Problemas nas unhas podem ser um sinal de um problema de saúde geral? Isso também se aplica quando ondas ou saliências aparecem na superfície da unha. Geralmente, unhas onduladas não são perigosas, mas ainda assim precisam ser cuidadosas.
Causas de unhas onduladas
Se você achar que suas unhas estão irregulares e irregulares, é hora de consultar um médico. O motivo é que alterações nessa unha podem ser um sinal de problemas de saúde, como doenças renais, estresse e problemas de tireoide.
Com base na direção da onda, os tipos de unhas irregulares são divididos em duas, a saber, as direções vertical e horizontal. A seguir estão algumas das causas de unhas onduladas por tipo.
Unhas onduladas de linha vertical
As unhas onduladas verticais são as alterações ungueais mais comuns que ocorrem com a idade e geralmente são inofensivas. Este tipo de superfície ungueal irregular pode ser devido a variações na renovação das células ungueais.
Mesmo assim, esse tipo de unha pode ficar mais espesso, não mais liso, e a unha pode quebrar facilmente. Eventualmente, a unha formará várias ondas verticais à medida que cresce, começando da ponta da unha até a cutícula.
A seguir estão algumas condições de saúde que causam unhas onduladas verticais.
- A anemia por deficiência de ferro causa unhas fundas ou em forma de colher.
- Fragmentação sangrando, que é um pequeno coágulo de sangue na unha.
- Traquioníquia, ondas nas unhas que também são acompanhadas por alterações na cor e textura das unhas.
- Doença vascular periférica.
- Artrite reumatoide.
Unhas onduladas de linha horizontal
Embora a direção vertical da onda seja geralmente inofensiva, não é assim com a direção horizontal. As unhas que mudam de cor ou têm ondas na direção horizontal podem, na verdade, ser um sinal de certos problemas de saúde.
Uma das condições em que ocorre a indentação das unhas é devido à psoríase ungueal. Isso é comprovado por meio de pesquisas de Indian Journal of Dermatology . Os pesquisadores relatam que cerca de 34% das pessoas com psoríase leve também têm unhas curvas ou onduladas.
A psoríase das unhas geralmente aparece quando você já teve psoríase cutânea. A gravidade dessa doença de pele também varia, desde o aparecimento de pequenas feridas ou reentrâncias que não são visíveis, até o desenvolvimento e danos às unhas.
As linhas horizontais na superfície da unha ou também conhecidas como linhas de Beau também são um sinal de outras doenças, a saber:
- doença renal aguda,
- diabetes,
- doença da tireóide, e
- caxumba e sífilis.
Unhas onduladas também podem ser encontradas em pessoas que fizeram quimioterapia. É por isso que você precisa consultar um médico se notar qualquer alteração incomum na textura da superfície da unha.
Outras causas
Além dos problemas de saúde já mencionados, as unhas de colher também podem ser causadas por outras coisas, incluindo:
Problemas digestivos
Esse problema de unha também pode ser causado por distúrbios digestivos. Alguns problemas digestivos que interferem na absorção de nutrientes podem alterar a aparência das unhas, a saber:
- Doença de Crohn,
- doença celíaca, e
- colite ulcerativa.
Prejuízo
As unhas esmagadas por um livro ou presas na porta podem causar hematomas e torná-las pretas e irregulares. No entanto, essa condição irá desaparecer à medida que a unha cresce.
Se as alterações das unhas ocorrerem sem ferimentos, isso pode ser um sinal de um problema mais sério. Consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado.
Como tratar unhas danificadas e onduladas
Na verdade, a condição da superfície ondulada ou irregular da unha nem sempre precisa ser tratada, desde que ainda seja relativamente branda. No entanto, você não deve atrasar a abordagem desse problema quando o entalhe na unha ficar mais profundo e pior.
A forma de tratar unhas onduladas deve estar de acordo com a causa. Por exemplo, os danos nas unhas causados por diabetes devem ser superados controlando os níveis de açúcar no sangue para que a superfície das unhas fique lisa.
Enquanto isso, unhas irregulares devido à falta de vitaminas e minerais podem ser reduzidas mudando sua dieta de acordo com sua condição.
Procure manter e cuidar sempre das suas unhas, tanto nas mãos como nos pés. Isso evita o surgimento de novos problemas nas unhas, como infecções fúngicas ou descoloração das unhas.
Se você tiver mais perguntas, consulte seu médico para obter a solução certa.