Os hormônios desempenham um papel importante em todas as funções do corpo, incluindo o sistema reprodutor feminino. O papel dos hormônios no processo reprodutivo feminino inclui menstruação, sexo, ovulação, gravidez, parto e amamentação. Bem, para controlar essas funções, toda mulher tem vários tipos de hormônios. Cada tipo de hormônio tem sua própria função.
O que são hormônios reprodutivos femininos?
Os hormônios são substâncias químicas que ajudam a coordenar todas as funções do corpo.
Esses produtos químicos são produzidos pelas glândulas endócrinas e desempenham um papel na transmissão de mensagens através do sangue para órgãos, pele, músculos e outros tecidos.
Esta mensagem diz aos órgãos ou tecidos do corpo o que fazer.
Como o nome sugere, os hormônios reprodutivos femininos são substâncias químicas que desempenham um papel importante no sistema reprodutor feminino.
Este hormônio reprodutivo é produzido pelas glândulas supra-renais e gônadas. Nas mulheres, gônadas significam ovários que também desempenham um papel na produção de óvulos.
Os ovários começam a produzir hormônios reprodutivos já na puberdade ou adolescência.
No início da puberdade, a glândula pituitária (pituitária) no cérebro começa a produzir hormônios que estimulam os ovários a produzir hormônios reprodutivos.
Além disso, no final da puberdade, as meninas começam a liberar óvulos como parte de um período mensal ou o que é conhecido como ciclo menstrual.
Nesse momento, uma garota se transforma em uma mulher sexualmente madura.
Além da menstruação, os hormônios reprodutivos femininos também desempenham um papel em outras funções corporais femininas, incluindo desenvolvimento sexual, desejo sexual, gravidez, parto e amamentação.
Quais são os tipos e funções dos hormônios reprodutivos femininos?
Como explicado anteriormente, as mulheres têm vários hormônios que desempenham um papel em seu sistema reprodutivo.
Aqui estão os diferentes tipos de hormônios reprodutivos em mulheres com diferentes funções:
1. Estrogênio
O estrogênio é um dos dois principais hormônios femininos produzidos nos ovários. No entanto, as glândulas supra-renais e as células de gordura também produzem esse hormônio, mesmo em pequenas quantidades.
Durante a gravidez, a placenta também produz esse hormônio para ajudar a manter a saúde das mulheres grávidas.
O hormônio estrogênio desempenha um papel importante na formação do físico de uma menina na puberdade, como o crescimento dos seios, bem como no início e no controle do ciclo menstrual.
Além disso, esse hormônio tem uma função importante no processo de parto, ajudando a manter os níveis de colesterol, bem como ossos, cérebro, coração, pele e outros tecidos saudáveis.
Os níveis de estrogênio flutuam ao longo do mês. Níveis baixos de estrogênio são comuns em mulheres na pós-menopausa, mas outras condições médicas também podem causar essa condição.
Embora os níveis excessivos de estrogênio geralmente ocorram devido a problemas com a menstruação, excesso de peso ou outras condições médicas.
2. Progesterona
A progesterona é outro tipo importante de hormônio feminino. Assim como o estrogênio, a progesterona é produzida pelas glândulas supra-renais e ovários, especificamente no corpo lúteo.
Durante a gravidez, a placenta também produz esse hormônio. O hormônio progesterona desempenha um papel importante no ciclo menstrual e no processo de fertilização.
Na fertilização, esse hormônio ajuda a preparar o endométrio (o revestimento do útero) para receber e desenvolver um óvulo que foi fertilizado por um espermatozóide.
Quando ocorre a gravidez, a progesterona também atua para mantê-la e estimular as glândulas produtoras de leite a produzi-lo.
A Hormone Health Network afirma que as mulheres com baixos níveis de progesterona terão ciclos menstruais irregulares ou terão dificuldade em engravidar.
Já para as mulheres com baixos níveis de progesterona e que conseguiram engravidar, o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro é maior.
3. Testosterona
A testosterona pode ser idêntica ao hormônio masculino. Mas, na verdade, os ovários e as glândulas supra-renais das mulheres também produzem o hormônio testosterona, embora em pequenas quantidades.
Como os homens, a testosterona nas mulheres também tem uma função importante na reprodução feminina.
Esta função está relacionada com o controle do aumento e da queda do desejo sexual e com a manutenção do funcionamento adequado dos ovários.
Além disso, a testosterona também desempenha um papel importante na saúde óssea da mulher.
4. Oxitocina
Outro tipo de hormônio feminino é a oxitocina. Esse hormônio é produzido pelo hipotálamo e pela glândula pituitária.
Nas mulheres, o hormônio oxitocina desempenha um papel importante no processo de trabalho de parto. Este hormônio estimula os músculos uterinos a se contraírem como um sinal do início do trabalho de parto.
Depois que o bebê nasce, a oxitocina desempenha um papel no processo de lactação. No processo de lactação, o hormônio oxitocina desempenha um papel na produção do leite materno e no fluxo do leite para os seios.
Quando o bebê mama no seio da mãe, o hormônio oxitocina faz com que o leite saia para que o bebê possa sugar com facilidade.
Uma vez que o bebê para de mamar, a produção do hormônio oxitocina para e é liberada novamente na próxima mamada.
5. Hormonio luteinizante (LH)
Hormonio luteinizante (LH) é um hormônio produzido e liberado pela glândula pituitária.
Esse hormônio desempenha um papel no controle da função das gônadas, que incluem os ovários nas mulheres ou os testículos nos homens.
Nas mulheres, o hormônio LH ajuda a controlar o ciclo menstrual. Esse hormônio também desempenha um papel na ovulação, que desencadeia a liberação de óvulos dos ovários.
Se ocorrer fertilização, o hormônio LH estimulará o corpo lúteo a produzir progesterona para manter a gravidez.
Uma pessoa que tem níveis excessivos do hormônio LH geralmente está associada a condições de infertilidade.
Nas mulheres, os níveis de LH muito altos costumam estar associados à síndrome dos ovários policísticos (SOP).
No entanto, certas condições genéticas, como a síndrome de Turner ou a síndrome de Klinefelter, também podem causar níveis elevados de LH.
6. Hormônio folículo estimulante (FSH)
Outros hormônios que desempenham um papel no sistema reprodutor feminino são: hormônio folículo estimulante (FSH). Os hormônios LH e FSH são produzidos pela glândula pituitária no cérebro.
Semelhante ao LH, a função do hormônio feminino FSH é ajudar a controlar o ciclo menstrual e desempenhar um papel no processo de ovulação.
Esse hormônio estimula o desenvolvimento de folículos ovarianos maduros e controla a produção de óvulos nas mulheres.
Os níveis do hormônio FSH mudam ao longo do ciclo menstrual. Os níveis mais elevados desse hormônio ocorrem imediatamente antes da ovulação ou quando um óvulo é liberado.