Capilares: tipos, funções e maneiras de manter sua saúde •

Além de ossos, músculos e nervos, seu corpo também está equipado com vasos sanguíneos. A função dos vasos sanguíneos é fornecer vasos sanguíneos a todos os tecidos do corpo. Esses vasos sanguíneos formam dois sistemas, que começam e terminam no órgão do coração. Um tipo, a saber, vasos sanguíneos capilares.

Quer saber mais sobre essa veia? Aprenda mais sobre as funções e como manter a saúde na análise a seguir!

O que são capilares?

Fonte: Vein Clinics of Hawaii

De acordo com o National Institute of Health, os capilares são o grande número de pequenos vasos sanguíneos que conectam as artérias às veias. As artérias são vasos que transportam sangue para fora do coração, enquanto as veias são vasos que devolvem o sangue ao coração.

Os capilares têm outro nome, a saber, microcirculação. Os capilares são muito finos e delicados, com cerca de 5 micrômetros de diâmetro e consistem em apenas 2 camadas de células, uma camada interna de células endoteliais e uma camada externa de células epiteliais. Os cientistas estimam que existam cerca de 40 bilhões de capilares no corpo humano.

Existem 3 tipos de capilares. Cada embarcação é ligeiramente diferente, permitindo que as embarcações funcionem de maneiras únicas.

Capilares contínuos

Esse tipo de vaso sanguíneo possui pequenas lacunas entre as células endoteliais. Essa lacuna permite a passagem de gás, água, açúcar (glicose) e hormônios. Exceto, capilares contínuos ao redor do cérebro.

Esses capilares não têm lacunas entre as células endoteliais e sua membrana basal é mais espessa. O objetivo, proteger o cérebro, apenas facilitando a circulação de nutrientes essenciais.

Capilares de fenestração

Esse tipo de vaso capilar possui pequenos espaços entre as células, bem como pequenos poros nas paredes que permitem o fluxo de moléculas maiores. Esses capilares fenestrados são encontrados em áreas que requerem mais troca de sangue em seus tecidos, como:

  • O intestino delgado, onde os nutrientes são absorvidos dos alimentos.
  • Os rins, onde os resíduos são filtrados do sangue.

capilares sinusóides

A característica deste pilão é um grande vão, permitindo a passagem de grandes moléculas. Este tipo de capilares pode ser encontrado no fígado, baço e medula óssea. Por exemplo, na medula óssea, os capilares sinusoidais permitem que as células sanguíneas recém-produzidas entrem na corrente sanguínea e iniciem a circulação.

A função dos capilares

Os capilares, juntamente com as artérias e arteríolas, são responsáveis ​​por facilitar o transporte de várias substâncias de que seu corpo necessita. Vamos discutir um por um os usos dos capilares.

1. Facilita a troca de oxigênio e dióxido de carbono

Nos pulmões, o oxigênio se move dos alvéolos para os capilares para se ligar à hemoglobina e fluir por todo o corpo. O dióxido de carbono que vem do sangue rico em oxigênio, por sua vez, fluirá dos capilares para retornar aos alvéolos e depois para fora do corpo.

2. Trocar fluidos e nutrientes

A função dos capilares é a troca de fluidos e nutrientes. Ambas as substâncias fluem através de capilares que podem penetrar nos tecidos do corpo. Em seguida, os capilares coletam os resíduos e os transportam para os rins e o fígado. Ambos os órgãos processam os resíduos e os removem do corpo com a urina.

3. Suporta o fluxo sanguíneo

Os capilares podem ser considerados a parte central da circulação sanguínea. O sangue sai do coração pela aorta (a maior artéria do corpo) e pelas artérias pulmonares, que viajam por todo o corpo e chegam aos pulmões.

Essas grandes artérias, então, tornam-se arteríolas menores e, eventualmente, se estreitam para formar capilares. Dos capilares, o sangue flui para vênulas menores e, em seguida, para as veias, fluindo de volta para o coração

O número de capilares em um tecido pode variar muito. Sem dúvida, os pulmões estão cheios de capilares que circundam os alvéolos para absorver oxigênio e liberar dióxido de carbono. Fora dos pulmões, os capilares são mais abundantes em tecidos mais ativos metabolicamente.

Problemas de saúde que afetam os capilares

Capilares que não funcionam normalmente podem causar problemas de saúde. A seguir estão alguns dos problemas de saúde que atacam seus capilares.

1. Síndrome de vazamento capilar sistêmico (SCLS)

SCLS é uma condição rara associada a substâncias no sangue que danificam as paredes capilares. Pessoas com essa condição terão ataques repetidos de queda da pressão arterial muito rapidamente. Esses ataques geralmente são acompanhados por vários sinais precoces de alerta, como dor de cabeça, náuseas, inchaço das mãos e dos pés, tosse e desmaios.

2. Síndrome de malformação arteriovenosa (AVM)

AVM é uma anomalia congênita na qual artérias e veias se conectam sem capilares entre elas. Essa condição pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no cérebro e na medula espinhal.

Essa condição anormal interrompe o fluxo sanguíneo e a troca de oxigênio, causando sintomas como dores de cabeça, fraqueza, convulsões e problemas de movimento e visão.

3. Síndrome de malformação microcefalia-capilar

A síndrome da malformação microcefalia-capilar é uma doença genética rara que faz com que uma pessoa tenha a cabeça e o cérebro menores do que deveriam. Quem sofre também tem capilares dilatados, causando manchas vermelhas na pele.

Além disso, os sintomas que geralmente aparecem em pessoas com essa síndrome são convulsões, crescimento lento com anormalidades no corpo e dificuldade para comer.

Dicas para manter capilares saudáveis

Para manter os vasos sanguíneos saudáveis, há várias coisas que você pode fazer para mantê-los saudáveis. O principal é parar de fumar, pois esse hábito pode danificar e causar inflamação dos vasos sanguíneos. Faça isso lentamente, reduzindo o número de cigarros por semana, até que possa parar completamente de fumar.

Em seguida, mantenha a pressão arterial e os níveis de colesterol normais. O truque é limitar o consumo de alimentos gordurosos e com alto teor de sal e fazer exercícios regularmente. Consulte um médico se você tiver um problema de saúde especial que torne difícil manter a pressão arterial e o colesterol normais.