Veja os 7 benefícios dos mirtilos para a saúde •

O mirtilo é um tipo de baga que você deve experimentar, além dos morangos mais populares. Esta fruta, que se parece com uvas, mas é de cor azul escura, é rica em nutrientes e traz benefícios para a saúde. Quer saber quais são os benefícios e o conteúdo dos mirtilos? Venha, veja a seguinte explicação.

Conteúdo nutricional de mirtilos

Blueberry que tem um nome latino Cyanococcus isso geralmente é um amigo para comer iogurte, coberturas para bolos ou tortas adoçantes. Esta fruta também pode ser consumida na forma de sumo ou compota de fruta com um sabor delicioso.

Além do sabor delicioso, os mirtilos são ricos em nutrientes que proporcionam benefícios à saúde do corpo. Em 100 gramas de mirtilos contêm vários nutrientes, como os seguintes.

  • Proteína: 0,7 gramas.
  • Gordura: 0,3 gramas.
  • Carboidratos: 14 gramas.
  • Fibra: 2,4 gramas.
  • Sódio: 1 mg.
  • Cálcio: 6 mg.
  • Ferro: 0,28 mg.
  • Potássio: 77 mg.
  • Folato: 6 mcg.
  • Tiamina ou vitamina B1: 0,37 mcg.
  • Riboflavina ou vitamina B2: 0,41 mcg.
  • Niacina ou vitamina B3: 0,418 mcg.
  • Ácido pantotênico ou vitamina B5: 0,124 mcg.
  • Piridoxina ou vitamina B6: 0,052 mcg.
  • Vitamina C: 9,7 gramas.
  • Vitamina E: 0,57 mg.
  • Além disso, vitamina K: 19,3 mcg.

Benefícios dos mirtilos para a saúde

Com base no conteúdo nutricional, os mirtilos têm o potencial de fornecer benefícios à saúde, incluindo:

1. Tem potencial para reduzir o risco de câncer

O mirtilo é rico em antioxidantes, como vitamina C, licopeno, luteína e zeaxantina. Esses poderosos antioxidantes podem repelir os radicais livres, moléculas encontradas na fumaça do cigarro ou poluição que podem causar estresse oxidativo que desencadeia inflamação e danos às células.

O efeito também pode desencadear o crescimento de células cancerosas no esôfago, pulmão, pâncreas ou intestinos. Bem, ao comer esta fruta rica em antioxidantes, você pode obter os benefícios da proteção contra o câncer.

O conteúdo de folato nos mirtilos também desempenha um papel na síntese e no reparo do DNA, o que pode prevenir a formação de células cancerosas devido a mutações no DNA.

2. Ajuda a manter a saúde óssea

Além dos antioxidantes, o conteúdo de cálcio nos mirtilos tem propriedades na manutenção da saúde óssea. Estudo de 2019 em FEBS Open Bio mostra que a nutrição de mirtilo pode ajudar na formação óssea e combater o estresse oxidativo.

Estudos em animais também mostraram o potencial dos suplementos de mirtilo na prevenção da osteoporose, que é a perda óssea que comumente ocorre em idosos.

3. Mantenha a pele saudável

A exposição aos radicais livres pode ter um efeito negativo na saúde da pele, um dos quais desencadeia o envelhecimento prematuro. O mirtilo é rico em antioxidantes como a vitamina C, que pode afastar os radicais livres.

Além disso, a vitamina C nos mirtilos também fornece benefícios para o colágeno, que é uma substância que constrói a pele e os ossos. Esta vitamina pode estimular a capacidade do colágeno de suavizar as rugas e aumentar a elasticidade da pele.

4. Reduzindo a pressão arterial

Relatórios da página da Harvard Medical School, consumir 200 gramas de mirtilos (cerca de um copo) por dia pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial sistólica. Isso significa que o consumo de mirtilos traz benefícios na prevenção da hipertensão (pressão alta).

Os benefícios dos mirtilos vêm das antocianinas, que são fitoquímicos que conferem aos mirtilos sua cor escura. As antocianinas melhoram a função das células endoteliais do corpo. Essas células endoteliais revestem a superfície interna dos vasos sanguíneos, auxiliando no fluxo sanguíneo e na regulação da pressão sanguínea.

5. Previna doenças cardíacas

Os benefícios dos mirtilos na redução da pressão arterial também têm um impacto no risco de doenças cardíacas, que também diminui. Porque a hipertensão é um fator de risco para doenças cardíacas. A pressão alta pode fazer o coração trabalhar mais e, eventualmente, levar a doenças cardíacas.

Mirtilos ricos em antioxidantes também podem prevenir mais inflamação dos vasos sanguíneos ao redor do coração. Propriedades anti-hipertensivas e antiinflamatórias é o que torna os mirtilos muito bons para o coração.

6. Manter a saúde do cérebro

A saúde do cérebro diminuirá com o tempo. Embora não possa ser completamente evitado, você ainda pode desacelerar o processo desse declínio na função cerebral. Você faz isso aumentando o consumo de frutas, como mirtilos.

A razão é porque os mirtilos têm compostos ativos antioxidantes e antiinflamatórios que podem reduzir o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro. Portanto, o consumo regular de mirtilos e outros tipos de frutas silvestres traz benefícios em retardar o envelhecimento da função cognitiva em até 2 anos.

7. Manter a saúde digestiva e controlar o peso

A fibra do mirtilo ajuda a suavizar o sistema digestivo. As fibras podem amolecer as fezes, evitando que você se queixe de prisão de ventre.

Além disso, a fibra e a vitamina C dos mirtilos também trazem benefícios para aqueles que seguem uma dieta saudável. As fibras mantêm o estômago cheio por mais tempo, ajudando a suprimir a vontade de comer um lanche.

Dicas para comer mirtilos com segurança

Os benefícios dos mirtilos são certamente uma pena se você perder, certo? Relaxe, você pode obter todos os benefícios desta fruta consumindo mirtilos regularmente. Você pode apreciá-lo puro, espremê-lo ou misturá-lo com iogurte, aveia ou pudim.

Embora saudável, você deve se lembrar de não consumir mirtilos em excesso. Além disso, lave a fruta antes de consumi-la ou processá-la. É melhor escolher frutas frescas, não frutas cristalizadas, porque o teor de açúcar é bastante alto.