A tosse durante a gravidez pode ser um sinal de pneumonia se for acompanhada por esses 10 sintomas

Dos muitos tipos de infecções que podem afetar mulheres grávidas, há uma sobre a qual você precisa estar mais atento, a saber, a pneumonia. A pneumonia durante a gravidez pode representar um risco bastante elevado de complicações e pode ter um impacto negativo na segurança do feto. Além do mais, os sintomas da pneumonia materna podem ser muito semelhantes aos do resfriado comum e da tosse. Portanto, se você tossiu recentemente durante a gravidez, não tome isso de ânimo leve. Recomendamos que você consulte mais com seu obstetra.

O que causa pneumonia durante a gravidez?

A pneumonia é uma infecção (vírus, bactéria ou fungo) que ataca os pulmões e geralmente é uma complicação de um resfriado forte. Mulheres grávidas são suscetíveis à infecção porque seu sistema imunológico tende a enfraquecer devido às mudanças hormonais.

Além disso, o risco de pneumonia aumentará se durante a gravidez você também:

  • Tendo anemia.
  • Tem asma.
  • Tabagismo ativo durante a gravidez.
  • Visitando regularmente o hospital para que sejam suscetíveis a contrair infecções (infecções nosocomiais ou infecção adquirida em hospital/OI)
  • tem certas doenças crônicas; por exemplo, HIV durante a gravidez e com baixa contagem de células CD4.

Além de tossir durante a gravidez, quais são os outros sintomas da pneumonia materna?

Os sintomas da pneumonia podem ser muito semelhantes aos de uma tosse normal. Mas se tosse durante a gravidez está piorando a cada dia e acompanhado de sensação falta de ar severa, isso pode ser um sinal de pneumonia. Principalmente se produzir catarro amarelo, verde ou até sangrento.

Além disso, os sintomas de pneumonia durante a gravidez podem incluir:

  • O corpo fica quente e frio (sensação de frio)
  • Febre
  • Tremendo
  • Cansaço excessivo
  • Perda de apetite
  • Respiração rápida e superficial
  • Jogar fora
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Todo o corpo sente dores e sofrimentos.

Ao contrário dos sintomas usuais de tosse durante a gravidez, que geralmente desaparecem rapidamente, os sintomas de pneumonia continuarão a aparecer durante a gravidez, do primeiro ao terceiro trimestre. A intensidade da gravidade também continua a aumentar, especialmente se você não receber tratamento.

Como distinguir a falta de ar normal da pneumonia?

A falta de ar é uma queixa comum durante a gravidez. Na verdade, algumas mulheres podem reclamar imediatamente de falta de ar no primeiro trimestre da gravidez.

Isso ocorre porque, durante a gravidez, você experimentará um aumento no hormônio progesterona, que reduz a capacidade dos pulmões de armazenar e expelir o ar. Além disso, o peso continuará a aumentar durante a gravidez, o que pode colocar pressão nos pulmões da mãe.

No entanto, é mais provável que a falta de ar resulte de pneumonia se você não conseguir terminar uma frase sem parar no meio do caminho para recuperar o fôlego de vez em quando.

Os sintomas de pneumonia também causam dor no peito ao tossir e respirar fundo. A falta de ar comum, inclusive durante a gravidez, geralmente não causa dor no peito.

O tratamento da pneumonia durante a gravidez é diferente do normal?

Lidar com a pneumonia durante a gravidez não é muito diferente da pneumonia comum. No entanto, deve-se notar que o sistema imunológico das mulheres grávidas tende a ser baixo, o que pode fazer com que a pneumonia pareça mais grave do que as infecções em pessoas comuns.

Em casos graves, a pneumonia em mulheres grávidas pode fazer com que os bebês nasçam prematuramente ou com baixo peso ao nascer (BPN), até mesmo aborto espontâneo. É por isso que deve haver tratamento médico imediato para que não apresente risco de complicações perigosas.

O médico primeiro verificará seu histórico médico anterior à gravidez, ouvirá os sons pulmonares, fará um raio-X do pulmão (em geral, o raio-X do pulmão é seguro para a gravidez) e fará uma análise de expectoração (catarro).

Se for causado por uma infecção bacteriana, o médico prescreverá antibióticos que são seguros para a gravidez, como cefalosporinas ou macrolídeos. Se for causado por uma infecção viral, o medicamento é antiviral.

Além desses dois medicamentos, você também pode receber medicamentos para reduzir a febre que são seguros para mulheres grávidas e são aconselhados a descansar e suprir as necessidades de fluidos corporais para não ficar desidratado.

Não tome remédios sem receita ou quaisquer ingredientes à base de ervas sem consultar primeiro seu obstetra.

A pneumonia durante a gravidez pode ser prevenida?

Para prevenir a incidência de pneumonia, mantenha a higiene pessoal para evitar possíveis infecções e mantenha uma condição corporal saudável durante a gravidez.

Lave as mãos regularmente da maneira certa, descanse o suficiente, faça refeições nutritivas e balanceadas, faça exercícios regularmente e, tanto quanto possível, evite ficar perto de pessoas que estão doentes.