Embora seja difícil, parar de fumar é a decisão mais adequada e eficaz para prevenir várias doenças. Para aqueles de vocês que decidiram parar de fumar, geralmente sentirão certos efeitos logo após parar de fumar. Quais são os efeitos após parar de fumar?
Possíveis efeitos no corpo após parar de fumar
As primeiras semanas após parar de fumar, seja com a ajuda de medicamentos para parar de fumar ou não, costumam ser as mais difíceis.
Você levará cerca de 8 a 12 semanas antes de ser declarado livre do vício do cigarro e se reconciliar com seu novo estilo de vida como ex-fumante.
Acontece que seu corpo começará o processo de reparo apenas alguns minutos depois de você parar de fumar.
A seguir está uma linha do tempo das reações que ocorrem em seu corpo após seu último cigarro:
20 minutos
Um dos efeitos do fumo é o aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca devido ao conteúdo dos cigarros, especialmente a nicotina, que envenena o sistema circulatório.
Os efeitos de parar de fumar podem ser vistos desde os primeiros minutos. Aproximadamente 20 minutos após o último cigarro, sua freqüência cardíaca começará a diminuir e se estabilizar a um nível normal.
2 horas
O próximo benefício de parar de fumar é que as pontas dos dedos das mãos e dos pés começarão a ficar quentes devido à restauração gradual da circulação sanguínea periférica.
No entanto, durante este período de tempo, você estará vulnerável à abstinência de nicotina.
Os primeiros sinais e sintomas de abstinência de nicotina, incluindo:
- desejos severos,
- ansiedade, tensão, frustração,
- sonolência ou insônia,
- aumento do apetite,
- formigamento nas palmas das mãos ou pés,
- suor e
- dor de cabeça.
Por que parar de fumar realmente o deixa doente e não se sente bem?
8-12 horas
O monóxido de carbono, se consumido em grandes quantidades, substituirá o oxigênio para se ligar aos glóbulos vermelhos e causar vários problemas cardíacos.
O Serviço Nacional de Saúde declara que durante as primeiras 8 horas após você parar de fumar, os níveis de monóxido de carbono no corpo começam a diminuir e são substituídos por oxigênio.
24 horas
A chance de infarto no grupo de fumantes foi maior quando comparada ao grupo de não fumantes, que chegou a 70 por cento.
A boa notícia: o próximo efeito de parar de fumar é reduzir o risco de um ataque cardíaco que o assombra. Isso acontece após as primeiras 24 horas após você parar de fumar.
Os pulmões do fumante também começam a liberar muco e substâncias tóxicas que grudam nas vias respiratórias.
Também preste atenção aos sintomas de abstinência que geralmente aparecem nesta fase. À medida que seus pulmões começam a melhorar, você pode sentir sintomas de resfriado comum (dor de garganta, tosse e outros problemas respiratórios).
48 horas
A nicotina causa dependência química, de modo que dá um sinal ao corpo para atender à necessidade de nicotina em um determinado nível.
Se essa necessidade não for atendida, o vício do fumo pode levar à diminuição da função sensorial, especialmente dos sentidos do olfato e paladar.
Após 48 horas, o efeito que ocorre após parar de fumar é que as terminações nervosas voltam a crescer para que os dois sentidos funcionem normalmente.
3 dias
Nesse estágio, todos os níveis de nicotina restantes em seu corpo desaparecerão completamente. A má notícia é que também é nessa fase que os sintomas de abstinência tendem a surgir e aumentar.
Você pode sentir náuseas, cólicas e vários problemas emocionais, além dos sintomas iniciais de abstinência da nicotina.
Tensões e desejos aumentam lentamente durante essa fase e às vezes podem se tornar insuportáveis.
Para combater o vício, recompense ou mime-se com um recorde pessoal de conquistas atuais contra o fumo.
2-12 semanas
No geral, fumar afeta a circulação sanguínea, tornando qualquer atividade física extenuante e excruciante. Como resultado, a saúde do seu corpo diminui.
Depois de semanas sem nicotina, você pode sentir outro efeito de parar de fumar, ou seja, estar livre para fazer outras rotinas físicas sem se sentir enjoado ou cansado.
Essa recuperação de energia é causada pelo processo regenerativo do corpo que começa a ficar ativo novamente. Seu pulmão e função respiratória também começarão a melhorar.
Geralmente, os sintomas de abstinência começam a diminuir quando a pessoa atinge com sucesso esta fase.
3-9 meses
Meses depois de parar de fumar, os efeitos na sua saúde serão ainda mais positivos.
A tosse, o chiado no peito e a dificuldade de respirar devido ao fumo, dos quais você tem se queixado, vão desaparecer lentamente à medida que seus pulmões se regeneram.
Os sintomas de abstinência desaparecerão completamente nesta fase.
1 ano
Esta fase é um trampolim muito monumental para você.
Após um ano de parar completamente de fumar, os perigos do tabagismo, como o risco de doenças cardíacas (doença cardíaca coronária, angina, derrame) diminuirão drasticamente em até 50% em comparação com quando você ainda fumava.
Como já mencionado, parar de fumar é a forma mais eficaz de reduzir o risco de várias doenças crônicas no futuro.
Lembre-se de que o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan afirma que os bons efeitos de parar de fumar desaparecerão quando você decidir fumar novamente.
Portanto, ame o seu corpo e as pessoas mais próximas a você, não se aproximando desses maus hábitos.
Não hesite em pedir ajuda a especialistas, como fazer terapia para parar de fumar ou terapia de reposição de nicotina, para ajudar na sua determinação.