Quando você nada em uma piscina pública, já viu várias pessoas ocupadas andando de um lado para o outro na piscina? Bem, parece que andar na água não é uma atividade arbitrária. Andar na água é ainda altamente recomendado para algumas pessoas, para superar problemas de saúde. Para aqueles que não sabem nadar, caminhar na piscina também pode trazer benefícios para a saúde. Quais são os benefícios de caminhar na piscina?
Benefícios de andar na água
Relatado na Arthritis Foundation, caminhar na piscina é adequado para aqueles de vocês que têm problemas nas articulações e minimizam as dores musculares. Lori Sherlock, professora assistente da West Virginia University, nos Estados Unidos, diz que andar na água é uma boa terapia e exercícios para pessoas com:
- Dor ou lesão nas articulações
- Limitação de movimento (como terapia de recuperação. Por exemplo, atualmente em terapia para mover os músculos das pernas)
- Acabo de se recuperar de uma lesão
- Tem problemas ósseos e precisa de exercícios baixo impacto
Quando você anda na água, essa condição é diferente de andar na terra. Existe resistência entre os músculos e a pressão da água. Isso faz com que os músculos trabalhem mais para se mover. Embora faça você trabalhar mais, esta condição não coloca um grande fardo nas articulações e nos ossos (baixo impacto) Você está encrencado. Isso ocorre porque a flutuabilidade da água reduz o estresse nas articulações e nos ossos. Esse movimento de caminhar na água treina as articulações e os músculos para que voltem à atividade normal sem correr o risco de sofrer lesões graves.
Especialmente se você andar na água quente da piscina, isso pode ajudar a aliviar a dor nas articulações, ossos e músculos.
Não apenas para os distúrbios articulares e musculares que você experimenta, os benefícios de caminhar na água também podem melhorar a aptidão do coração e dos vasos sanguíneos, como os benefícios de caminhar regularmente em terra. Ao caminhar na água, você precisará de mais energia para lutar contra a pressão da água. O coração será treinado com mais afinco para distribuir oxigênio por todo o corpo.
Além disso, andar na água também treina o equilíbrio corporal. Quando você tenta andar na água, a água da piscina não para. Haverá ondas que farão com que seu corpo possa ser levado para o lado direito ou esquerdo. Nesta posição, é necessário manter a força e equilibrar o corpo para que continue a se mover em direção ao seu objetivo.
Os benefícios de caminhar na água, que não são menos importantes, são queimar mais calorias do que caminhar normalmente. Andar na água requer mais esforço do que andar na terra. Essa condição certamente faz com que caminhar na água queime mais calorias.
De acordo com o dr. Para Robert Wildre, fisiologista e chefe de reabilitação de exercícios da Universidade da Virgínia, a água é 800 vezes mais densa que o ar, então queima mais calorias e constrói mais músculos a cada movimento na água.
Para aqueles que querem queimar calorias com esportes aquáticos, mas ainda não sabem nadar, podem começar a se exercitar caminhando nesta água.
Como fazer isso?
Para obter os benefícios de andar na água, você precisa estar perfeitamente ereto para andar na piscina. Escolha uma piscina que seja pelo menos tão alta quanto sua cintura, não muito rasa. Permita que todo o seu trabalho de pés fique totalmente submerso na água e contra a pressão da água da piscina. Quanto mais profunda a piscina, mais resistência você terá que enfrentar ao caminhar.
O modo de fazer é bastante fácil, bastando andar normalmente. Ou, em alguns casos, os médicos sugerem certos movimentos que o paciente pode fazer ao apresentar distúrbios musculares e articulares.
Caminhe normalmente
A posição do corpo ao caminhar na água é de costas retas e ombros retos. Com as costas retas, isso exige que os músculos abdominais lutem contra a pressão da água à medida que você avança.
Para a posição dos pés, dê passos como de costume, com os calcanhares pisando no chão da piscina antes de os dedos dos pés tocarem o chão da piscina. A cada passo, também eleve os joelhos mais alto para envolver o abdômen novamente.
Também balance os braços ao caminhar debaixo d'água. Se você está acostumado a caminhar 30 minutos em terra, pode tentar andar na água por 15 minutos.
Caminhar para frente não é o único movimento que pode ser feito para caminhar na piscina. Você também pode tentar andar para trás e de lado. Andar de lado envolve mais força nas coxas do que andar para frente ou para trás.
Para aqueles de vocês que desejam aumentar seu peso de treinamento, você pode fazer isso
Para ajustar a intensidade do seu exercício de caminhada na água, você pode adicionar peso aos tornozelos e caminhar em uma velocidade mais alta. Caminhe o mais rápido que puder por 30-60 segundos. Depois de uma caminhada rápida, desacelere caminhando mais devagar por um minuto.
Após um minuto, caminhe novamente na velocidade máxima que puder e, em seguida, reduza o ritmo novamente por mais um minuto. Repita este ciclo até quatro vezes ou até se sentir muito cansado.
Ao fazer o movimento das pernas conforme descrito acima, balance os braços como se estivesse caminhando na água. Ou abra os braços para os lados para aumentar o peso ao caminhar. Portanto, mais energia você tem que gastar para andar na água.