Definição de filariose
A filariose, ou mais conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária causada por vermes filariais.
Esses vermes filiformes vivem no sistema linfático humano (nódulos linfáticos). É por isso que esta doença também é chamada filariose linfática.
No sistema linfático, os vermes afetam o sistema imunológico do corpo e causam infecções.
Esta doença faz com que algumas partes do corpo inchem, especialmente nas pernas, braços e órgãos genitais externos. No entanto, é possível que os seios também inchem.
A filariose é uma doença crônica que pode ter efeitos de longo prazo. Você sentirá dor e inchaço no corpo por muito tempo para perder a capacidade sexual.
Quão comum é a filariose?
A filariose ou elefantíase é uma condição bastante comum em países tropicais e subtropicais, como África, Pacífico Ocidental e Ásia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 886 milhões de pessoas em 52 países correm o risco de serem infectadas com a doença.
Mesmo em 2000, mais de 120 milhões de pessoas foram infectadas, e 40 milhões delas estavam incapacitadas.
Dados do Ministério da Saúde mostram que de 2002 a 2014 os casos de filariose crônica continuaram a aumentar na Indonésia. Os casos mais elevados de deficiência devido a filariose ocorreram na província de East Nusa Tenggara.
Essa condição pode ocorrer em pacientes de qualquer idade e pode ser tratada reduzindo os fatores de risco. Discuta com seu médico para obter mais informações.