9 benefícios da amoreira rica em antioxidantes |

Quando se trata de frutas vermelhas, você pode estar familiarizado com morangos ou amoras. No entanto, você já tentou amora ou amora? Alegadamente, a amora é rica em várias vitaminas, minerais e fitonutrientes que têm benefícios para o corpo.

Conteúdo de amora

A amoreira é uma baga multicolorida comumente cultivada na América do Norte e no continente asiático. Além de ser consumida diretamente, essa fruta também é frequentemente processada em suco, chá, vinho ou seca como passas.

Um punhado amora pesar 100 gramas pode fornecer a seu corpo o seguinte conteúdo nutricional.

  • Energia: 43 kcal
  • Proteína: 1,4 gramas
  • Carboidratos: 9,8 gramas
  • Gordura: 0,4 grama
  • Fibra: 1,7 gramas
  • Vitamina B1: 0,03 miligramas
  • Vitamina C: 36,4 miligramas
  • Vitamina K: 7,8 microgramas
  • Cálcio: 39 miligramas
  • Ferro: 1,9 miligramas
  • Magnésio: 18 miligramas
  • Fósforo: 38 miligramas
  • Potássio: 194 miligramas
  • Zinco: 1,12 miligramas

Benefícios da amora

O conteúdo de vitaminas, minerais e antioxidantes em amora Acredita-se que forneça uma série de benefícios à saúde. Aqui estão alguns deles.

1. Ajude a prevenir a obesidade

Em um estudo com animais, dar amora ajuda a reduzir o excesso de gordura. Os antioxidantes também reduzem a gordura nos órgãos e previnem a inflamação, que é uma das causas da obesidade.

2. Reduzindo o colesterol ruim

O mesmo estudo também mostrou que dar amora em pó ajudou a reduzir os níveis de triglicerídeos, colesterol LDL e colesterol total. Além disso, este extrato de baga também aumenta a quantidade de colesterol HDL, que é bom para o corpo.

3. Manter a saúde do coração

Ao reduzir os triglicerídeos e o colesterol LDL, essa fruta com sabor doce também ajuda a proteger a saúde do coração. Isso ocorre porque o colesterol LDL que se acumula pode formar placas nos vasos sanguíneos, desencadeando doenças cardíacas.

4. Alivia a inflamação

Além de trazer benefícios para o cérebro, a substância C3G da amora também tem um forte efeito antiinflamatório. Estudos anteriores também mostraram que dar amora rotineiramente pode aliviar os sintomas em ratos com inflamação das articulações.

5. Previna doença hepática gordurosa

Outros benefícios da fruta amora é reduzir o risco de doença do fígado gorduroso. A razão é que os compostos antioxidantes dessa fruta, relacionados à fruta-pão, podem inibir o acúmulo e a formação de gordura, principalmente no fígado.

6. Reduz o risco de câncer

Amora tem o potencial de reduzir o risco de câncer de pulmão, estômago e pele. Em testes de laboratório, os compostos polifenólicos nele contidos são capazes de inibir o crescimento e até mesmo a transferência de células cancerosas para outros órgãos do corpo.

7. Manter a saúde do cérebro

Um dos antioxidantes mais abundantes na amoreira é a cianidina 3-O-glucosídeo (C3G). Em estudos com animais, esta substância tem o potencial de prevenir danos cerebrais devido à falta de suprimento de sangue e proteger o cérebro da diminuição da função de pensamento.

8. Benefícios da amora para diabéticos

Frutos silvestres como a amora podem ser uma boa escolha de frutas para diabéticos. Isso ocorre porque a substância 1-desoxinojirimicina nesta fruta pode inibir o trabalho das enzimas de decomposição do açúcar. Portanto, seu nível de açúcar no sangue não aumentará rapidamente.

9. Manter a saúde bucal

De acordo com um estudo de 2016, a amora branca tem efeitos antimicrobianos que podem prevenir cáries, gengivite e periodontite. O extrato da raiz dessa fruta pode até inibir o crescimento de bactérias e fungos.

Coisas que você precisa prestar atenção

Até o momento, não há relatos mencionando os efeitos colaterais da fruta amora para a saúde. Casos dessa alergia a frutas também são muito raros, mas o pólen da amoreira é conhecido por desencadear reações alérgicas em algumas pessoas.

Se você é alérgico ao pólen das plantas de baga ou bétula, pode ter uma reação semelhante ao inalar o pólen da amoreira. As alergias ao pólen geralmente causam espirros, olhos lacrimejantes e nariz entupido ou com coceira.

Embora não haja relatórios definitivos sobre os efeitos colaterais da amora, consuma esta fruta com moderação. Você pode comê-lo fresco ou misturá-lo com outros ingredientes para um lanche saudável.