9 maneiras de tratar o intestino inflamatório, inclusive em casa |

A inflamação dos intestinos é caracterizada por feridas ou infecção do revestimento do intestino grosso. Sem medicação, a inflamação intestinal pode levar a complicações graves, como abscessos (caroços cheios de pus) e sangramento. Então, como tratar a inflamação intestinal?

Como tratar a colite em casa

O intestino grosso é a parte do sistema digestivo responsável por absorver água e formar fezes. Se o intestino grosso ficar inflamado, surgirão problemas digestivos, como fortes dores de estômago, diarreia, febre e até desidratação.

Para não piorar, você precisa tratá-la. O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação para que os sintomas da colite não voltem a ocorrer. Se a inflamação for leve o suficiente, você pode tratar a colite mudando o estilo de vida em casa.

Abaixo estão algumas maneiras de curar os sintomas de inflamação intestinal que você pode aplicar em casa, com ou sem medicação.

1. Coma alimentos que são bons para o intestino

Não existe um padrão de dieta especial que deva ser seguido por pessoas com colite. No entanto, habituar-se a uma alimentação saudável é a forma certa de prevenir e aliviar os sintomas de colite que sente.

Vários tipos de alimentos são adequados para pessoas com inflamação nos intestinos, incluindo:

  • frutas frescas, como bananas, melões, laranjas ou maçãs finamente moídas (molho de maçã),
  • aveiaaveia),
  • frango ou aves magras,
  • tofu e ovos,
  • peixes com alto teor de gordura ômega 3, como salmão,
  • carboidratos simples, como arroz branco, massas e cereais sem glúten, bem como
  • vegetais frescos, como tomate, espinafre, cenoura.

Pessoas com doença inflamatória intestinal também são aconselhadas a fazer refeições menores, mas com mais frequência para reduzir a gravidade dos sintomas.

A razão é que pequenas ingestões de alimentos podem ser digeridas mais fácil e rapidamente, mesmo por um intestino inflamado.

Algumas pessoas com doença inflamatória intestinal podem ter certas condições, de modo que precisam ajustar o consumo de medicamentos e a dieta alimentar.

Fale mais com seu médico ou nutricionista sobre as necessidades nutricionais de certos alimentos se você tiver essa condição.

2. Evite alimentos gordurosos e ricos em fibras

A próxima maneira de tratar a colite é evitar alimentos que fazem o intestino funcionar muito. Exemplos desse grupo são alimentos gordurosos ou oleosos e fontes de fibras complexas de difícil digestão.

Alimentos gordurosos e oleosos são um dos principais tabus das pessoas com colite porque são difíceis de digerir. Portanto, evite manteiga, margarina, molho de creme e alimentos fritos.

Além disso, evite comida picante. Esses alimentos podem fazer seu estômago sentir azia, piorando a diarreia. Alimentos picantes também correm o risco de agravar as queixas existentes no trato digestivo.

Pessoas que estão tomando medicamentos inflamatórios para o intestino também precisam limitar a ingestão de fibras. A fibra é importante para a saúde intestinal e uma digestão suave. No entanto, alimentos ricos em fibras podem realmente exacerbar os sintomas e a inflamação no intestino.

Isso ocorre porque a fibra complexa é basicamente mais difícil para o corpo digerir, especialmente quando os intestinos estão fracos devido à inflamação. É melhor evitar comer vegetais da família do repolho, como brócolis e couve-flor, feijão e sementes cruas e milho.

Se você deseja comer frutas e vegetais, escolha frutas e vegetais com baixo teor de fibras e não os coma crus. Tente processá-lo cozendo-o no vapor, grelhando ou fervendo-o primeiro para torná-lo mais fácil de digerir.

3. Pare de consumir certas bebidas por um tempo

Durante o tratamento da colite, evite alimentos e bebidas laticínios. A inflamação torna difícil para o intestino trabalhar para produzir a enzima lactase. Na verdade, a enzima lactase é necessária para digerir o açúcar lactose do leite.

Se o seu corpo não tiver enzima lactase suficiente, você estará mais sujeito a sentir dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia ou prisão de ventre após consumir leite. Esta série de sintomas pode piorar o seu estado intestinal.

Além do leite, as bebidas alcoólicas e com cafeína também podem piorar os sintomas inflamatórios do intestino. O álcool e a cafeína podem estimular o sistema digestivo. Isso pode ter um impacto negativo no intestino inflamado.

4. Gerenciar o estresse da maneira certa

Estresse e doença inflamatória intestinal estão relacionados. Algumas pessoas relatam que a colite pode reaparecer quando estão sob forte estresse. Por outro lado, os sintomas de colite que estão ocorrendo atualmente também podem ser estressantes, mesmo se estivessem bem.

É por isso que você precisa aprender a controlar bem o estresse. Por exemplo, com exercícios de relaxamento, como meditação e ioga, ou praticando técnicas de respiração profunda. Ambos podem ajudar a acalmar a si mesmo e a mente, bem como apoiar a função dos medicamentos para a colite.

Você pode praticar meditação ou ioga na academia ou por conta própria. Comece com técnicas e movimentos fáceis primeiro. Depois disso, continue com qualquer outra técnica que deseja experimentar.

5. Exercício

Os exercícios são outra maneira de aliviar o estresse, bem como tratar a doença inflamatória intestinal relacionada ao estresse. A boa notícia é que você nem mesmo precisa ir à academia ou fazer exercícios intensos para aliviar o estresse.

Mesmo exercícios leves como corrida ou caminhar pela casa ainda pode ajudar a reduzir o estresse e manter a função intestinal. No entanto, primeiro você deve consultar um médico para determinar a escolha certa e segura de exercícios.

6. Terapia biofeedback

Biofeedback é uma técnica terapêutica realizada para reduzir a tensão muscular e diminuir os batimentos cardíacos com a ajuda de uma máquina. Propósito biofeedback o que deixa o corpo mais relaxado para que você possa lidar mais facilmente com o estresse.

Existem várias técnicas biofeedback isso pode ser feito. O médico escolherá a técnica certa de acordo com a resposta do seu corpo, o estado de saúde e os objetivos que você deseja alcançar. As técnicas disponíveis podem incluir o uso das seguintes máquinas.

  • Eletroencefalograma (EEG). O EEG monitora a atividade cerebral relacionada ao relaxamento, calma e capacidade de dormir profundamente.
  • Eletromiograma (EMG). EMG usa eletrodos para medir e detectar a tensão muscular.
  • Treinamento de resposta galvânica da pele. Os sensores do dispositivo medem a atividade das glândulas sudoríparas e a quantidade de suor produzida como um marcador de ansiedade.
  • Biofeedback temperatura. Sensores colocados nos dedos das mãos ou dos pés medem a temperatura da pele, que tende a aumentar quando estressada. Essa terapia pode ajudar a superar problemas de saúde relacionados à circulação sanguínea.

7. Pare de fumar

Fumar é um dos gatilhos para a doença inflamatória intestinal. Além disso, fumar também pode aumentar o risco de recorrência de sintomas mais graves da doença de Crohn, bem como possíveis efeitos colaterais pós-operatórios para o tratamento de doença inflamatória intestinal.

Ao parar de fumar por completo, você também pode manter a saúde do seu trato digestivo. Isso ocorre porque o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo se torna mais uniforme e os intestinos podem obter o oxigênio de que precisam.

Os vários remédios caseiros acima podem ajudar o medicamento do médico a funcionar com mais eficácia no tratamento da inflamação intestinal. No entanto, se os sintomas forem graves o suficiente, o médico pode acompanhar o tratamento com cirurgia ou cirurgia.

Como tratar a inflamação intestinal tomando remédios

Além de cuidados domiciliares e mudanças no estilo de vida, você também pode contar com medicamentos para curar a colite. Aqui estão alguns medicamentos que costumam ser prescritos por médicos para aliviar os sintomas de inflamação nos intestinos.

  • Medicamentos para aliviar queixas de diarreia grave, como loperamida, e SRO para prevenir a desidratação.
  • Drogas corticosteróides para reduzir a inflamação do cólon, por exemplo, prednisona e budesonida.
  • Fármacos de 5-aminossalicilato para tratar a inflamação da doença inflamatória do intestino (DII), como sulfassalazina, mesalamina, balsalazida e olsalazina.
  • Medicamentos que diminuem a função do sistema imunológico para prevenir a inflamação (imunomoduladores), como azatioprina, ciclosporina e tofacitinibe.

A maioria dos medicamentos para a colite exige receita médica. Portanto, certifique-se de consultar seu médico antes de iniciar qualquer medicamento.

Como tratar a colite com cirurgia

Se os remédios caseiros para doenças inflamatórias do intestino ou medicamentos sem receita não forem eficazes o suficiente, seu médico pode sugerir a cirurgia. Normalmente, essa ação é realizada se a inflamação for muito grave e com risco de vida.

Segundo a Central de Cirurgia Colorretal, o procedimento cirúrgico visa retirar a parte problemática do intestino. Esta cirurgia geralmente envolve anastomose anal da bolsa ileal, ou seja, cirurgia que não requer a remoção do ânus.

Apenas as partes do intestino e do ânus lesionadas ou inflamadas serão removidas. O procedimento cirúrgico sem a remoção do ânus permite que o paciente continue com os movimentos intestinais normais.

A inflamação dos intestinos ou colite pode aparecer em vários graus de gravidade. A inflamação leve pode ser tratada com tratamentos caseiros. No entanto, a inflamação intestinal mais grave precisa ser tratada com medicamentos.

Se o consumo de drogas também não der resultados, os médicos costumam recomendar uma cirurgia para remover a parte problemática do intestino.