Causas da gastrite (inflamação do estômago) que você deve saber

A gastrite é uma doença do sistema digestivo causada por inflamação do estômago. Muitas pessoas pensam que a única causa da gastrite é o hábito de comer alimentos picantes. No entanto, esse não é o único motivo.

Infecções bacterianas, certas condições médicas e um estilo de vida pouco saudável também podem inflamar o revestimento do estômago. Aqui estão alguns fatores que causam úlceras estomacais que você deve saber.

Condições médicas e problemas de saúde que causam gastrite

A inflamação do estômago pode originar-se de vários fatores. Freqüentemente, a causa é uma condição médica ou distúrbio de saúde conforme a seguir.

1. Infecção bacteriana H. pylori

Helicobacter pylori é uma bactéria que vive naturalmente no trato digestivo. Essas bactérias geralmente são inofensivas. No entanto, se a quantidade for excessiva, H. pylori pode invadir e infectar o revestimento do estômago.

Se piorar, a infecção pode causar feridas no estômago e no intestino delgado, que se tornam a causa da gastrite. Infecção H. pylori Também torna o pH do suco gástrico mais ácido e provoca a formação de orifícios no estômago e nos intestinos.

O revestimento do estômago deve ser protegido por muco e células do sistema imunológico. No entanto, bactérias H. pylori interfere na resposta imune da região, causando inflamação gástrica. Isso causa feridas abertas nas paredes dos órgãos digestivos.

Sintomas de gastrite devido a infecção bacteriana H. pylori geralmente na forma de dor abdominal e flatulência. Em casos graves, pode haver uma mudança na cor das fezes para preto porque as fezes se misturam com o sangue no trato gastrointestinal superior.

Infecção H. pylori pode ser diagnosticado com um simples exame de sangue e teste de respiração. No entanto, quem sofre de gastrite com histórico de câncer gástrico ou outros fatores de risco de câncer deve ser submetido a exames para evitar o risco de câncer mais tarde na vida.

2. Doenças autoimunes

A doença autoimune é uma condição em que o sistema imunológico do corpo ataca órgãos e tecidos saudáveis. Na verdade, o sistema imunológico deve atacar as substâncias estranhas que entram, como parasitas, bactérias ou vírus.

Alguns exemplos de doenças autoimunes são diabetes tipo 1, reumatismo e psoríase. Pelo mesmo mecanismo, seu sistema imunológico também pode ser a causa da gastrite.

Em pessoas com doenças autoimunes, o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis ​​do estômago. Com o tempo, isso pode alterar a estrutura e reduzir a quantidade de muco que protege a parede do estômago, desencadeando a inflamação.

3. Vazamento de bile

A bile é um fluido produzido pelo fígado para digerir gorduras, quebrar o colesterol e os glóbulos vermelhos velhos e eliminar as toxinas do corpo. A bile será armazenada na vesícula biliar após ser produzida.

Quando há comida gordurosa, o estômago sinaliza à vesícula biliar para liberar a bile. Este fluido fluirá por dois pequenos tubos (ducto cístico e ducto biliar comum) até a parte superior do intestino delgado (duodeno).

A bile e a mistura de alimentos no duodeno entram no intestino delgado através da válvula pilórica. A válvula pilórica geralmente abre apenas ligeiramente para permitir que a bile flua.

Se a válvula pilórica não pode se fechar bem, a bile pode vazar e fluir para o estômago, causando inflamação. Isso acontece porque a bile não foi projetada para ser "recebida" no órgão do estômago.

4. Estresse prolongado

A pesquisa escrita no livro intitulado Gastrite induzida por estresse em 2019, o estresse severo pode ser uma causa de úlceras estomacais. Isso ocorre porque, quando você está estressado, o cérebro aumenta a produção de várias enzimas, como histamina e gastrina.

Um aumento no número dessas enzimas, então, altera o nível de pH da camada de muco gástrico. A condição do estômago que se torna "menos ácido" desencadeia mais produção de ácido estomacal. Este mecanismo visa restaurar o pH do estômago ao seu estado original.

Infelizmente, a produção excessiva de ácido estomacal pode corroer a parede estomacal. Isso é exacerbado pelo estresse prolongado, porque o estresse também acelera a erosão gástrica.

De acordo com um estudo no livro, o estresse reduz a imunidade do revestimento do estômago às toxinas. Uma vez que as toxinas entram no sistema digestivo humano, o estômago se torna vulnerável a infecções bacterianas e outros distúrbios.

Estilo de vida ruim que causa gastrite

Além de infecções e problemas de saúde, o estilo de vida e as ações inadequadas também podem causar úlceras estomacais. Aqui estão alguns exemplos.

1. Beber álcool com muita frequência ou muito

O álcool não é um líquido que pode ser completamente digerido pelo sistema digestivo humano. Portanto, o consumo de álcool muito frequente ou em quantidades excessivas pode ser uma causa de gastrite para algumas pessoas.

De acordo com um estudo publicado na revista American Academy of Pediatrics, o álcool tem um efeito na rápida erosão do revestimento do estômago. Esse revestimento estomacal estreito será mais sensível aos fluidos ácidos normalmente produzidos para digerir os alimentos.

O álcool também aumenta a produção de gastrina e reduz a produção do hormônio pepsina. Em quantidades não naturais, certos hormônios podem promover irritação da parede do estômago.

Os sintomas de úlceras estomacais devido ao consumo excessivo de álcool incluem dor na parte superior do abdome, náuseas e vômitos. Se esse hábito não for alterado, o paciente corre o risco de complicações graves na forma de sangramento intenso no trato gastrointestinal.

2. Consumo de analgésicos a longo prazo

O consumo de analgésicos não esteróides (AINEs), como ibuprofeno, ácido mefenâmico e aspirina, pode causar gastrite. Esses efeitos geralmente surgem porque a droga é usada com muita frequência ou continuamente a longo prazo.

Na verdade, os AINEs atuam na redução da dor inibindo a produção de prostaglandinas. No entanto, no estômago, esses medicamentos também diminuem a produção do muco protetor que reveste o estômago e alteram sua estrutura.

Se a camada de muco gástrico continuar a afinar e a produção de prostaglandinas diminuir, o risco de formação de úlceras no estômago aumenta. Esse ferimento inflamará a parede do estômago porque não há nada para protegê-la de fluidos ácidos.

3. Hábito de fumar

O tabagismo é conhecido por ser uma causa de gastrite. Citado do Instituto Nacional de Diabetes, Doenças Digestivas e Renais, o fumo aumenta a produção de substâncias que danificam a estrutura da pepsina, uma enzima gástrica que quebra as proteínas.

Além disso, fumar também pode reduzir o fluxo de sangue rico em oxigênio para o revestimento do estômago. Como resultado, há um distúrbio na produção de muco protetor gástrico e bicarbonato de sódio que neutraliza o ácido gástrico.

Fumar também aumenta o risco de inflamação da parede do estômago, que eventualmente forma úlceras ou úlceras. Os sintomas de gastrite causada pelo fumo incluem azia e uma dor em queimação no peito.

É claro que as várias causas fazem com que as formas de lidar com a gastrite se tornem diversas. Portanto, consulte um médico imediatamente se sentir que está tendo sintomas de gastrite e há fatores que aumentam o risco.

Fora do tratamento principal, os médicos geralmente também recomendam mudanças no estilo de vida para se tornarem mais saudáveis. Você deve evitar alimentos que desencadeiam os sintomas da úlcera, como alimentos picantes, parar de fumar e beber álcool.