Os pés O (genu varum) e X (genu valgum) são comuns em crianças. Na verdade, muitas crianças têm pernas O até cerca de dois anos de idade e pernas X até cerca de seis anos de idade. Às vezes, há crianças que podem não ter pés normais até os nove ou dez anos de idade.
Pé em forma de O (genu varum)
Essa condição pode estar presente desde a infância até a idade adulta e tem uma variedade de causas. Se isso se tornar mais grave, o paciente apresentará um joelho protuberante e uma marcha instável. Pode estar relacionado à parte interna da planta do pé, bem como a efeitos secundários nos quadris e tornozelos. O problema pode ser tanto em uma perna quanto em ambas, com diferenças funcionais no comprimento da perna. O histórico familiar e médico pode revelar uma pista sobre a tendência de persistir ou desenvolver.
Causas de O. Forma pés
Existem várias causas diferentes de pés em forma de O, a saber:
- Crescimento. Conforme a criança se desenvolve, diferentes partes do corpo crescem em ritmos diferentes. Como resultado, o alinhamento dos ossos pode mudar e causar uma aparência incomum em certas idades. A causa mais comum de pé O na faixa etária de bebês é o crescimento. O pé O que ocorre com menos de 2 anos é um desenvolvimento ósseo normal. O ângulo do joelho geralmente atinge o pico por volta dos 18 meses de idade e, então, retorna gradualmente à sua forma normal à medida que a criança cresce.
- Doença de Blount. A doença de Blount é uma condição que pode ocorrer em crianças e adolescentes. Esta é uma condição em que a placa na parte superior da tíbia (tíbia) cresce de forma anormal. Quando você é uma criança, pode ser muito difícil dizer se esta é a doença de Blount ou apenas um pé em formato de O comum. No entanto, uma criança com esta doença não terá o desenvolvimento do formato do pé para um formato normal ao crescer.
- Raquitismo. Essa condição é muito rara em países desenvolvidos, embora seja comum em países em desenvolvimento. A causa mais comum dessa condição é a deficiência nutricional de vários nutrientes essenciais para uma boa saúde óssea. Esses nutrientes são cálcio, fósforo ou ingestão de vitamina D.
- Osteoartrite. Em adultos, a causa mais comum de pé O é o resultado da osteoartrite. Essa condição pode desgastar a cartilagem e o osso ao redor da articulação do joelho. Se os fragmentos forem distribuídos uniformemente, nenhuma anormalidade é esperada, mas quando os arranhões são mais prováveis de serem dentro da articulação do joelho, a perna O tem mais probabilidade de se formar. Normalmente a gravidade pode ser medida pela intensidade da abrasão na articulação do joelho.
Pernas em forma de X (genu valgum)
Esta forma de pé é geralmente experimentada por algumas crianças saudáveis como uma fase de crescimento e voltará ao normal por conta própria. No entanto, para algumas pessoas que mantêm ou desenvolvem a deficiência, geralmente é devido à hereditariedade, distúrbios genéticos ou doença óssea metabólica.
Causas do formato do pé em X
Existem várias causas diferentes de pés em forma de X, a saber:
- Osteomielite. Esta é uma infecção óssea geralmente causada por certas bactérias, fungos ou germes.
- Raquitismo. Muitas vezes, essa é a causa do pé X durante o desenvolvimento infantil. Esta condição ocorre quando uma criança tem uma quantidade deficiente de vitamina D no corpo.
- Condições reumáticas. Qualquer condição que cause dor nas articulações é considerada reumatismo.
- Osteocondroma. Essa condição causa deformidades no desenvolvimento dos ossos de uma pessoa. É causada pelo desenvolvimento de tumores ósseos benignos que se desenvolvem ao redor das extremidades dos ossos longos.
- Artrite. Essa condição causa alterações inflamatórias nas articulações. Acredita-se que a causa desta doença crônica seja devida a um mecanismo auto-imune.
- Osteodistrofia renal. Esta doença é uma doença óssea que ocorre quando os rins não conseguem manter a quantidade adequada de fósforo e cálcio no sangue.
- Lesão de osso seco. Uma lesão na canela pode fazer com que o pé fique em forma de X. Isso ocorre porque o crescimento é parte da responsabilidade da tíbia.
- Obesidade. Algumas pessoas acreditam que a obesidade é a causa de X pernas, mas isso não é verdade. A obesidade é apenas um fator que agrava os problemas da perna X devido à quantidade excessiva de peso que o joelho tem de suportar.
- Displasia epifisária múltipla (MED). Esta é uma condição que causa anormalidades no desenvolvimento da cartilagem e dos ossos ao redor das extremidades dos ossos longos nos braços e nas pernas.