Como superar queimaduras que podem causar cicatrizes •

A superação de queimaduras pode ser feita de certas maneiras, dependendo do grau. As cicatrizes deixadas para trás podem desaparecer com o tempo e algumas deixam vestígios permanentes. No caso de queimaduras leves, pode ser tratada em casa para evitar efeitos posteriores. Previamente, primeiro conheça o tipo de queimadura que pode deixar cicatrizes na pele.

Tipos de queimaduras que podem deixar cicatrizes

Você pode ter tocado em uma panela quente ou sido exposto acidentalmente a água fervente. Depois disso, há uma sensação de calor que atinge a pele. Normalmente, uma maneira rápida de lidar com queimaduras classificadas como leves pode ser feita em casa. Porém, para outros acidentes, pode causar um certo grau de queimaduras e deixar cicatrizes.

Portanto, conheça as queimaduras que podem deixar cicatrizes.

1. Queimaduras de primeiro grau

Essas queimaduras afetam a epiderme ou a pele externa. As queimaduras geralmente deixam cicatrizes de vermelhidão e dor. Geralmente, no primeiro grau, as queimaduras podem cicatrizar sem deixar uma ferida em 6 dias. Como lidar com essa queimadura de grau você pode fazer imediatamente em casa.

2. Queimaduras de segundo grau

As queimaduras de segundo grau geralmente afetam a epiderme e a derme ou a parte inferior da pele, causando uma coloração avermelhada. Os pacientes geralmente sentem dor na área da ferida. A cicatrização de queimaduras dura 2 a 3 semanas e geralmente deixa uma cicatriz.

3. Queimaduras de terceiro grau

Não apenas as camadas da pele da epiderme e da derme, os danos nas queimaduras de terceiro grau também ocorrem nos tendões e ossos. Na verdade, pode afetar as terminações nervosas. Essas queimaduras causam alterações na pele que ficam brancas ou pretas. O período de cicatrização dessas queimaduras é bastante demorado e deixa cicatrizes.

Em queimaduras de segundo e terceiro graus geralmente causam as seguintes cicatrizes.

  • Cicatrizes hipertróficas: as queimaduras podem deixar cicatrizes que são avermelhadas a arroxeadas e convexas (feridas em relevo). Essas cicatrizes hipertróficas geralmente causam dor e coceira.
  • Cicatrizes de contratura: tornam a pele, os músculos e os tendões mais tensos e impedem que a pele se mova normalmente e livremente.
  • Cicatrizes quelóides: pele curada com superfície brilhante e cicatrizes salientes e sem pelos.

Como tratar queimaduras

Pequenas queimaduras ou queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas imediatamente para não deixar cicatrizes e seguir para o segundo grau. A seguir estão as recomendações sobre como tratar queimaduras, sugeridas pela American Academy of Dermatology.

1. Resfrie a queimadura

O tratamento de queimaduras pode ser feito molhando a área exposta com água fria da torneira. Faça isso por 10 minutos até que a dor diminua.

2. Aplique vaselina

Nunca use pasta de dente ou manteiga para manchar uma queimadura, porque ambos podem causar infecção. Aplicar vaselina 2-3 vezes ao dia para aliviar queimaduras é a forma recomendada de tratar queimaduras.

3. Use uma bandagem esterilizada

Você pode usar um curativo estéril e não pegajoso para tratar uma queimadura escaldada. Permita que a ferida cicatrize e evite romper qualquer queimadura protuberante.

4. Tome analgésicos

Às vezes, pequenas queimaduras também causam dor na pele. Você pode tomar analgésicos de venda livre que contenham ibuprofeno ou paracetamol para aliviar a dor e a inflamação.

5. Evite o sol

Como lidar com a próxima queimadura, não se esqueça de protegê-la da exposição ao sol. Você pode ajustar sua roupa para cobrir a área queimada e usar um protetor solar com FPS 30 ou superior.

Algumas condições fazem com que deixe uma cicatriz de queimadura avermelhada que dura semanas. Portanto, esse método é necessário para minimizar cicatrizes.

As queimaduras de primeiro grau podem ser removidas sem consultar um médico. No entanto, para queimaduras de segundo e terceiro graus, é melhor ser encaminhado imediatamente a um hospital para tratamento posterior.