7 Alimentos fermentados para a saúde |

Sem perceber, você pode comer alimentos fermentados todos os dias. Seja tempeh, tofu, tauco, molho de soja ou fita adesiva. Acredita-se que esse tipo de alimento seja bom para a saúde porque contém probióticos ou bactérias benéficas.

No entanto, nem todos os alimentos fermentados são bons e seguros para a digestão, você sabe! Então, quais são os alimentos fermentados que podem tornar a digestão mais suave e saudável? Confira as informações completas abaixo.

Tipos de alimentos fermentados que são bons para a digestão

O alimento fermentado é um tipo de alimento que é processado com a ajuda de microrganismos como bactérias e leveduras. Esses alimentos aumentam a vida útil dos alimentos, são ricos em nutrientes e ajudam a aumentar as bactérias benéficas no intestino.

Quanto mais bactérias boas em seu intestino, mais suave será seu sistema digestivo. Bem, aqui estão os alimentos fermentados que você pode consumir para melhorar a digestão.

1. Tempe

Tempe é uma fonte de proteína vegetal barata, fácil de obter e, claro, rica em nutrientes. A razão é que o tempeh é rico em aminoácidos essenciais necessários para o metabolismo e a saúde corporal.

Alimentos feitos de soja fermentada também são ricos em probióticos, sabe! Os probióticos, também conhecidos como bactérias benéficas do tempeh, podem aumentar o número de bactérias naturais nos intestinos.

Quanto mais probióticos, seu sistema digestivo se torna mais suave e evita movimentos intestinais difíceis, também conhecido como constipação (constipação).

2. Iogurte

O iogurte é feito de leite fermentado com certos microrganismos para aumentar seu conteúdo nutricional. O iogurte contém muitos nutrientes importantes que são bons para o corpo, como cálcio, potássio, fósforo, vitamina B2 e vitamina B12.

Além disso, as pessoas com intolerância à lactose podem comer iogurte em quantidades razoáveis. Isso ocorre porque o teor de probióticos nos alimentos fermentados pode ajudar a digerir o teor de açúcar do leite (lactose).

Dessa forma, você não terá nenhuma reação alérgica durante e depois de comer iogurte. Além do mais, agora existem muitas empresas de alimentos que produzem iogurte sem laticínios, tornando-o adequado para o consumo dos veganos.

3. Picles

É incompleto se você comer arroz frito ou satay sem a presença de um menu de pickles.

Esse alimento fermentado é feito de uma mistura de pepinos, cenouras e cebolas que são cortados em pedaços e, em seguida, fermentados com açúcar, sal e vinagre para que tenham um sabor muito fresco quando comidos com outros alimentos.

Quando esses vegetais são fermentados, as bactérias benéficas do vinagre podem ajudar a quebrar os açúcares de difícil digestão e a celulose dos alimentos. Essas bactérias ajudam a manter os alimentos duráveis ​​enquanto aumentam o número de bactérias boas no intestino.

4. Kefir

O kefir de leite é feito do leite que é tratado com grãos de kefir e, em seguida, fermentado com fermento e bactérias. Este processo de fermentação produz o kefir com uma textura mais líquida, mas com um sabor mais acentuado do que o iogurte.

Na verdade, o kefir contém três vezes mais probióticos do que o iogurte, que podem ajudar a quebrar a lactose. Isso torna o conteúdo de açúcar no kefir mais fácil para o corpo digerir, especialmente em pessoas com intolerância à lactose.

Um pequeno estudo mostrou que até 15 pessoas com intolerância à lactose tendem a ser capazes de digerir melhor após consumir o kefir. Na verdade, o conteúdo de lactose nos produtos lácteos pode fazer os participantes sentirem cólicas, inchaço e diarreia.

5. Sopa de missô japonesa

A sopa de missô é um alimento feito de trigo processado, arroz ou soja e cevada. Esta comida tradicional japonesa é então fermentada com sal e um tipo de cogumelo chamado koji.

Este alimento fermentado pode ser a escolha certa para comer quando você tem problemas digestivos. Não apenas rica em probióticos, a sopa de missô também contém antioxidantes e vitaminas B, que são bons para a saúde do corpo.

6. Chá de Kombuchá

O Kombuchá é frequentemente chamado de chá de cogumelo porque é feito de chá preto ou verde que é fermentado com várias leveduras e bactérias. O chá de Kombuchá contém substâncias como ácido acético, folato, aminoácidos essenciais, vitaminas B, vitamina C e álcool.

O conteúdo de bactérias no chá de kombuchá faz com que esta bebida fermentada tenha um aroma forte. Mesmo assim, este é realmente um bom sinal, porque essas bactérias podem melhorar a saúde intestinal.

7. Kimchi

Para aqueles que amam a comida coreana, certamente estão familiarizados com o kimchi. Além de ser fresco, esse alimento feito com repolho fermentado ou rabanete pode, involuntariamente, facilitar a digestão, sabe.

Pesquisa em 2013 de Journal of Medicinal Food prova que comer kimchi regularmente pode ajudar a reduzir a resistência à insulina e o colesterol no sangue. Para diabéticos e pessoas com colesterol, não há mal nenhum em adicionar o kimchi como complemento da alimentação.

No entanto, tome cuidado com o conteúdo azedo e picante do kimchi. Se você não for forte com o sabor azedo e picante, deve limitar a porção de kimchi para evitar que o ácido do estômago suba, a fim de manter a saúde do seu estômago.