Você já sentiu medo quando estava sozinho? Bem, se você está em um lugar assustador, isso é bastante natural, por exemplo, você está em uma casa vazia que não é habitada há muito tempo, ou em um lugar cheio de muitas pessoas más. No entanto, se você estiver em um local seguro e confortável, mas ainda tiver medo de ficar sozinho, pode ser um sinal de autofobia. O que é autofobia? Confira a seguinte explicação.
O que é autofobia?
Autofobia ou monofobia é o medo de ficar sozinho ou solitário. Quando estão sozinhas, mesmo em um lugar muito familiar como casa, as pessoas que vivenciam essa condição ainda se sentem ansiosas.
Pessoas com autofobia sempre sentem que precisam de outra pessoa para ficar com elas, para que possam se sentir seguras. Na verdade, mesmo que a pessoa que passa por essa condição saiba que está realmente em um estado seguro, ela terá medo de outras coisas, como:
- Ladrão ou ladrão.
- Estrangeiros.
- Não amado.
- Indesejável.
- doença com risco de vida.
- Vozes de origem desconhecida.
Bem, na verdade, qualquer condição que pertença a uma fobia é uma condição que requer tratamento. O motivo é que, se você não receber o tratamento certo de imediato, esse sentimento de medo pode piorar.
Tal como acontece com várias outras fobias, a autofobia também pode afetar sua condição física e psicológica. Portanto, seria bom abordar imediatamente a condição se você ou alguém próximo a você apresentar sintomas de um desses transtornos mentais.
Sinais e sintomas de autofobia
Embora sinta medo e ansiedade por estar sozinho, há uma série de problemas de saúde psicológicos e emocionais que podem ser sinais e sintomas de autofobia.
Os sintomas dessa fobia podem ser uma combinação de várias coisas e podem piorar com o tempo. Algumas das possíveis condições de sintomas de autofobia são:
- Muito preocupado em ser deixado sozinho.
- Medo de várias possibilidades que não ocorrem necessariamente quando está sozinho.
- O corpo apresenta sintomas físicos como tremores, suores, dores no peito, tonturas, palpitações cardíacas, hiperventilação, náuseas e essas condições aparecem quando eles querem ou quando estão sozinhos.
- Sentir que alguém está aterrorizando você quando está sozinho.
- Uma grande vontade de fugir de um lugar quando está sozinho.
- Transtornos de ansiedade quando sozinho.
Sim, mesmo que você não esteja sozinho, se uma pessoa autofóbica pensar sobre a situação quando está sozinha, ela pode se sentir ansiosa de repente. A condição ocorreu como se ele estivesse realmente sozinho.
Causas da autofobia
Na verdade, não há explicação de como essa autofobia pode ocorrer. O motivo é que a autofobia é uma ansiedade irracional que se forma quando alguém tem medo ou tem medo de ficar sozinho.
Na verdade, não existem condições ou ameaças que o tornem verdadeiramente sozinho. No entanto, isso não ajudou a melhorar sua condição. Ou seja, mesmo que não haja uma determinada condição que possa ameaçá-la, a pessoa ainda terá medo de si mesma.
Diagnosticando autofobia
De acordo com o Dual Diagnosis, as pessoas que sofrem de autofobia geralmente relutam em que sua condição seja examinada por um médico. Na verdade, muitos evitam conversar sobre seus medos com especialistas.
Isso é um sinal de que, na verdade, as pessoas com autofobia percebem inconscientemente que seu medo não é razoável. Para poder descobrir a condição que ele tem, uma das coisas que ele precisa fazer é o desejo de se livrar desse medo.
Portanto, se você sentir que está sofrendo de autofobia, é melhor consultar um médico imediatamente. Se de fato você tem transtornos mentais, seu médico recomendará um profissional de saúde mental.
Depois de consultar um especialista em saúde mental, geralmente o médico fará primeiro um exame psicológico. Além disso, o médico geralmente pedirá informações relacionadas ao seu histórico médico.
O objetivo, o médico precisa saber se existem problemas físicos que podem estar afetando sua saúde mental. Depois disso, o novo médico fará uma avaliação psíquica, onde o médico perguntará muitas coisas relacionadas às atividades diárias e aos sentimentos que você tem.
Opções de tratamento para autofobia
Normalmente, essa condição será resolvida mais facilmente com psicoterapia ou terapia psicológica. Os dois tipos mais comuns de terapia para lidar com fobias são:
1. Terapia exposta
Esta terapia psicológica lida com certas atitudes que se formam com o tempo. O principal objetivo desta terapia é melhorar a qualidade de vida para que a sua fobia não limite mais o seu espaço vital.
Um psicólogo o ajudará a superar essa fobia, inventando-se constantemente. Porém, não se preocupe porque o psicólogo o fará em condições seguras.
Com o tempo, se você se acostumar e tiver uma tolerância maior com o medo de ficar sozinho, o psicólogo vai pedir para você fazer isso em situações reais.
2. Terapia cognitiva comportamental (CBT)
Nesta terapia, um terapeuta de saúde mental o ajudará com essa condição, fazendo com que você se acostume por conta própria. Além disso, o terapeuta também o ajudará a lutar e aceitar a condição quando estiver sozinho, mas lentamente.
Além disso, o terapeuta também ajudará a moldar sua mentalidade em relação ao medo de ficar sozinho, de modo que, quando a sessão de terapia terminar, você possa tentar superar o próprio medo.
Esta é uma terapia que pode aumentar a autoconfiança para superar a fobia ou o próprio medo. Quanto mais você vai à terapia e tenta fazer sozinho, mais fácil será para você superar o medo se ele surgir novamente.
Além disso, o tratamento pode ser na forma de medicamentos
Embora não seja uma das terapias, você também pode tomar medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas dessa fobia sozinho. Os profissionais de saúde mental que ajudam com essa condição geralmente prescrevem medicamentos no início da terapia.
Além disso, o terapeuta também lhe dirá qual é o momento certo para tomar o medicamento. Então, o tempo de uso desse medicamento depende da evolução do seu estado de saúde.
Aqui estão alguns tipos de medicamentos que você pode usar para aliviar os sintomas da autofobia:
- Bloqueadores beta.
- Sedativo.