Até agora, a imagem de um belo sorriso é aquela decorada com dentes brancos alinhados uniformemente. É por isso que muitas pessoas que sempre tiveram 'dentes de coelho' se incomodam com sua aparência. Mas, exclusivamente, a tendência dos dentes de coelho ou dentes de coelho recentemente, tornou-se popular entre as celebridades indonésias. Então, por que alguém pode ter dentes de coelho? E essa condição pode ser corrigida?
O que são dentes de coelho?
Os dentes de todas as pessoas têm basicamente o mesmo formato e tamanho. Alguns nascem com fileiras de dentes perfeitos e são igualmente grandes, outros não.
Os dentes do coelho têm a forma e o tamanho dos dois dentes anteriores da mandíbula superior, que são maiores e mais longos do que os outros dentes. Essa diferença de tamanho é muito clara em comparação com os dentes circundantes. Portanto, a aparência dos dentes realmente se parecerá com a de um coelho.
No mundo médico, diz-se que as pessoas cujos dentes são maiores do que a média de outras pessoas de sua idade têm uma condição macrodôntica. Macrodontia é um termo que descreve uma anomalia na forma de um dente. Esta condição não é considerada um distúrbio preocupante, mas sim um formato dentário característico.
Pessoas com macrodontia costumam ter de 1 a 2 dentes extraordinariamente grandes. Às vezes, dois dentes também podem crescer juntos e formar um dente muito grande. Em outros casos, um único dente pode crescer anormalmente grande.
Tipos de macrodontia
Fonte: Anomalies of the Developing DentitionA macrodontia possui vários tipos, a saber:
- Macrodontia local ou regional. Existe apenas um dente maior em um local ou em um lado da boca.
- Macrodontia generalizada. Todos os dentes da boca são maiores do que os dentes humanos normais. Essa condição é rara.
- Macrodontia generalizada relativa. Dentes que podem ser de tamanho normal parecem maiores devido ao tamanho pequeno da mandíbula.
Causas de dentes de coelho (macrodontia)
Até agora não se sabe ao certo o que causa os dentes de coelho. Mesmo assim, os especialistas acreditam que existem muitos fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa para macrodontia. Alguns deles incluem:
Genética
Fatores hereditários ou genéticos podem ser um fator importante para alguém ter dentes de coelho. Se seus avós ou pais tinham dentes de coelho, você também corre um grande risco para eles.
De acordo com especialistas, uma mutação genética que regula o crescimento dentário pode fazer com que os dois dentes anteriores superiores sejam maiores e mais longos. Na verdade, as mutações genéticas também podem fazer com que seus dentes continuem crescendo.
Certas doenças
Em alguns casos, a macrodontia pode ser experimentada por pessoas que têm certas condições físicas ou distúrbios. Algumas das condições frequentemente associadas à microdontia incluem:
- Síndrome KBG: provoca o crescimento de dentes que tendem a ser maiores que o tamanho normal. Pessoas com síndrome KBG também costumam apresentar retardo mental, características faciais amplas e anormalidades ósseas.
- Hiperplasia hemifacial: causa aumento dos tecidos e ossos de um lado da face e da cabeça. Normalmente, as pessoas com essa condição têm dentes grandes apenas no lado afetado da face.
- Gigantismo hipofisário: causa crescimento ósseo anormal e desequilíbrio hormonal. Os especialistas acreditam que ambos causam crescimento e tamanho irregulares dos dentes.
Raça
O estudo descobriu que os casos de macrodontia são mais comuns em asiáticos, americanos e alasquianos.
Além da raça, o gênero também é fator de risco para essa condição. Na maioria dos casos, os homens têm maior probabilidade de desenvolver macrodontia do que as mulheres.
No entanto, não se sabe ao certo por que raça e gênero atuam como fatores de risco para macrodontia.
Complicações da macrodontia a serem observadas
As complicações da macrodontia dependerão da localização e do tamanho do dente problemático.
Em muitos casos, os dentes da frente muito grandes podem diminuir a autoconfiança de uma pessoa. As diferenças na aparência física são uma das complicações mais óbvias e óbvias da macrodontia.
Não raramente, os dentes da frente são muito longos para fora, tornando difícil para o dono fechar a boca com força. Os dentes frontais grandes também podem dificultar a mordida ou mastigação dos alimentos. Como resultado, eles estarão mais propensos a ter problemas digestivos.
Pessoas com dentes de coelho muito grandes também podem ter dificuldade para falar porque a língua geralmente é mordida ou bloqueada pelos dentes.
Além disso, a forma e o tamanho dos dentes que podem ser desiguais também podem causar problemas no osso da mandíbula e nas articulações. Distúrbios do osso maxilar podem causar dor de leve a extrema.
Se dentes anormais crescerem nas laterais das bochechas, pode ser difícil para você limpá-los. Isso permite que restos de comida, placa bacteriana e bactérias se acumulem e desencadeiem vários problemas.
Se não forem tratadas adequadamente, as pessoas com essa condição estão sujeitas a cáries dentárias graves.
Opções de tratamento para macrodontia
Em geral, os dentes de coelho não precisam de nenhum tratamento especial se não estiverem causando problemas significativos para você.
Mas se este formato de dente único deixa você menos confiante, nunca é demais consultar um dentista. Os dentistas podem diagnosticar a macrodontia realizando um exame odontológico e radiografias dentárias.
Se necessário, o dentista pode realizar testes de laboratório para confirmar o diagnóstico. Dessa forma, o dentista poderá determinar o melhor tratamento de acordo com sua condição.
Aqui estão algumas opções de tratamento para corrigir a forma de dentes que são muito grandes:
1. Extrato de dente
Em certos casos, os médicos podem remover dentes grandes e substituí-los por dentaduras. Assim, você não precisa mais ser tímido para mostrar uma fileira de dentes ao sorrir.
Este procedimento geralmente é realizado por um cirurgião oral. Os cirurgiões orais podem remover dentes problemáticos com ou sem cirurgia. A cirurgia geralmente é necessária quando a coroa do dente está inclinada ou fraturada.
Normalmente, você receberá um anestésico local para não sentir dor durante o procedimento. Após a remoção do dente, a gengiva onde o dente com problema está localizado sangrará. O médico lhe dará um cotonete e solicitará que você morda no local do dente extraído. Este método é usado para parar o sangramento.
Quando os efeitos do anestésico tiverem passado, você também poderá sentir ardência, dor ou uma sensação de formigamento. Analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, podem ser administrados para ajudar a aliviar a sensação de dor após a extração do dente.
2. Coloque o aparelho
Aparelhos e retentores podem ajudar a endireitar seus dentes bagunçados. Ambos os tratamentos podem igualar a multidão de dentes apinhados de modo que os dentes da frente pareçam menores.
O aparelho pode ser colocado em qualquer idade. Com uma nota, seus dentes e gengivas estão de boa saúde. Como em qualquer procedimento médico, você pode sentir dor e desconforto depois que os aparelhos são colocados. Geralmente, essa dor persiste nos próximos dias.
Tomar analgésicos de venda livre vendidos em farmácias ou drogarias pode ajudar a reduzir a dor na boca. No entanto, certifique-se de tomar analgésicos de acordo com a dosagem recomendada. Sempre leia as instruções de uso antes de tomar qualquer tipo de medicamento.
A duração do uso de aparelho ortodôntico para cada pessoa pode variar. No entanto, você precisa usar aparelho ortodôntico por cerca de dois anos para obter resultados ideais.
3. Remodele os dentes
Recontando A dentição é um procedimento cosmético para melhorar a forma dos dentes de um coelho. Este procedimento envolve a lima do dente. O dentista raspará um pouco do esmalte (a camada mais externa dos dentes) com uma lixa especial.
Este lixamento visa alisar e corrigir o tamanho de seus dentes que são muito grandes. Como resultado, seus dentes de coelho parecerão menores.
Infelizmente, nem todas as pessoas com dentes de coelho podem realizar esse procedimento. O esmalte dentário corroído pode expor partes da dentina. A dentina é a camada intermediária do dente que é preenchida com vasos sanguíneos e fibras nervosas.
Se você já teve dentes sensíveis, este procedimento pode causar dor intensa e cáries permanentes. Portanto, o médico precisará tirar raios-X para ter certeza de que seus dentes estão saudáveis o suficiente para este procedimento.
Faça dentes de coelho com folheados
Os dentes de coelho causados por macrodontia não são uma condição muito comum. Relatado pela Healthline, estima-se que apenas cerca de 2 por cento da população mundial cujos dentes permanentes são causados por macrodontia.
Mesmo assim, você pode ter visto pessoas cujos sorrisos são dominados por grandes dentes da frente.
Na verdade, agora a tendência dos dentes de coelho está em alta. Para algumas pessoas, tem dentes de coelho Em vez disso, embeleza seu sorriso e faz seu rosto parecer mais jovem.
Não é de admirar que muitas pessoas estejam dispostas a fazer várias maneiras de obter a forma de dentes como um coelho. Se você for um deles, os folheados dentais podem ser a solução.
As facetas são um procedimento que visa melhorar a aparência dos dentes anteriores. O folheado em si é uma casca fina que serve para revestir a superfície do dente.
Este revestimento artificial pode melhorar a aparência de dentes danificados, desproporcionais ou descoloridos.
Instale folheados dentais de coelho apenas em um dentista profissional
Se você está planejando obter folheados para fazer seus dentes parecerem coelhos, primeiro entenda os benefícios e riscos desse procedimento. Em ordem defolheados, o médico raspará alguns milímetros do esmalte do dente.
Portanto, este procedimento geralmente não deve ser feito para aqueles que têm dentes sensíveis. Pessoas com dentes tortos, com dentes muito protuberantes ou muito avançados (desdentados) ou que apresentam cáries severas também não devem usar folheados.
Esteja ciente também de que a cor do folheado não pode ser alterada após a instalação. A cor natural do laminado em si pode durar cerca de 5 a 10 anos, enquanto a cor dos dentes naturais ao redor pode mudar mais rápido do que isso.
A camada de verniz pode mudar de posição, tornar-se viscosa ou áspera, o que pode causar danos aos dentes circundantes. Não para por aí, esse procedimento também pode dificultar a limpeza dos dentes e tornar as gengivas mais suscetíveis à irritação.
Portanto, primeiro consulte um médico antes de decidir instalar folheados dentais. Instale folheados em um dentista que seja profissional e experiente em sua área. Certifique-se de que os benefícios dos dentes de coelho superam os riscos.