Com que freqüência trocar o curativo por pontos para evitar infecção?

Normalmente, após a cirurgia, haverá uma bandagem cobrindo os pontos. Trocar o curativo de sutura é uma das coisas que você deve prestar atenção para que a cicatriz não infeccione. Para isso, você precisa entender o que fazer antes de trocar o curativo de sutura.

Com que freqüência a bandagem de sutura deve ser trocada?

Além de cobrir a cicatriz, o curativo que o médico aplica no pós-operatório é usado para manter os pontos secos e sem sujeira.

Conforme relatado por Cleveland Clinic , O curativo na sutura pode realmente ser trocado após 24-48 horas da cirurgia.

Se houver muitos pontos, seu médico irá aconselhá-lo a trocar o curativo de sutura e limpá-lo duas vezes ao dia.

O que deve ser considerado?

A bandagem de sutura serve para prevenir as cicatrizes cirúrgicas de poeira que podem causar infecção. Por isso, você também tem a obrigação de manter a limpeza da área cirúrgica.

Se bactérias ou germes conseguirem entrar nos pontos, é mais provável que você tenha uma infecção. Você também tem que voltar ao médico para resolver o problema da infecção.

Para evitar infecções, aqui estão algumas coisas a se considerar ao trocar uma bandagem de sutura.

1. Lave as mãos

As mãos que costumam segurar vários objetos permitem que os germes se acumulem. É por isso que lavar as mãos antes de trocar o curativo de sutura é uma obrigação.

Este processo pode ser repetido. Quando você inicia o processo de troca da bandagem de sutura, checando pontos, passando pomada, até abrir uma nova bandagem para fechá-la novamente.

Em essência, certifique-se de que suas mãos estejam completamente estéreis. Dessa forma, você pode evitar a propagação de bactérias que causam infecções.

Faça a mesma coisa ao ajudar alguém a trocar uma bandagem com pontos.

2. Remova a bandagem dos pontos

Ao remover a bandagem, tente não puxar a bandagem para longe da pele, mas sim puxar a pele para longe da bandagem. O objetivo é diminuir a dor na região dos pontos.

Além disso, substituir o adesivo por fita de papel também é altamente recomendado para aqueles que ficaram com a pele avermelhada após a remoção do adesivo.

O gesso pode não grudar na pele, mas pelo menos reduz o risco de irritação da pele.

3. Limpe os pontos com sabão

Você também precisa limpar os pontos. Não há necessidade de usar sabonete antibacteriano, basta limpar os pontos com água e sabão.

Lembre-se, nunca esfregue a cicatriz, pois teme-se que possa abrir os pontos. Seque-o com uma toalha ou pano macio e seco.

4. Verificando as costuras

Depois de drenar os pontos, é hora de verificar se há sinais de infecção, como pele avermelhada na área da sutura. Caso contrário, você pode prosseguir para a troca da bandagem de sutura.

Antes disso, certifique-se também de que não há costuras abertas. O objetivo é evitar a entrada de bactérias e germes, mesmo que esteja coberto por um curativo. Não se esqueça de fazer isso com as mãos esterilizadas.

5. Troca da bandagem da cicatriz da sutura

Depois de certificar-se de que suas mãos estão limpas, é hora de trocar o curativo de sutura.

Se houver uma pomada que você precise aplicar na área suturada, faça-o antes de envolvê-la com um curativo.

Tente colocar o curativo diretamente nos pontos para evitar a aderência de bactérias e germes.

Se houver líquido, como pus ou sangue, você pode precisar de várias camadas de curativo para evitar que o líquido vaze e para manter o curativo seco.

6. Remova a bandagem da cicatriz da sutura

Após trocar com sucesso o curativo de sutura, não se esqueça de jogar fora o curativo usado em seu lugar. Isso é feito para que você não seja infectado com o fluido que sai dos pontos.

É melhor embrulhar o curativo usado em plástico antes de jogá-lo no lixo.

7. Lave as mãos

Após a conclusão do processo de troca do curativo, é hora de você lavar as mãos novamente pela última vez. O objetivo é que você esteja completamente livre de germes e bactérias.

A troca regular dos curativos de sutura realmente precisa ser feita com cuidado para que novos problemas não apareçam na cicatriz.

Se você sentir sintomas de infecção na área, consulte seu médico para o tratamento adequado.