Função da enzima lipase para digestão |

As enzimas nos órgãos digestivos desempenham um papel importante na decomposição dos alimentos que você ingere. Dessa forma, os nutrientes dos alimentos podem ser absorvidos pelo trato digestivo. Uma das enzimas que desempenham uma função importante é a enzima lipase.

O que é uma enzima lipase?

A lipase é uma enzima digestiva produzida pelo pâncreas para quebrar os alimentos consumidos. Dessa forma, o corpo pode digerir os nutrientes de que necessita a partir desses alimentos.

Enquanto isso, o pâncreas é um órgão digestivo localizado nas profundezas da cavidade abdominal, sob o fígado e entre o estômago e a coluna vertebral.

A cabeça do pâncreas está conectada ao duodeno ou à primeira parte do intestino delgado. O pâncreas possui um pequeno ducto que fornece a enzima lipase, que é transportada através do ducto pancreático e para a primeira parte do intestino delgado.

A partir daqui, a enzima lipase desempenha a função de ajudar a quebrar os triglicerídeos da dieta em ácidos graxos. Isso faz com que a lipase desempenhe um papel importante no processo digestivo.

Funções das enzimas lipase

Visto que a enzima lipase tem uma função importante nos órgãos digestivos, primeiro identifique qual é a função dessa enzima digestiva para o corpo.

1. Ajuda a regular as reações químicas

Uma das funções da enzima lipase que não deve ser esquecida é que ela ajuda a regular as reações químicas do corpo nos processos metabólicos.

As reações químicas do corpo ocorrem naturalmente, mas o processo é bastante lento. Felizmente, as enzimas lipase ajudam as reações químicas a serem mais rápidas e eficazes.

Além disso, a lipase ajuda a garantir que esse processo ocorra apenas quando o corpo precisar. Dessa forma, o corpo não gastará energia que não é necessária e não precisa acontecer em um determinado momento.

2. Digerir nutrientes

Além de ajudar nas reações químicas, as enzimas lipase têm um papel importante na digestão dos nutrientes dos alimentos que você ingere.

Quando você come alimentos gordurosos, a gordura passa do estômago não digerida para o intestino delgado. Mais tarde, a lipase pancreática decompõe a gordura em pequenas partículas no intestino delgado.

Isso permite que as partículas passem pela parede intestinal e entrem nos vasos linfáticos. Eventualmente, esses fragmentos de nutrientes entram em sua corrente sanguínea.

3. Carregam colesterol

Outra função importante da enzima lipase é ajudar a mover o colesterol para a corrente sanguínea.

No entanto, a lipase em questão é lecitina colesterol aciltransferase (LCAT). Este tipo de enzima digestiva combina colesterol com ácidos graxos.

Esses dois tipos de gordura são então embalados em partículas de transporte, como LDL e HDL. Então, as enzimas moverão cada um desses colesterol, para perto ou para longe da célula.

4. Produz leite materno que os bebês podem digerir

A lipase é uma enzima necessária ao bebê recém-nascido para digerir totalmente e usar a gordura do leite materno. A razão é que essa enzima quebra a gordura do leite e a separa em ácidos graxos livres e glicerol.

A função dessa enzima lipase ocorre porque a lipase produz leite materno com ácidos graxos livres para o recém-nascido. Esse processo continuará até que o pâncreas esteja maduro o suficiente para produzir naturalmente essa enzima.

5. Digestão suave

Não é mais segredo que a enzima lipase desempenha um papel importante no processo digestivo. Na verdade, essa enzima também traz benefícios para pessoas com problemas digestivos.

Isso é especialmente verdadeiro em pessoas com problemas de pâncreas. A razão é que a função prejudicada do pâncreas afeta a produção de enzimas no corpo.

Como resultado, podem ocorrer problemas digestivos. É por isso que o corpo precisa de enzimas pancreáticas adicionais de suplementos, incluindo lipase, para facilitar a digestão.

Tipos de lipase

Geralmente, as enzimas lipase são divididas em vários tipos com base em onde são produzidas, como no pâncreas, boca e órgãos do estômago. Aqui está a explicação.

1. Lipase lingual

As enzimas da lipase lingual são produzidas na boca e têm a função de catalisar a digestão inicial dos ácidos graxos (triglicerídeos).

2. Lipase gástrica

Como o nome indica, essa enzima lipase é produzida no estômago e só digere triglicerídeos com ácidos graxos de cadeia curta.

3. Lipase pancreática

A lipase produzida no pâncreas é a enzima mais importante. O motivo é que a lipase pancreática decompõe parte da gordura da dieta em ácidos graxos e glicerol.

4. Outras lipases

Além dos três tipos de lipases mencionados, existem outros tipos de lipases que você pode precisar saber, incluindo:

  • lipase de ácido lisossol,
  • lipoproteína lipase, e
  • fosfolipase.

Problemas devido a enzimas de lipase prejudicadas

Se a lipase apresentar níveis normais no corpo, é claro que essa enzima desempenhará seu papel adequadamente.

Infelizmente, o nível de lipase no sangue pode aumentar devido a uma série de condições, que vão desde o pâncreas até medicamentos. Se isso acontecer, você pode ter um tipo de doença no sistema digestivo, a saber, hiperlipasemia.

Hiperlipasemia

A hiperlipasemia é uma condição em que o corpo tem excesso de enzimas pancreáticas no sangue. Altos níveis de lipase indicam problemas de digestão e pâncreas, como:

  • pancreatite,
  • obstrução do ducto pancreático,
  • câncer de pâncreas,
  • inflamação da vesícula biliar, ou
  • Doença renal.

Por isso, é importante fazer um teste de lipase para saber se a função e os níveis dessa enzima estão funcionando bem ou não. Se você tiver mais perguntas, entre em contato com o seu médico para entender a solução certa para o seu problema.