Não apenas sono, aqui estão 8 efeitos da falta de sono no corpo •

Existem várias causas para a falta de sono, seja porque você tem que terminar prazo final escritório, estudando para o exame de amanhã ou jogando nas redes sociais. Como resultado, você acorda sentindo-se fraco e ainda com sono. Espere um minuto, os efeitos e perigos da falta de sono não são só isso. Curioso? Vamos lá, descubra a resposta na seguinte análise!

Vários efeitos e perigos da falta de sono para a saúde

O sono é uma necessidade para o seu corpo, assim como comer e beber. Mark Wu, MD, Ph.D, neurologista da Johns Hopkins Medicine, menciona que o sono é um período para o cérebro se engajar em uma série de atividades necessárias para melhorar a qualidade de vida.

O sono também é usado pelo corpo para se reparar de danos, de modo que no dia seguinte ele possa voltar ao trabalho normalmente. É muito importante, não é, dormir para o seu corpo?

Infelizmente, ainda há muitas pessoas que não dormem o suficiente por dia cerca de 7 a 9 horas. Além da sonolência diurna, existem vários efeitos da falta de sono e alguns deles são bastante perigosos, como:

1. Fácil de esquecer e função cerebral inferior

doença senil ou frequentemente esquecimento está intimamente relacionado à velhice. No entanto, essa condição pode ocorrer em jovens como resultado da falta de sono recentemente.

A falta de sono todas as noites pode interferir no desempenho e na função do cérebro, incluindo a parte do cérebro relacionada à memória. Esse efeito pode dificultar a digestão e o foco em algo, além de ter uma resposta mais lenta.

Além disso, a falta de sono também pode dificultar a tomada de decisões e a solução de problemas, portanto, é mais provável que você cometa erros e demore mais para concluir as tarefas.

2. Peso crescente

O efeito que você também pode sentir se não dormir o suficiente é o peso que aumenta. Aparentemente, existe uma relação entre a duração do sono e as mudanças negativas no metabolismo do corpo.

Em adultos, dormir cerca de 4 horas por dia pode aumentar a fome e o apetite, especialmente com alimentos ricos em carboidratos e densos em calorias. Essa condição também ocorre em crianças e adolescentes.

Os pesquisadores sugerem que a duração do sono afeta os hormônios grelina e leptina, responsáveis ​​por regular a fome, tornando o apetite maior que o normal. Então, o ganho de peso por falta de sono também é influenciado pelo cansaço do corpo, então é bem possível que uma pessoa limite sua atividade física.

3. Fácil de ficar doente e pode desencadear câncer

Um dos benefícios do sono é beneficiar o sistema imunológico. Se você não consegue dormir, o efeito que sente é um sistema imunológico enfraquecido. O sistema imunológico trabalha para combater todas as infecções, sejam de parasitas, fungos, vírus ou bactérias.

Se o seu sistema imunológico estiver fraco, isso significa que a proteção fornecida também está enfraquecida, tornando você mais suscetível a infecções.

Estudos mostram que dormir 4 horas por noite durante 6 dias pode reduzir 50% do número de anticorpos que combatem o vírus da gripe. Isso significa que você pegará um resfriado mais facilmente se não dormir o suficiente.

De acordo com a American Academy of Sleep Medicine (AASM), o hábito de não dormir durante dias pode ter um efeito perigoso, nomeadamente desencadear o crescimento do cancro no corpo.

A falta de sono pode reduzir a atividade das células natural killer (BK) em até 72 por cento, em comparação com pessoas que dormem o suficiente. As próprias células NK são muito importantes porque podem matar células anormais no corpo que estão intimamente relacionadas ao câncer.

4. Aumento do risco de doenças cardíacas

Além de estimular o sistema imunológico, a falta de sono também pode aumentar o risco de várias doenças, uma das quais é a doença cardíaca.

Isso ocorre porque a privação de sono pode levar à formação de citocinas inflamatórias, que desempenham um papel importante no desenvolvimento de doenças cardiovasculares (coração e vasos sanguíneos ao seu redor). As citocinas inflamatórias podem causar inflamação. Bem, essa inflamação pode atacar vários órgãos e tecidos do corpo, incluindo os vasos sanguíneos ao redor do coração.

6. Vulnerável a acidentes

O efeito sonolento da falta de sono não só reduz a produtividade, mas também pode fazer você cair com facilidade. Como resultado, você pode obter cortes, contusões ou entorses.

O perigo é que os efeitos da falta de sono também podem ameaçar a segurança da vida, especialmente se você estiver dirigindo um veículo ou operando equipamentos pesados. Portanto, não tome suas horas de sono levianamente.

7. Diminuição da função sexual

A qualidade de uma boa vida sexual pode, na verdade, manter você e o relacionamento de seu parceiro em um relacionamento harmonioso. Caso contrário, o casal pode ficar insatisfeito e, no final, pode ter um impacto negativo no relacionamento entre os parceiros.

Você pode não perceber que a falta de sono pode ser uma das causas da diminuição da função sexual. A fadiga e a sonolência podem interferir na atividade sexual de várias maneiras, incluindo:

  • Diminuição do desejo e desejo de fazer sexo.
  • Incapaz de manter uma ereção ideal.

8. O risco de doença mental é maior

Os efeitos nocivos da privação de sono a longo prazo, nomeadamente o aumento do risco de doença mental. Isso ocorre porque a falta de sono afeta o humor de uma pessoa para pior.

Eles podem ser mais propensos a agitação, o que é um sinal de doença mental, e tendem a pensar negativamente com mais frequência. O risco de doença mental que pode aumentar são os transtornos de ansiedade, depressão, transtorno bipolar e TDAH.

Para evitar todos esses efeitos, você precisa melhorar a qualidade do seu sono. Tente regular novamente as horas de sono e acordar e evite várias coisas que interferem no sono. Se este método não for eficaz o suficiente, consulte um médico.