A hepatite é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite. A maioria das pessoas infectadas com hepatite não tem certeza de como a contraiu. Além disso, nem todas as pessoas infectadas apresentam sintomas de hepatite.
Normalmente, eles percebem sua condição mais tarde na vida, quando a doença progrediu para hepatite crônica. No entanto, em alguns casos, alguns pacientes apresentam certos sintomas de hepatite logo após serem infectados com o vírus.
Sintomas de hepatite em geral
As causas da hepatite incluem vírus, consumo excessivo de álcool e distúrbios do sistema imunológico (autoimune). Esta doença afetará o fígado.
No entanto, a hepatite causada pelo vírus da hepatite é a mais comum, especialmente para as hepatites A, B e C. Essas três doenças podem causar vários sintomas ou problemas de saúde para os doentes.
Alguns dos sintomas da hepatite não são apenas leves, mas também graves em algumas pessoas. A gravidade dos sintomas depende da gravidade da infecção causada pelo vírus da hepatite.
Sintomas de hepatite aguda
O tempo de aparecimento dos sintomas está relacionado a quanto tempo é o período de incubação do vírus quando o vírus ainda não está se replicando ativamente no corpo. Cada vírus que causa hepatite tem um período de incubação diferente.
Em alguns pacientes infectados com os vírus da hepatite A, B e C (HAV, HBV, HCV) podem não apresentar nenhum sintoma de hepatite. Isso geralmente ocorre quando a infecção ainda está em curso no curto prazo ou no estágio agudo (menos de 6 meses).
Se houver sintomas, os problemas de saúde que aparecem também não são sintomas típicos e específicos, de modo que ainda são difíceis de distinguir dos sintomas de outras doenças.
Não raramente, os sintomas de hepatite que aparecem geralmente são semelhantes aos da gripe, que incluem:
- sentindo-se cansado,
- febre,
- náuseas e vômitos e
- perda de apetite.
Sintomas de hepatite crônica
Enquanto isso, pelo menos 20-30% das pessoas com diagnóstico de hepatite aguda também podem ter problemas de saúde mais graves. Os sintomas mais visíveis, como icterícia ou icterícia, também podem aparecer.
As infecções virais que não causam sintomas não são incômodas, mas podem ser perigosas se a infecção eventualmente progredir para um estágio crônico. Os problemas de saúde que surgem podem ser mais graves, incluindo:
- fadiga,
- náusea ou vômito,
- dor de estômago,
- dores nas articulações ou músculos,
- a cor da urina fica escura como o chá,
- fezes brancas semelhantes a massa de vidraceiro
- amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos (icterícia),
- comichão na pele,
- mudanças mentais, como inconsciência ou coma, e
- sangramento no corpo.
Para mais detalhes, você deve conhecer as características dos sinais de cada tipo de hepatite que mais comumente afeta muitas pessoas. Aqui está a explicação.
Sintomas de hepatite A
A hepatite A geralmente é transmitida quando uma pessoa consome água ou alimentos contaminados com HAV. Você também pode obtê-lo se tiver contato direto ou tiver relações sexuais com uma pessoa infectada.
O vírus da hepatite A que infecta as células do fígado causa inflamação e inchaço. Esta condição faz com que o fígado não funcione de maneira ideal, de modo que as pessoas infectadas sintam uma série de sintomas da hepatite A, que incluem:
- febre baixa geralmente atinge 39,5 graus Celsius,
- garganta seca,
- perda de apetite,
- perda de peso,
- sentindo-se cansado o tempo todo,
- dor nos músculos e articulações,
- dor de estômago,
- icterícia, que é um amarelecimento da pele e das membranas dos olhos,
- a cor da urina fica escura e escura
- coceira na pele e
- o fígado incha de modo que o estômago fica dolorido.
Sintomas de hepatite B
A hepatite B é transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato com sangue e outros fluidos corporais contaminados com HBV. Na Indonésia, a transmissão da hepatite B ocorre com mais frequência da mãe para o bebê durante o parto.
A infecção por HBV no fígado pode ser aguda (menos de 6 meses). Os sintomas da hepatite B aparecerão com mais frequência quando a infecção estiver em curso por muito tempo ou for crônica, incluindo:
- fadiga,
- dor de estômago,
- dores musculares e articulares,
- perda de apetite,
- urina escura como chá
- a cor das fezes fica pálida,
- nausea e vomito,
- inchaço na parte superior do abdômen, e
- icterícia ou amarelecimento da pele e dos olhos (icterícia).
Sintomas de hepatite C
A hepatite C é causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (HCV), que é transmitido pelo contato contínuo com sangue infectado.
Com base no tempo de infecção do vírus, a hepatite C é classificada em dois tipos, a saber, hepatite aguda e crônica. A maioria dos sintomas aparece quando a infecção atinge um estágio crônico.
Os problemas de saúde que aparecem não indicam apenas os sintomas da hepatite C isoladamente. Esses sinais podem estar relacionados ao aparecimento de complicações decorrentes do desenvolvimento da doença.
De acordo com o SUS, o aparecimento de alguns dos sintomas da hepatite C pode indicar sérios danos às células hepáticas. Alguns dos sintomas avançados comumente experimentados por pessoas com hepatite C crônica incluem:
- Cansado o tempo todo,
- experimentam uma diminuição nas habilidades cognitivas, como esquecimento frequente e dificuldade de concentração,
- dor na parte superior do abdômen,
- dor nos músculos e articulações,
- dor ao urinar (anyang-anyangan),
- a cor das fezes fica pálida,
- urina escura concentrada
- comichão na pele,
- sangramento fácil,
- depressão,
- hematomas fáceis,
- pé inchado,
- perder peso e
- Icterícia (icterícia), que é o amarelecimento da pele e dos olhos
Como os sintomas da hepatite são diagnosticados?
Os primeiros sinais de hepatite ocorrem mais freqüentemente cerca de seis ou sete semanas após a exposição ao vírus. Mas outros podem levar de seis meses a 10 anos ou mais antes de perceberem os sintomas.
O desenvolvimento do vírus pode levar muito tempo para causar danos ao fígado. Portanto, será difícil saber a presença do vírus da hepatite no corpo apenas com base nos sintomas.
Você pode fazer um simples exame de sangue na clínica de um médico ou no laboratório de um hospital para determinar se você foi infectado com hepatite.
Depois de obter os resultados dos exames de sangue, o médico pode recomendar que você faça uma biópsia do fígado para determinar se você tem hepatite crônica.