7 benefícios da fruta Kecapi, o agridoce, que agora é difícil de encontrar

A fruta Santol, também conhecida como harpa, não pode ser incluída em uma linha de frutas populares na Indonésia. Na verdade, esta fruta, também apelidada de mangostão selvagem, tem várias propriedades. Qual é o conteúdo nutricional e os benefícios que você pode obter do fruto da harpa?

Teor de nutrientes da fruta harpa

A harpa é uma fruta exótica que floresce no sudeste da Ásia e em partes da América do Sul. O formato é redondo do tamanho de uma maçã, com polpa branca que à primeira vista se assemelha ao mangostão.

Existem dois tipos de harpas: harpas vermelhas e amarelas. O tipo de harpa mais comumente consumido é a harpa vermelha. Dentro da casca de cor avermelhada, há uma polpa de fruta de textura lisa que tem gosto doce e azedo.

Além de deliciosa, a harpa também contém uma variedade de nutrientes. Abaixo está uma lista de nutrientes que você pode obter consumindo 100 gramas de fruta harpa.

  • Energia: 88 kcal
  • Proteína: 0,12 grama
  • Gordura: 0,1 grama
  • Fibra: 0,1 grama
  • Cálcio: 4,3 miligramas
  • Fósforo: 17,4 miligramas
  • Ferro: 0,42 miligrama
  • Vitamina B1: 0,04 miligrama
  • Vitamina B3: 0,74 miligramas
  • Vitamina C: 86 miligramas

Os benefícios da harpa para a saúde

Por trás de seu pequeno tamanho, o fruto da harpa acaba apresentando vários benefícios que serão descritos a seguir.

1. Reduzindo o colesterol ruim

O fruto da harpa contém uma fibra chamada pectina. A pectina é uma fibra solúvel encontrada em vegetais e frutas. Em seus intestinos, esta fibra se ligará a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e evitar que sejam transportados no sangue.

O LDL é o colesterol "ruim" que pode formar placas nos vasos sanguíneos. Com o tempo, isso pode causar doenças cardíacas, hipertensão e derrame. A ligação entre a pectina e o LDL ajudará a prevenir a formação de placa vascular.

2. Bom para diabéticos

A harpa pode ser uma boa escolha de fruta para diabéticos. O motivo é que a fruta tem um nome latino Sandoricum Koetjape Possui baixo índice glicêmico. Alimentos com baixo índice glicêmico não aumentam o açúcar no sangue rapidamente.

Os estudos em animais também demonstraram que a pectina tem o potencial de reduzir o açúcar no sangue e melhorar a função dos hormônios que controlam o açúcar no sangue. Mesmo assim, os benefícios dessa única harpa ainda precisam ser mais estudados em humanos.

3. Perder peso

Se você está procurando frutas para perder peso, a harpa pode ser uma delas. O alto teor de fibras desta fruta proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo, por isso é útil para aqueles que estão de dieta para perder peso.

De acordo com um estudo com animais, os suplementos de pectina também ajudam a queimar gordura e diminuir a ingestão de calorias mais do que uma dieta rica em proteínas. Estudos semelhantes também descobriram que a pectina aumentou o hormônio da saciedade em camundongos.

4. Ajuda a superar distúrbios digestivos

O fruto da harpa também traz benefícios para pessoas com distúrbios digestivos. A fibra dessa fruta pode se transformar em um gel ao encontrar água no trato digestivo. O gel pode tornar as fezes moles para que sejam mais fáceis de passar.

Além disso, a fibra solúvel em água da harpa também inclui prebióticos que aumentam o número de bactérias boas. De acordo com um estudo publicado na revista Nutrientes, bactérias boas nos intestinos podem ajudar a superar a constipação e a inflamação naturalmente.

5. O fruto da harpa tem o benefício de prevenir o câncer

Harp contém muitos antioxidantes. Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os radicais livres e os danos que eles causam às células do corpo. É por isso que se considera que a fruta da harpa tem potencial para prevenir o câncer.

A maioria dos antioxidantes dessa fruta vem dos polifenóis. Os polifenóis podem prevenir o câncer, inibindo a divisão de células anormais e evitando a formação de vasos sanguíneos que fornecem alimento para essas células.

6. Fortalecer o sistema imunológico

Outro benefício que você pode obter do fruto da harpa é um corpo forte contra as doenças. Isso ocorre porque a harpa contém quercetina, uma substância antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Esta fruta de casca grossa também é muito rica em vitamina C. Junto com a quercetina, ambos ajudam a fortalecer o corpo, aumentar a resistência e reparar células danificadas do corpo para que você não seja suscetível a doenças.

7. Mantenha ossos e dentes saudáveis

Embora a quantidade não seja muito, a harpa também contém cálcio e fósforo, que são importantes para ossos e dentes saudáveis. A ingestão de cálcio e fósforo pode manter a densidade óssea, protegendo-o do risco de osteoporose.

O gosto azedo da harpa também estimula a produção de saliva, reduzindo assim o número de bactérias na boca. Isso pode reduzir o risco de cáries devido à erosão da camada de esmalte do dente por bactérias.

O Kecapi é uma fruta com vários benefícios graças ao seu alto teor de fibras e vitaminas. Embora as pesquisas sobre a eficácia dessa fruta ainda sejam limitadas, não há nada de errado em fazer da harpa uma das opções de frutas para o consumo diário.