Você já ouviu falar de terapia por ondas cerebrais? Esta forma de terapia pode ajudar a melhorar a função cerebral e reduzir vários sintomas de doenças, tanto físicas quanto mentais. Então, isso é verdade? Quais são exatamente os benefícios desta terapia e como ela funciona?
O que é terapia por ondas cerebrais?
As ondas cerebrais são padrões de atividade elétrica que ocorrem no cérebro. Este elemento tem um papel importante no funcionamento do cérebro, incluindo a regulação de emoções, pensamentos e comportamento.
Ao realizar essas funções, as ondas cerebrais atuam como mensageiras. É um meio para a comunicação de bilhões de células nervosas no cérebro (neurônios). Com essa comunicação, o cérebro humano pode desempenhar sua função de sistema nervoso central.
Partindo da Boa Terapia, os padrões das ondas cerebrais podem mudar de acordo com o nível de consciência e os processos cognitivos de uma pessoa. Por exemplo, quando uma pessoa se sente cansada ou sonha acordada, as ondas cerebrais mais lentas tendem a predominar. Enquanto isso, ao estudar algo, o padrão de onda rápida estará no topo.
No entanto, esses padrões diferentes precisam funcionar em equilíbrio. Ondas cerebrais desequilibradas podem ser um sinal de certos problemas de saúde, incluindo doenças neurológicas ou distúrbios mentais.
Bem, nesta fase, a terapia com ondas cerebrais pode desempenhar um papel. Este tipo de terapia pode ajudar a criar certas frequências para corrigir padrões de ondas desequilibradas ou atividade elétrica no cérebro.
Na verdade, terapia de ondas cerebrais, ou terapia de batimento binaural (BBT), é uma técnica de tratamento por ondas sonoras. Esta forma de terapia reproduz duas frequências sonoras diferentes em cada ouvido para formar uma nova frequência sonora.
Essa forma de trabalhar aproveita a tendência do ouvido de receber diferentes frequências de som, mas o cérebro as percebe como um só som. Acredita-se que isso facilite as mudanças nas ondas cerebrais de uma pessoa.
Quais são os tipos de terapia por ondas cerebrais?
Em geral, existem cinco tipos de ondas cerebrais de acordo com sua frequência, que podem ser medidas por meio da eletroencefalografia (EEG). Cada onda cerebral tem características e descreve diferentes estados mentais, atividades e pensamentos.
Saber a classificação das ondas cerebrais pode ajudá-lo a determinar o tipo de terapia por ondas cerebrais que se adapta à sua condição. Aqui estão os tipos de ondas cerebrais:
1. Delta
Delta é a onda cerebral mais lenta com uma frequência de 1-4 Hz. Geralmente ocorre no estágio três (sono sem sonhos), bem como na meditação profunda. Essas ondas também desempenham um papel no processo de cura após a doença e na regeneração do corpo.
O excesso de ondas delta pode resultar em dificuldades de aprendizagem, dificuldade de foco e até mesmo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Essa condição também tende a ocorrer quando uma pessoa sofre sonambulismo ou sofre uma lesão cerebral. A forma de terapia de ondas cerebrais com estimulação delta pode ajudar o corpo a relaxar e reduzir o estresse de curto prazo.
2. Theta
As ondas Theta com uma frequência de 4-8 Hz também ocorrem durante o relaxamento e o sono. No entanto, essas ondas não desempenham um papel nos estágios mais profundos do sono e estão associadas ao fenômeno dos sonhos.
No estado consciente, o excesso de ondas teta pode causar um estado de sonho. Quanto à terapia com estimulação teta, ela também pode ajudar o corpo a relaxar, como fazer meditação.
3. Alpha
Alpha é uma onda cerebral com uma frequência de 8-12 Hz. Esses tipos de ondas irão dominar o cérebro quando você está descansando, tendo uma mente calma e meditando.
As ondas alfa tendem a ser altas no hemisfério direito e a deficiência alfa no direito está associada a comportamento de retraimento social e depressão. Enquanto isso, quando o alfa diminui e a frequência teta aumenta, essa condição costuma estar associada à doença de Parkinson e ao declínio cognitivo. Quanto à escolha do tipo de estimulação alfa, a terapia pode ajudar a aliviar a dor e superar essas condições médicas.
4. Beta
Beta com uma frequência de 12-38 Hz é uma onda cerebral relativamente rápida. Essas ondas dominam o cérebro quando você está nos estágios de consciência, alerta, atenção para a resolução de problemas e tomada de decisão.
No entanto, um cérebro cheio de ondas alfa continuamente não é bom para a saúde, porque pode causar dificuldade para dormir e acalmar a mente. Também é frequentemente associada a insônia e enxaqueca. A terapia de ondas cerebrais com estimulação beta pode ajudar a aumentar a atenção, reduzir o estresse, aliviar dores de cabeça e reduzir problemas comportamentais.
5. Gama
Gama é uma onda cerebral com a frequência mais alta, que está entre 30-100 Hz. As ondas gama dominantes indicam que você está em um alto nível de consciência, concentração e função cognitiva.
Baixos níveis de atividade gama estão associados a dificuldades de aprendizagem e memória limitada, até demência e doença de Alzheimer. Enquanto isso, a alta atividade gama está associada a alta inteligência intelectual (QI), boa memória e felicidade.
Além da estimulação de um tipo de onda, a terapia por ondas cerebrais também pode ser administrada em combinação. Por exemplo, a estimulação de ondas alfa-beta pode ajudar a melhorar as habilidades verbais, enquanto a beta-gama em habilidades aritméticas em crianças com dificuldades de aprendizagem.
Quais são os benefícios da terapia com ondas cerebrais?
Os benefícios desta terapia podem ser diferentes para cada pessoa, dependendo do tipo escolhido. Mas, em geral, aqui estão os benefícios que podem ser obtidos com a terapia com ondas cerebrais:
- reduza o estresse e a ansiedade,
- reduza a dor,
- melhorar o foco e a concentração,
- aguçar a memória,
- ajude o corpo a relaxar,
- melhorar o humor,
- melhorar a qualidade do sono.
No entanto, os vários benefícios ainda são incertos. Pesquisa publicada na revista Fronteiras em neurociências humanas na verdade menciona, terapia binaural beats não afeta a atividade cerebral. Para obter mais informações, pergunte ao seu médico ou profissional de saúde mental.
Como fazer terapia de ondas cerebrais?
Na verdade, a terapia com ondas cerebrais é fácil de fazer. Você apenas senta e relaxa enquanto veste fones de ouvido ou fones de ouvido, em seguida, ouça um áudio ou vídeo especial sobre batidas binaurais.
Você pode selecionar o áudio " Batidas Delta Binaural “, “ Batidas binaurais alfa “, Ou outros tipos de ondas. Certifique-se de que o tipo de onda escolhido é adequado para as condições e objetivos que você deseja alcançar.
Ouça o áudio por cerca de 30 minutos por dia ou mais, dependendo de suas necessidades. Se você está cansado de ouvir o áudio, você também pode escolher batidas binaurais na forma de música. Algumas músicas são projetadas para aumentar certas ondas cerebrais.
Mesmo assim, é uma boa ideia consultar um médico ou profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, especialmente se você tiver certas condições médicas. Seu médico ou profissional de saúde mental examinará sua condição e avaliará a eficácia da terapia com ondas cerebrais em você.
No entanto, se for apenas para relaxar ou apenas para se livrar da rotina enquanto relaxa, não há nada de errado em tentar esta terapia. No entanto, certifique-se de fazer esta terapia enquanto relaxa e não faz nenhuma atividade para obter o máximo benefício.