6 causas de orelhas de ligação, de hábitos a doenças graves

Você já sentiu uma ou ambas as orelhas protuberantes? Essa condição ocorre quando sons que normalmente soam claros tornam-se abafados, como se algo estivesse bloqueando seu ouvido. Normalmente, os laços de orelha ocorrem quando você está perto do aeroporto ou depois de nadar. Mas e se continuar acontecendo? Talvez seja isso que faz seus ouvidos parecerem entupidos.

Várias causas de ouvidos turvos

Além da dificuldade de audição, o ouvido obstruído pode causar zumbido, dor, tontura, plenitude auricular e distúrbios de equilíbrio. Esses sintomas podem aparecer lenta ou repentinamente.

Algumas dessas condições podem ser tratadas facilmente, mas outras estão piorando. Se essa condição ocorrer, faça imediatamente um exame médico para obter o diagnóstico e o tratamento corretos.

Algumas das condições que podem causar bloqueio do ouvido, a saber:

1. Acumula cera de ouvido

A causa mais comum de orelhas bloqueadas é o acúmulo de cera. Na verdade, a cera do ouvido (cerúmen) que se forma a partir da cera no ouvido ajuda a protegê-lo contra infecções.

Quando você mastiga, fala ou boceja, a cera passa do ouvido interno para o ouvido externo. Isso faz a cera secar e descascar.

Limpe a orelha com um cotonete, geralmente vai empurrar a cera mais fundo no ouvido. Esse hábito pode causar acúmulo e ser mais difícil de limpar.

Com o tempo, o acúmulo de cera pode obstruir seus ouvidos e deixá-los abafados. Você fica difícil de ouvir, seus ouvidos estão cheios, dói e coça e você toca.

Algumas gotas de óleo mineral, óleo de bebê, glicerina ou peróxido de hidrogênio em seu ouvido podem amolecer a cera e torná-la mais fácil de limpar.

Se isso não funcionar, consulte seu médico para ajudar a limpar seus ouvidos de cera.

2. Ouvindo uma voz alta

Os abafos de ouvido também podem ser causados ​​por ruídos altos. Isso pode acontecer quando você ouve um som de passagem fones de ouvido, vá a um concerto, ouça barulho de uma fábrica ou ouça uma explosão.

Esses sons têm o potencial de ferir o tímpano e causar distúrbios temporários ou permanentes, dependendo de quão alto o som é ouvido por seu ouvido.

Também pode causar traumas, aumentando o risco de perda auditiva na velhice.

3. Infecção do ouvido médio (otite média)

Além do acúmulo de fezes, a otite média também é comum, geralmente em crianças e bebês. Essa condição faz com que o ouvido médio fique inflamado devido ao acúmulo de líquido ou a uma infecção.

Além das dificuldades de audição, os ouvidos e a garganta ficam doloridos e febris. Normalmente, isso acontece durante um resfriado ou gripe.

Para umedecimento do ouvido devido à gripe, pode ser tratado com medicamentos contendo descongestionantes que podem reduzir esses sintomas.

Este distúrbio de ouvido desaparecerá em aproximadamente 4 a 6 semanas. Se não melhorar, é possível que o acúmulo de fluido já esteja infectado e a condição seja crônica. Isso requer tratamento médico adicional.

4. Doença de Meniere

A doença de Meniere é uma doença do ouvido que pode causar danos permanentes. Os sintomas incluem deficiência auditiva, zumbido nos ouvidos, vertigem, plenitude auricular devido à pressão.

A causa exata dessa condição não é conhecida, mas acredita-se que seja devido ao acúmulo de fluido no ouvido interno.

Isso também pode ocorrer devido a trauma na cabeça perto da orelha, alergias ou infecção por vírus.

5. Sinais de zumbido

Quando você sentir que seus ouvidos estão bloqueados com um zumbido (assobio, assobio, clique, rugido, zumbido), isso pode ser um sintoma de zumbido.

Isso ocorre porque o ouvido ouve ruídos altos, o uso de antiinflamatórios não esteroides ou também pode ocorrer devido a outros distúrbios, como sinusite, lesão na cabeça ou pescoço, acúmulo de cera no ouvido, entre outros.

Dependendo da condição subjacente, o zumbido pode desaparecer por conta própria ou você pode ter essa condição por um longo tempo.

Não existe uma cura específica para esta doença, mas o tratamento e a terapia que recebe do seu médico podem ajudá-lo a reduzir os seus sintomas.

6. Tumor

Embora incomuns, os tumores ao longo dos nervos que conectam o ouvido ao cérebro ou no ouvido interno podem causar perda auditiva, incluindo abafos auditivos.

Normalmente, esses tumores são encontrados em pessoas com perda auditiva em um ouvido, mas não no outro. Tontura e vertigem também são sinais de um possível tumor.

É importante obter uma avaliação completa de um especialista ou médico assim que os sintomas aparecerem.