A infecção da gengiva aumenta o risco de doença cardíaca em até 3 vezes

As infecções gengivais são freqüentemente esquecidas. Especialmente se os sintomas forem apenas uma sensação de formigamento e inchaço. Na verdade, a gengivite que já é grave corre o risco de causar doenças crônicas em outras partes do corpo que podem ser fatais. Aqui está a explicação.

Complicações de doenças que podem surgir devido à infecção gengival

A infecção crônica da gengiva, também conhecida como periodontite, pode inicialmente causar danos aos tecidos moles e aos ossos que sustentam os dentes. As complicações mais comuns são gengivas inchadas com pus, gengivas recuadas, até que os dentes caiam por conta própria. Se continuar sem tratamento, a entrada de bactérias no tecido gengival pode atacar outros órgãos do corpo. Algumas complicações da doença devido à infecção gengival que podem ocorrer são:

1. Gengivite ulcerativa necrosante aguda (ANUG)

A gengivite ulcerativa aguda crônica (ANUG) é uma das primeiras complicações da infecção gengival. ANUG tem um alto risco de ocorrer em pessoas que já têm uma infecção gengival, mas ainda raramente escovam os dentes e ignoram um estilo de vida saudável.

Os sintomas são certamente mais graves do que as doenças gengivais comuns, a saber:

  • As gengivas retraem fazendo com que os dentes pareçam mais longos do que antes; as raízes dos dentes são claramente visíveis.
  • Feridas abertas permanentes nas gengivas (úlceras).
  • Os dentes tremem até que se quebram.
  • Mau hálito (halitose)
  • Sangramento nas gengivas.

2. Doença cardíaca e derrame

A infecção por periodontite aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame ou outra doença cardiovascular em até 3 vezes. Dr. Hatice Hasturk, dentista do Forsyth Institute, revelou que esse risco é causado por depósitos de placa que podem entrar nos vasos sanguíneos da gengiva através de orifícios nos dentes.

A placa dentária geralmente consiste em gordura, colesterol, cálcio e outros resíduos alimentares. A placa pode ser liberada dos dentes ou gengivas e então fluir para as artérias e entupi-las. Essa condição de bloqueio dos vasos sanguíneos é chamada de aterosclerose, a principal causa das doenças coronárias. Quanto mais grave a doença gengival, maior o risco de doenças cardíacas e derrame.

3. Pneumonia

Citado do Telegraph, a Dental Health Foundation relata que uma das complicações da infecção gengival a ser observada é uma infecção pulmonar ou pneumonia.

O mecanismo é o mesmo que o risco de doença cardíaca acima. As bactérias nas gengivas podem viajar pelos vasos sanguíneos e até os pulmões para infectá-los. Ao respirar pela boca, as bactérias nocivas que causam a periodontite também podem ser inaladas pela garganta e pelos pulmões.

Se você sentir inchaço e sangramento nas gengivas que não cicatrizam, consulte imediatamente o dentista mais próximo. Especialmente se começar a sentir sintomas de pneumonia, como tosse persistente, febre, dificuldade em respirar ou dores no peito. Consulte imediatamente o clínico geral mais próximo.

4. Complicações na gravidez

Mulheres grávidas que são expostas a infecções nas gengivas, mas não as tratam completamente, correm o risco de desencadear várias complicações durante a gravidez. Especialmente se estiver realmente esperando que os sintomas aumentem antes de receber o tratamento.

As complicações devido à infecção gengival que podem ocorrer em mulheres grávidas são bebês prematuros e baixo peso ao nascer (BPN). Novamente, isso é causado pela entrada de bactérias que causam a gengivite na corrente sanguínea até atingir o corpo do feto no útero através da placenta.

É por isso que é muito importante verificar os dentes antes de engravidar para manter a saúde do seu futuro feto. Quanto antes, é claro, melhor.

O segredo é manter a boca e os dentes limpos todos os dias

Todos os riscos acima podem ser evitados escovando regularmente os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor, comendo menos alimentos açucarados e verificando regularmente os dentes com o médico.

Se você já estiver apresentando sintomas de infecção gengival, consulte imediatamente um dentista para obter o tratamento correto.