Muitas pessoas pensam que a saúde física do idoso é a única coisa importante. Na verdade, manter a saúde mental, incluindo a saúde do cérebro, não é menos importante. O objetivo é manter a função cognitiva e uma vida ideal, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos. Bem, você sabe, jogar palavras cruzadas ou quebra-cabeças também pode ajudar a aguçar sua memória? Confira a seguinte explicação.
Jogar TTS tem um bom impacto no cérebro dos idosos
Resolver palavras cruzadas, que geralmente estão no canto de uma coluna de jornal de fim de semana ou em um livro de palavras cruzadas, parece uma atividade leve para preencher seu tempo livre. No entanto, o preenchimento das palavras cruzadas traz benefícios importantes para a saúde do cérebro, inclusive em idosos.
As palavras cruzadas também são úteis para estimular o trabalho do cérebro e, ao mesmo tempo, prevenir o declínio da função cerebral. Como poderia ser? Perguntas e caixas vazias em palavras-cruzadas que muitas vezes prendem isso acabam ajudando a treinar o cérebro para continuar pensando. Além disso, este jogo também aciona o cérebro para analisar, treinar a inteligência emocional, para testar a memória.
Isso porque todas as perguntas que lá estão fazem com que o idoso se lembre de nomes, lugares, acontecimentos, palavras estrangeiras e outras coisas às vezes impensáveis. Portanto, este jogo ajuda a refrescar o cérebro do idoso para que ele possa funcionar de forma mais otimizada.
Vários benefícios de jogar palavras cruzadas para a saúde do cérebro de idosos
Além de algumas das coisas mencionadas acima, existem outros benefícios para o cérebro que os idosos podem obter ao jogar este jogo:
1. Treine o cérebro
Quanto maior a idade, mais limitadas são as atividades que os idosos podem realizar. No entanto, isso não deve impedir os idosos de procurar atividades para treinar o cérebro. Uma atividade para o cérebro idoso que melhora a saúde do cérebro é treiná-lo jogando palavras cruzadas.
Este jogo envolve os dois lados do cérebro, esquerdo e direito, ajudando assim os idosos a treinar o cérebro como um todo. O cérebro direito processa a criatividade, enquanto o cérebro esquerdo processa a lógica. Assim, jogar palavras cruzadas ajuda os idosos a melhorar suas habilidades cognitivas gerais.
2. Manter habilidades cognitivas
Jogar palavras cruzadas por pelo menos 90 minutos por semana pode ajudar a melhorar a habilidade de uma pessoa, incluindo os idosos, de pensar, bem como aumentar os níveis de inteligência. O motivo é que, ao jogá-lo, o idoso usa o cérebro para processar muitas coisas.
Dessa forma, haverá muitas habilidades cognitivas que são treinadas ao jogar TTS. Por exemplo, a capacidade de aprender um novo vocabulário, aguçar a memória, para melhorar a capacidade de negociação dos idosos.
3. Melhore as habilidades gerais de pensamento
Os idosos que jogavam TTS apresentaram melhores habilidades de raciocínio do que aqueles que não o jogavam. Na verdade, os idosos que praticavam essa brincadeira também apresentavam maior capacidade de concentração.
Além disso, os idosos que jogam palavras cruzadas têm uma capacidade muito boa de usar uma boa gramática. Enquanto isso, os idosos que jogavam palavras cruzadas tinham a capacidade de organizar e planejar bem as coisas.
Pode-se concluir que jogar jogos para aprimorar as habilidades cerebrais, como palavras cruzadas, tanto números quanto letras, regularmente pode melhorar a capacidade do cérebro de pensar como um todo.
4. Impedir que os idosos fiquem senis
Os jogos estimulantes do cérebro, como o TTS, também são eficazes na prevenção da demência senil. Portanto, jogos como xadrez e palavras cruzadas são a escolha certa para os idosos que desejam manter a saúde cerebral.
Na verdade, um estudo no Journal of the International Neuropsychological Society prova que este jogo pode ajudar a desacelerar o processo de perda de memória em idosos com demência.
Além disso, os idosos que costumam fazer atividades que estimulam a saúde mental e aguçam o cérebro podem reduzir o risco de apresentar comprometimento cognitivo e doença de Alzheimer. Assim, para que o cérebro esteja sempre aguçado, o idoso deve realizar várias atividades que fazem bem ao cérebro, uma delas é jogar palavras cruzadas.
5. Melhorar as habilidades de resolução de problemas
Jogar palavras cruzadas requer pensamento crítico e soluções criativas. Se os idosos jogarem palavras cruzadas regularmente, sua capacidade de resolver problemas aumentará. O motivo é que, com o tempo, o idoso verá neste jogo um problema que deverá ser resolvido.
Cada palavra-cruzada certamente tem uma abordagem diferente até que seja finalmente resolvida. Portanto, o idoso deve pensar em maneiras diferentes a cada vez que quiserem resolvê-lo. Esse processo de pensamento ajuda os idosos a ter fortes habilidades computacionais.
Não surpreendentemente, o processo de avaliação de cada palavra-cruzada para obter os melhores resultados torna os idosos mais proficientes na resolução de problemas reais.
Outro benefício de jogar palavras cruzadas para a saúde geral
Além de ser benéfico para a saúde do cérebro, as palavras cruzadas também trazem outros benefícios para os idosos, como:
1. Melhorar as habilidades de socialização
Os idosos não precisam jogar palavras cruzadas sozinhos. Isso significa que os idosos podem convidar outras pessoas para jogar e resolver palavras cruzadas com eles. Sim, este jogo também pode ser um meio de socialização com outras pessoas.
Ao completar palavras cruzadas, os idosos podem aumentar suas oportunidades de se comunicar e trocar ideias com outras pessoas, para estabelecer um bom relacionamento com essa pessoa. Portanto, o idoso pode levar essa brincadeira para qualquer lugar, e se quiser, o idoso pode jogar com qualquer pessoa.
2. Aumentar a autoconfiança
Ao completar com sucesso as palavras cruzadas, os idosos certamente terão sua própria satisfação. Isso aumenta a liberação do hormônio dopamina no cérebro de idosos. Esse hormônio faz com que os idosos se sintam felizes, alcancem seus objetivos e fiquem mais confiantes.
Portanto, não é surpreendente que muitos idosos sejam ainda mais ativos no jogo quando o concluem com sucesso. Na verdade, os idosos podem fazer esse jogo todos os dias.
3. Ajude a autodisciplina
Para os idosos, esse jogo também ajuda na autodisciplina. O motivo é que a maioria das palavras cruzadas leva cerca de uma hora para que os idosos as concluam. Ao começar a preencher as palavras cruzadas, os idosos inconscientemente assumem um compromisso mental.
Por exemplo, ficar sentado por uma hora, resolvendo diligentemente as palavras cruzadas, sem fazer mais nada. Essas atividades ajudam os idosos a se concentrarem em uma coisa e a se manterem atentos. Assim, quanto mais o idoso preencher as palavras cruzadas, mais fácil será para ele concluí-lo.
No entanto, isso não significa que os idosos possam jogar palavras cruzadas o dia todo sem fazer outras atividades. É melhor equilibrar as atividades diárias dos idosos fazendo atividades físicas regulares, como exercícios para os idosos. Além disso, é importante que os idosos sejam ativos e adotem uma dieta saudável para melhorar a função cerebral.