tabagismo e outras fontes de tabaco.
- Resistência à insulina, obesidade ou diabetes.
- Inflamação devido a doenças, como artrite, lúpus ou infecção, ou inflamação sem causa.
Fatores de risco de aterosclerose
Existem muitos fatores que podem aumentar o risco de aterosclerose. Alguns riscos você pode prevenir, enquanto outros não. A seguir estão os fatores de risco para aterosclerose:
- História de saúde da família
- Pressão alta
- Níveis altos de CRP
- Níveis elevados de triglicérides
- Apnéia do sono
- Estresse
- Consumo excessivo de álcool
- Colesterol alto
- Diabetes
- Obesidade
- História familiar de doença cardíaca precoce
- Falta de exercício
- Dieta não saudável
Fatores de risco não significam necessariamente que você tenha essa condição. No entanto, se você tiver um ou mais desses fatores de risco, deve prestar mais atenção ao seu estado de saúde.
Diagnóstico e tratamento da aterosclerose
As informações fornecidas não substituem o conselho médico. SEMPRE consulte seu médico para obter mais informações.
Para garantir que você tenha essa condição, é importante primeiro verificar sua condição de saúde com um médico.
Durante um exame físico, o médico pode encontrar sinais de estreitamento, alargamento ou endurecimento das artérias, incluindo:
- Pulso imperceptível ou fraco na área onde a artéria está estreitada.
- Diminuição da pressão arterial na perna afetada.
- Um zumbido (sopro) nas artérias que é ouvido com o uso de um estetoscópio.
Dependendo dos resultados do exame físico, o médico pode sugerir um ou mais testes diagnósticos conforme abaixo.
1. Teste de sangue
Os exames laboratoriais podem detectar os níveis de colesterol e açúcar no sangue que podem aumentar o risco de aterosclerose. Normalmente, o seu médico irá pedir-lhe para jejuar e apenas beber água durante 9 a 12 horas antes de fazer o exame de sangue.
2. Ultrassom Doppler
O seu médico pode usar um dispositivo de ultra-som (ultra-som Doppler) para medir a pressão arterial em vários pontos ao longo do braço ou perna. As medições com este dispositivo podem ajudar os médicos a medir quaisquer bloqueios, bem como a taxa de fluxo sanguíneo nas artérias.
3. Índice tornozelo-braquial
Este teste pode mostrar se você tem aterosclerose nas artérias de suas pernas e pés. Seu médico pode comparar a pressão arterial em seu tornozelo com a pressão arterial em seu braço.
Este exame é denominado índice tornozelo-braquial. Diferenças anormais podem indicar doença vascular periférica, que geralmente é causada por aterosclerose.
4. Eletrocardiograma (ECG)
Muitas vezes, um EKG pode mostrar evidências de um ataque cardíaco. Se os seus sinais e sintomas ocorrerem com mais frequência durante o exercício, seu médico pode pedir que você caminhe em uma esteira ou ande de bicicleta durante um eletrocardiograma.
5. Teste de estresse em esteira
Um teste de esforço, também chamado de teste de esforço em esteira, é útil para coletar informações sobre como seu coração está funcionando durante a atividade física. Uma vez que o exercício pode fazer o coração bater mais forte e mais rápido, um teste de esforço em esteira pode mostrar problemas cardíacos que não poderiam ser detectados por outros meios.
Um teste de esforço geralmente consiste em caminhar em uma esteira ou andar de bicicleta ergométrica enquanto o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a respiração são monitorados.
6. Cateterismo cardíaco e angiografia
Este teste pode mostrar se suas artérias coronárias estão estreitadas ou bloqueadas. Antes de realizar este teste, geralmente um corante líquido é injetado nas artérias do coração por meio de um tubo longo e fino (cateter).
Posteriormente, o cateter será inserido através de uma artéria, geralmente na perna, em uma artéria no coração. À medida que o corante preenche as artérias, será mais fácil para o médico ou equipe médica vê-lo porque se torna visível em um raio-X.
Dessa forma, o médico ou equipe médica encontrará mais facilmente a área de bloqueio em seus vasos sanguíneos.
7. Outros testes de imagem
Os médicos podem usar ultrassom, tomografia computadorizada (Tomografia computadorizada) ou angiografia por ressonância magnética (Ressonância magnética) para estudar suas artérias. Esses exames geralmente podem mostrar endurecimento e estreitamento das grandes artérias, bem como aneurismas e depósitos de cálcio nas paredes das artérias.
Quais são as opções de tratamento para a aterosclerose?
O tratamento para a aterosclerose inclui mudanças no estilo de vida atual para um estilo de vida que limita a quantidade de gordura e colesterol que você consome. Os objetivos deste tratamento são:
- Reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos.
- Previne doenças relacionadas com a aterosclerose.
- Reduzir os fatores de risco em um esforço para retardar ou interromper o acúmulo de placa.
- Aliviando os sintomas.
Você precisa de mais exercícios para melhorar a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Abaixo estão os tratamentos médicos para a aterosclerose.
1. Uso de drogas
Os medicamentos podem ajudar a prevenir o agravamento da aterosclerose. Esses medicamentos incluem:
- Medicamentos para baixar o colesterol, incluindo estatinas.
- Medicamentos antitrombóticos e anticoagulantes, como a aspirina, para prevenir coágulos sanguíneos e bloqueios nas artérias.
- Bloqueadores beta ou bloqueadores dos canais de cálcio para baixar a pressão arterial.
- Diuréticos para ajudar a reduzir a pressão arterial.
- Inibidor enzima conversora de angiotensina (ACE), que ajuda a prevenir o estreitamento das artérias.
2. Operação
Às vezes, os médicos precisam realizar uma cirurgia, especialmente se os sintomas de aterosclerose que aparecem são muito graves. Este procedimento médico também pode ser uma opção quando o tecido muscular ou cutâneo está ameaçado. A seguir estão as cirurgias possíveis para tratar a aterosclerose:
- Cirurgia de bypass, que envolve o uso de um vaso sanguíneo de outra parte do corpo ou um tubo sintético para drenar o sangue através de uma artéria bloqueada ou estreitada.
- Terapia trombolítica, que envolve a dissolução de coágulos sanguíneos por meio da injeção de drogas na artéria afetada.
- Angioplastia, que inclui o uso de cateter e balão para aumentar o diâmetro da artéria.
- Endarterectomia, que inclui a remoção cirúrgica de depósitos de gordura das artérias.
- Aterectomia, que envolve a remoção da placa das artérias por meio de um cateter com ponta de faca afiada.
3. Instalação de stents ou anéis
Nesse procedimento, o médico colocará um stent ou anel, que é um pequeno cilindro de fio no processo de angioplastia.
Durante uma angioplastia, o médico primeiro inserirá um cateter em uma artéria de sua perna ou braço. O médico ou a equipe médica então moverá o cateter para a área de preocupação, geralmente a artéria coronária.
Ao injetar um corante que é visível em uma tela de raios-X direta, os médicos podem monitorar os bloqueios. O médico então abre o bloqueio usando um pequeno instrumento na ponta do cateter.
Durante o processo, um balão na extremidade do cateter é inflado dentro do bloqueio para abri-lo. Os anéis podem ser colocados neste processo e deixados intencionalmente na veia.
Tratamento da aterosclerose em casa
De acordo com a Mayo Clinic, as seguintes mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a reduzir o risco de aterosclerose:
- Faça uma dieta saudável com baixo teor de gordura saturada e colesterol
- Evite alimentos gordurosos
- Adicione peixe à sua dieta duas vezes por semana
- Faça exercícios de 30 a 60 minutos por dia, seis dias por semana
- Pare de fumar se você for fumante
- Perca peso se estiver com sobrepeso ou obeso
- Superando o estresse
- Trate doenças relacionadas à aterosclerose, como hipertensão, colesterol alto e diabetes