O som da barriga do bebê pode deixar a mãe preocupada e ansiosa. Além disso, para fazê-lo ficar agitado e chorar com frequência. Qual é a causa e o que você deve fazer se isso acontecer? Venha, veja a explicação aqui, senhora.
Causas do som da barriga do bebê
Se o estômago do bebê fizer barulho, não há necessidade de entrar em pânico e se preocupar muito. O motivo é que esta é uma condição normal que ocorre em seu filho. Existem várias coisas que podem causar isso.
1. Evacuações intestinais normais
Basicamente, o intestino humano realiza movimentos peristálticos durante a digestão dos alimentos. Este movimento faz um som como o somestalo de junta"em bebês.
Não só para bebês você sabe, senhora. Isso também ocorre em adultos. Tente colocar sua orelha na barriga do pai ou irmão. Mesmo em circunstâncias normais, um som é ouvido rachaduras de seu estômago, certo?
Bem, em bebês, a parede intestinal tende a ser mais fina, então o som é ouvido mais alto do que os adultos.
Portanto, se seu filho parece bem, não é agitado e não tem problemas para urinar, você não precisa se preocupar. Isso ocorre porque o som no estômago do bebê é normal, na verdade.
2. O bebê engole ar
A próxima causa que pode fazer o estômago de um bebê roncar é quando o bebê está engolindo ar. O ar geralmente entra no estômago quando ele mama, seja no seio da mãe ou por meio de uma mamadeira.
Essa condição geralmente ocorre se seu bebê não mamar corretamente ou se o formato da ponta da chupeta for menos preciso.
Para que seu filho chupe bem, certifique-se de que toda a superfície de seus lábios toque o círculo escuro no seio da mãe, não apenas no mamilo.
Além disso, certifique-se de que a mãe usa mamadeira com bico anti-sufocante e que se ajusta à sucção do bebê.
Não se esqueça de arrotar seu bebê depois que ele for alimentado. O truque é endireitar o corpo do bebê até a posição sentada nos braços da mãe. Acaricie ou dê tapinhas leves nas costas até ouvir um arroto.
3. O bebê está muito cheio
Outra razão pela qual o estômago do bebê está fazendo barulho ou inchando é que ele pode estar cheio.
Talvez a mãe tenha uma quantidade abundante de leite materno e o bebê esteja bastante entusiasmado com a amamentação, como resultado, ele bebe muito leite materno ou fórmula (superalimentação).
Se isso acontecer, parte do leite não pode ser digerido pelo estômago do bebê. Além disso, as enzimas digestivas do seu filho ainda não estão totalmente desenvolvidas. Como resultado, parte da comida é passada diretamente para o intestino.
No intestino, o alimento é fermentado por bactérias intestinais, causando gases que fazem o estômago do bebê roncar ou inchar.
4. Consumir alimentos sólidos contendo gás
Além do processo de amamentação inadequado, outra possível causa é que seu bebê está recebendo alimentos sólidos que podem causar gases no estômago.
Alguns tipos de alimentos que podem causar gases são:
- repolho (repolho),
- couve-flor,
- laticínios, como queijo e iogurte,
- produtos de soja, como leite de soja, tofu e tempeh,
- tomates também
- todos os tipos de laranjas.
Se você comer esses alimentos, além de fazer ruídos no estômago do bebê, também pode fazer com que o estômago do bebê inche.
Preste atenção à frequência das evacuações, ao formato e à cor das evacuações do seu bebê quando o estômago está inchado. Se ele costuma peidar e tem diarreia, consulte imediatamente um médico, talvez seu filho precise de um tratamento especial.
Os sons do estômago em bebês devem ser observados
Conforme explicado anteriormente, basicamente o som no estômago do bebê é normal. No entanto, existem algumas condições das quais você deve estar ciente, sim.
De acordo com a Associação de Médicos da Indonésia, as seguintes condições podem causar sintomas de inchaço e ruídos no estômago de um bebê.
1. Intestinos torcidos
Intestino torcido ou volvo É uma doença congênita do intestino. Essa condição causa um bloqueio no intestino delgado, total ou parcialmente.
Os sintomas incluem:
- inchaço da barriga do bebê,
- vômito verde,
- não defecar, e
- não passe o vento.
2. Invaginação
Invaginação é uma condição em que a parte superior do intestino se dobra para a parte inferior. Esta condição causará os seguintes sintomas:
- inchado,
- dor de estômago,
- evacuações com muco e sangue.
3. Atresia intestinal
Você precisa saber que, no intestino normal, a segmentação é formada no intestino, que é uma espécie de recorte que divide o intestino em segmentos.
No entanto, na atresia intestinal, algumas dessas reentrâncias não são formadas. Como resultado, seu filho tem indigestão.
Se você tiver essa condição, geralmente o bebê terá flatulência de 24 a 48 horas após o nascimento.
4. Distúrbios do intestino inferior
Outra causa do som do estômago do bebê é Hirschsprung ou distúrbios nervosos no intestino delgado.
Nessa condição, nenhum nervo é formado no intestino delgado do bebê. Como resultado, os intestinos não podem se contrair como um intestino normal.
Os sintomas incluem:
- inchaço da barriga do bebê,
- bebê é difícil de empurrar, e
- quando o ânus está obstruído, as fezes jorram imediatamente.
5. Intolerância à lactose
A intolerância à lactose é uma condição em que o bebê não possui as enzimas para digerir a lactose. A lactose é encontrada no leite de vaca, leite de cabra e outros laticínios.
Essa condição é bastante comum. Citando o Medlineplus, estima-se que cerca de 6 em cada 10 crianças são incapazes de digerir a lactose adequadamente.
Se o seu filho sentir isso, cerca de 30 minutos a 2 horas após beber leite, ele apresentará os seguintes sintomas:
- o som da barriga do bebê como um estrondo,
- inchaço da barriga do bebê,
- o pequeno é agitado e parece estar com dor,
- micção frequente e diarréia,
- fezes espumosas e com cheiro azedo
- às vezes acompanhada de vômito.
Se o seu filho apresentar os sintomas acima, você deve consultar um médico para detectar se ele é intolerante à lactose. Se for verdade, a mãe precisa fornecer uma ingestão nutricional de substitutos do leite.
6. Supercrescimento bacteriano
Além da intolerância à lactose, seu filho também pode apresentar crescimento excessivo de bactérias intestinais (supercrescimento bacteriano).
O excesso de bactérias aumenta a produção de gases no estômago, causando inchaço e ruídos estomacais do bebê.
Essa condição geralmente ocorre em bebês que estão desnutridos, têm distúrbios de peristalse intestinal e usam antibióticos de longa duração.
Quando você deve ir ao médico quando o estômago do bebê está zumbindo?
Em geral, o som da barriga do bebê é uma condição normal. No entanto, a mãe deve consultar um médico imediatamente se sentir os seguintes sintomas:
- bebê se agitando excessivamente sem motivo conhecido,
- inchaço da barriga do bebê,
- vômito verde,
- fezes sangrentas e viscosas,
- dor de estômago,
- febre alta,
- diarreia ou mesmo incapacidade de defecar e peidar.
Como lidar com o som da barriga do bebê
Se a mãe está preocupada com a sonoridade da barriga do bebê, seria melhor se ela fosse examinada por um médico.
O médico verificará se o som é normal ou devido a sintomas da doença e administrará medicamentos, se necessário.
Além de levar seu filho ao médico, outros esforços que as mães podem fazer para lidar com o som do estômago do bebê incluem:
- Certifique-se de que ele se alimenta na posição e da maneira certa.
- Bebê arrotar após a alimentação.
- Evite dar alimentos sólidos que disparam gases.
- Aqueça a barriga do seu filho, esfregando-o suavemente com um óleo seguro.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!