5 causas de língua dolorida que precisam ser verificadas por um médico

Não pode ser subestimado, quando a língua dói você automaticamente terá dificuldade para comer, engolir e até mesmo falar. Existem muitos motivos que podem causar feridas na língua. Para mais detalhes, aqui está a revisão.

Várias causas de língua dolorida

Fonte: Everyday Health

1. Mordido ou ferido

Normalmente, a dor na língua surge devido a uma mordida acidental. É muito provável que isso aconteça, especialmente quando você está mastigando alimentos. Além disso, às vezes a língua também dói quando você tem uma lesão, por exemplo, quando você é beliscado pelos dentes quando é atingido por um impacto, como um acidente ou queda. Os distúrbios convulsivos, como a epilepsia, também podem causar lesões na língua por serem mordidos sem saber.

Fazer gargarejos com água salgada pode ajudar a aliviar a dor e acelerar a cura de ferimentos leves. No entanto, se você tiver uma lesão grave, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto.

2. Glossite

Glossite é uma condição em que a língua fica inflamada. A glossite consiste em vários tipos; mas nem todos eles causam feridas na língua. A língua geográfica é uma das condições que podem causar feridas na língua em algumas pessoas.

Essa condição ocorre quando as papilas (pequenas saliências na língua) se achatam e são substituídas por lesões vermelhas e lisas cercadas por linhas brancas. Isso faz com que a língua pareça uma coleção de ilhas no mapa. A língua geográfica freqüentemente causa uma sensação de queimação ou dor na língua.

Além da língua geográfica, as reações alérgicas, a doença celíaca e a falta de ferro e vitamina B12 também podem causar inflamação da língua. Para tratá-lo, você pode consultar um médico para descobrir a causa exata. Depois disso, o médico fornecerá o tratamento mais adequado para sua condição.

3. Síndrome da boca ardente

A síndrome da boca ardente é uma condição em que a boca fica quente continuamente sem motivo aparente. Essa condição afeta todas as partes da boca, incluindo a língua, gengivas, lábios, bochechas e céu da boca. A sensação de queimação geralmente é forte o suficiente para parecer uma bolha.

Além de dor e sensação de queimação, essa condição costuma ser acompanhada de outros sintomas, como boca seca e sede constante, a um sabor estranho na língua, como amargo ou metálico. Visite imediatamente o médico mais próximo se você tiver essa condição.

4. Tumor de língua

Às vezes, pode surgir dor na língua quando uma pessoa tem um tumor no sentido do paladar. Os tumores da língua geralmente apresentam sintomas como dor, caroços, manchas vermelhas ou brancas na língua, dor ao engolir e dormência. Consulte imediatamente um médico se sentir que há algo errado com sua língua.

5. Feridas de câncer

As aftas ou úlceras aftosas são pequenas lesões que se formam nos tecidos moles da boca ou na base das gengivas. As lesões são geralmente redondas ou ovais com um centro branco ou amarelo e uma borda vermelha.

As lesões podem aparecer acima ou abaixo da língua, bochechas ou lábios internos, a base das gengivas e o céu da boca. Quando você tem úlceras aftosas, você experimenta uma sensação de formigamento ou queimação um a dois dias antes de as feridas realmente aparecerem e se tornarem visíveis.

Há muitas coisas que podem causar problemas bucais neste caso. Por exemplo, pequenos ferimentos na boca, pasta de dente ou enxaguatório contendo lauril sulfato de sódio (SLS), doença inflamatória intestinal, doença celíaca. Além disso, esta doença também é mais suscetível a atacar mulheres do que homens.

Quando a língua dói e o sabor não passa ainda pior, consulte imediatamente um médico para saber a causa exata.