Além de serem deliciosos comidos sozinhos, os ovos podem ser um companheiro ou complemento de outros alimentos. No entanto, as gemas são freqüentemente o "primadon" por causa de seu sabor e nutrição. Na verdade, a clara do ovo tem conteúdo e benefícios não menos saudáveis.
Teor de nutrientes na clara do ovo
Antes de conhecer os benefícios, primeiro saiba quais nutrientes estão contidos na clara do ovo. Abaixo estão vários conteúdos nutricionais em uma clara de ovo.
- Proteínas: 4 gramas
- Gordura: 0,05 gramas
- Cálcio: 2,3 miligramas
- Magnésio: 3,6 miligramas
- Potássio: 53,8 miligramas
- Energia: 16 calorias
- Vitamina B2: 0,145 miligramas
Benefícios da clara de ovo para a saúde
Quando comparada com a gema do ovo, a quantidade de conteúdo nutricional contido na clara do ovo não é excessiva. No entanto, a clara de ovo também oferece uma variedade de benefícios que são bons para o corpo.
1. Ajuda a perder peso
As claras de ovo cozidas costumam ser um cardápio de café da manhã para pessoas que estão de dieta. Isso ocorre porque a clara do ovo tem poucas calorias. A quantidade é pequena quando comparada com uma gema de ovo que chega a 55 calorias.
Além disso, a clara do ovo contém mais proteína. A proteína pode ajudar a reduzir a ingestão excessiva, fazendo você se sentir saciado por mais tempo. Pode apoiar o processo contínuo de perda de peso.
2. Benefícios da clara de ovo para a construção muscular
Não apenas para as pessoas que estão de dieta, a clara do ovo também é um alimento consumido por fisiculturistas para ajudar a manter os músculos do corpo.
Novamente, você pode obter essas propriedades graças ao conteúdo de proteína. Embora a diferença de proteína entre a gema e a clara do ovo não seja tão grande, a proteína da clara do ovo é uma proteína de alta qualidade.
A partir de testes conduzidos pela Food and Agriculture Organization (FAO), a pontuação da clara do ovo PDCAAS foi a mais alta, com 1,0. PDCAAS é um teste que compara a composição de aminoácidos de uma proteína. Este teste é feito para medir a qualidade da proteína.
Os aminoácidos são necessários para o crescimento do tecido celular do corpo e para manter as funções saudáveis. Esta substância também desempenha um papel importante na construção muscular, mantendo sua firmeza e fornecendo energia para o corpo.
3. Ajuda a manter os níveis de colesterol
Muitas pessoas associam o consumo de ovos com o aumento dos níveis de colesterol. Na verdade, o conteúdo real de colesterol nos ovos não causará problemas, desde que não sejam comidos em quantidades excessivas.
No entanto, algumas pessoas têm uma resposta exagerada aos alimentos com colesterol. É caracterizada por genes que influenciam essa resposta, um dos quais é o gene ApoE4. Nessa condição, mesmo o menor consumo de colesterol pode aumentar a pressão arterial.
Portanto, se você é um deles ou tem dúvidas sobre a possibilidade, consumir mais clara de ovo pode ser uma opção.
4. Ajuda a prevenir pressão alta (hipertensão)
A clara do ovo contém vários tipos de minerais, um dos quais é o potássio. O potássio é conhecido por sua capacidade de ajudar a controlar a pressão arterial.
Esta substância pode relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, o que reduz a pressão sanguínea e protege o corpo das cãibras musculares. Muitos estudos também mostram que a deficiência de potássio está fortemente associada a um risco aumentado de hipertensão ou acidente vascular cerebral.
5. Benefícios da clara de ovo para os olhos
O antioxidante da clara do ovo, nomeadamente a riboflavina (vitamina B2), é considerado um nutriente que tem o benefício de prevenir problemas de degeneração ocular devido ao envelhecimento e cataratas. A maioria dos pacientes com catarata não possui níveis de riboflavina em seus corpos.
Talvez o conteúdo de benefícios na clara de ovo não seja em grandes quantidades. Mesmo assim, seu consumo ainda pode aumentar a necessidade de ingestão de riboflavina.
Além dos vários benefícios oferecidos, tanto a clara quanto a gema do ovo são igualmente saudáveis, especialmente quando consumidas juntas. Lembre-se de comer ovos em porções pequenas.