Os anti-sépticos líquidos são produtos úteis para matar germes. Além de serem famosos por serem usados para manter o corpo limpo, os líquidos anti-sépticos também são úteis para limpar o ambiente doméstico e para fins médicos. Então, quais são as funções dos anti-sépticos líquidos além do banho?
O que é anti-séptico?
O anti-séptico é um tipo de desinfetante capaz de matar ou inibir o crescimento de germes em tecidos vivos. Os anti-sépticos também são conhecidos como desinfetantes da pele. Citando a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de anti-sépticos geralmente não faz mal à pele e aos tecidos do corpo.
No entanto, os anti-sépticos não são iguais aos desinfetantes. Embora ambos funcionem no combate aos germes, o uso de desinfetantes é apenas para a superfície dos objetos por causa do conteúdo biocida do desinfetante. Não se destina à pele, porque o conteúdo de biocida no desinfetante é maior do que no líquido anti-séptico.
Tipos de anti-séptico
Os anti-sépticos podem ser divididos de acordo com os ingredientes usados. Tipos de anti-sépticos líquidos geralmente são feitos de:
- Halofenol
- Álcool
- Clorexidina (clorexidina)
- Corante antibacteriano
- Peróxido e permanganato
Os tipos de anti-sépticos também têm sua própria finalidade de uso. Por exemplo, um ingrediente é eficaz para limpar a pele. Em seguida, outro conteúdo é recomendado para tratar ferimentos leves.
Função anti-séptica líquida, exceto banho
Como uma solução segura para o corpo e também pode ser usada para superfícies inanimadas, os líquidos anti-sépticos trazem muitos benefícios para a vida cotidiana.
Solução para lavar as mãos
A eficácia dos anti-sépticos na lavagem das mãos é mesmo usada para fins médicos. Se você ou um membro da família estiver cuidando de alguém com um corte ou queimadura, você pode aplicar uma solução anti-séptica antes de tratar a ferida. Isso é para minimizar a infecção da ferida se tocada por mãos não esterilizadas.
Em seguida, esse líquido destruidor de germes também pode ser usado como desinfetante para a área do corpo a ser operada.
O líquido anti-séptico protege o corpo dos germes
Os germes podem viver em qualquer lugar, como no corpo, no ar, nos alimentos, nas plantas e nos objetos da superfície. Felizmente, os humanos têm um sistema imunológico que os protege dos germes. No entanto, às vezes os germes que estão por aí ainda podem atacar o corpo e causar sintomas da doença.
Uma das melhores maneiras de proteger o corpo dos germes é usar um anti-séptico. Como explica a Clínica Mayo, limpar superfícies tocadas com frequência é uma maneira fácil de evitar doenças. Para limpar a superfície de um objeto inanimado, você pode usar um líquido anti-séptico.
Cura pequenas feridas rapidamente
De acordo com DermNet NZ, o uso de anti-sépticos pode tratar feridas e pequenas queimaduras que foram infectadas. Dessa forma, os anti-sépticos podem ser usados na pele ferida devido a:
- Arranhões
- Picadas ou picadas de insetos
- Pequenas queimaduras
A função anti-séptica líquida pode minimizar o risco de infecção, destruindo organismos ou impedindo-os de entrar na área lesada.
Verifique se o tipo de anti-séptico utilizado está de acordo com a finalidade ou instruções de uso.
Matar germes de roupas sujas
Como um tipo de desinfetante, que é um líquido para matar os germes, os anti-sépticos líquidos podem ser usados para lavar roupas.
Uma etapa extra para lavar roupas sujas é misturar um anti-séptico líquido na água usada para lavar as roupas.
Os produtos anti-sépticos contêm produtos químicos derivados do halofenol, freqüentemente encontrados em tipos anti-sépticos, que podem ser usados para matar os germes na superfície dos objetos.
Limpando o chão
Os produtos anti-sépticos que você tem também podem ser usados para limpar o chão em casa. Usar um anti-séptico líquido para limpar a superfície do chão da casa oferece proteção adicional para você e sua família. O conteúdo contido no anti-séptico pode matar germes no chão.
Notas sobre o uso de anti-séptico líquido
Os fluidos anti-sépticos demonstraram ser eficazes contra os germes. Antes de usá-lo, preste atenção nas instruções de uso para garantir o funcionamento do seu antisséptico líquido. Certifique-se de que o produto anti-séptico usado é adequado para o uso pretendido. Soluções anti-sépticas devem ser usadas apenas para uso externo.