Como os peixes em geral, os peixes selar oferecem um milhão de benefícios para a saúde do corpo graças ao conteúdo nutricional que contém. Na verdade, diz-se que os peixes que vivem nas águas do mar são capazes de prevenir várias doenças crônicas. Confira sua revisão abaixo.
O conteúdo do peixe selar
Fonte: Cleveland Clinictruta ( Selaroides leptolepis ) é um tipo de peixe marinho que apresenta uma característica na forma de uma linha amarela nas escamas. Este peixe marinho é frequentemente comparado ao salmão porque contém os nutrientes de que o corpo necessita.
Abaixo está o conteúdo nutricional da sardinha que você precisa saber.
- Energia: 100 cal
- Proteína: 18,8 g
- Gordura: 2,2 g
- Cálcio: 40 mg
- Ferro: 0,5 mg
- Fósforo: 179 mg
- Sódio: 43 mg
- Potássio: 392,6 mg
- Cobre: 0,10 mg
- Zinco: 0,3 mg
- Retinol (vitamina A): 45 mcg
- Tiamina (vitamina B1): 0,37 mg
- Riboflavina (vitamina B2): 0,2 mg
- Niacina (vitamina B3): 3,4 mg
Os benefícios do peixe selar
O conteúdo nutricional, especialmente potássio e vitamina A, no peixe selar o torna um dos peixes benéficos para a saúde. Portanto, identifique abaixo quais são os benefícios dos peixes selar que você certamente não perderá.
1. Manter a saúde dos olhos
Um dos benefícios do peixe selar é manter a saúde dos olhos graças ao conteúdo de vitamina A nele. Cada 100 gramas de peixe selar contém pelo menos 45 microgramas, esse número não é alto o suficiente para atender às necessidades de vitaminas?
A vitamina A é um tipo de vitamina importante para o corpo. O motivo é que a vitamina conhecida como retinol ajuda a converter a luz captada pelo olho em impulsos elétricos para o cérebro.
Além disso, os antioxidantes da vitamina A também são bons para a produção de fotorreceptores de rodopsina. Os fotorreceptores de rodopsina são fotopigmentos localizados nas células dos bastonetes da retina e são responsáveis pela visão noturna.
Portanto, uma maneira de prevenir a deficiência de vitamina A é comer peixes selar. Isso evita que a saúde ocular seja prejudicada rapidamente e aumenta o risco de cegueira noturna.
2. Melhorar a função cerebral
Basicamente, quase todos os peixes contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3, incluindo o atum. É por isso que os outros benefícios que você pode obter dos peixes é melhorar a função cerebral.
Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras poliinsaturadas que podem ser encontradas nos alimentos. Este ácido graxo desempenha um papel na construção das membranas celulares em todo o corpo e no cérebro.
Relatório da Harvard Health, os benefícios dos ácidos graxos ômega-3 fornecem efeitos antiinflamatórios e antioxidantes. Ou seja, o conteúdo de ácidos graxos nesse peixe pode aumentar as células cerebrais e reduzir os danos cerebrais.
A fim de obter o máximo benefício e nutrição de ômega-3 do peixe selar, você pode apreciá-lo grelhando-o.
5 alimentos nutritivos bons para a saúde do cérebro
3. Manter a saúde óssea
O conteúdo de cálcio, vitamina D e proteína na sardinha acaba desempenhando um papel importante no desenvolvimento e na saúde dos ossos. Veja, o peixe selar é rico em óleo, que é uma fonte de vitamina D e tem ossos como fonte de cálcio.
A vitamina D atua ajudando o corpo a absorver o cálcio. Enquanto isso, o cálcio é necessário para produzir ossos fortes e saudáveis. Sem a ingestão adequada de vitamina D e cálcio, os ossos podem perder massa e enfraquecer.
Como resultado, os ossos se quebram facilmente. No entanto, esses dois tipos de vitaminas e minerais devem ser equilibrados. Se você atender apenas às necessidades de cálcio, o corpo terá dificuldade em absorver esse mineral ósseo devido à falta de vitamina D.
4. Reduz o risco de obesidade
Uma dieta saudável, especialmente para perda de peso, geralmente inclui peixes na dieta. Isso porque um dos benefícios da sardinha é reduzir o risco de excesso de peso ou obesidade.
Relatórios da British Nutrition Foundation, várias evidências mostram que o n-PUFA de cadeia longa na truta tem um impacto positivo na composição corporal. Existem também várias coisas que o conteúdo deste peixe selar faz ao corpo, incluindo:
- perder peso,
- reduzir a circunferência da cintura e
- queimar gordura corporal total.
No entanto, são necessárias mais pesquisas para determinar se as sardinhas têm o mesmo efeito no peso corporal.
5. Benefícios do peixe selar para o coração
Os benefícios dos peixes selar, que não são inferiores a outros tipos de peixes marinhos, protegem a saúde do coração. Esses benefícios são obtidos graças ao conteúdo de ácidos graxos ômega-3 nos peixes.
Como já explicado, o ômega-3 é uma gordura insaturada que pode reduzir a inflamação em todo o corpo. Essa inflamação no corpo pode danificar os vasos sanguíneos e levar a doenças cardíacas e derrames.
A boa notícia é que os ácidos graxos ômega-3 oferecem benefícios à saúde cardíaca de várias maneiras, incluindo:
- reduzir triglicerídeos,
- baixar a pressão arterial,
- ajuda a inibir o processo de coagulação do sangue e
- mantenha a frequência cardíaca regular.
Portanto, os especialistas recomendam comer peixe pelo menos duas vezes por semana para reduzir o risco de doenças cardíacas.
8 melhores fontes de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3
6. Aumente a massa muscular
Para os adeptos do desporto e que pretendem aumentar a massa muscular, a truta pode ser a solução para esse desejo. Isso ocorre porque os peixes selar contêm proteína alta o suficiente, mas com baixo teor de gordura.
A proteína deve representar de 10 a 35 por cento do total de calorias para adultos. Quando você se exercita para ganhar massa muscular, as necessidades de proteína podem ser maiores.
Por outro lado, manter a massa muscular, na verdade, requer menos proteína. Tente obter uma fonte de proteína com baixo teor de gordura, como o salmão, para obter a massa muscular desejada.
7. Superando distúrbios do sono
Você já teve problemas para dormir à noite? Nesse caso, você pode usar as propriedades dos peixes selar para superar esse distúrbio do sono.
Um estudo de Universidade de Oxford deu 600 mg de DHA por 16 semanas a 362 crianças. 40 por cento dos participantes experimentaram distúrbios do sono.
Os especialistas então observaram os níveis de ácidos graxos insaturados (ômega-3 e ômega-6) no sangue. Como resultado, níveis mais elevados de ambos os ingredientes nos peixes foram associados a um sono melhor, incluindo distúrbios do sono e parassonias.
Os cientistas neste estudo argumentaram que níveis mais baixos de DHA foram associados a níveis mais baixos de melatonina. Este nível de melatonina desempenha um papel importante no sono, por isso pode desencadear problemas de sono.
Basicamente, a eficácia do peixe selar não é muito diferente dos benefícios de comer peixe em geral. A razão é que o conteúdo do peixe selar também é bastante semelhante ao de outros tipos de peixe, como proteína, ômega-3 e vários tipos de vitaminas nele.
Embora útil, tente consumir peixes selar adequadamente. Comer muito peixe pode certamente causar problemas de saúde que não podem ser ignorados.