Fatos importantes para saber sobre o colesterol •

Muitas pessoas pensam que o colesterol é uma substância nociva. Na verdade, essas substâncias gordurosas são propriedades naturais do corpo. Ou seja, o colesterol não é uma substância perigosa. O que exatamente é o colesterol e sua função no corpo? Confira a explicação completa sobre o colesterol e a importância de manter o colesterol normal no corpo a seguir.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de substância gordurosa encontrada em todas as células do corpo. De acordo com um artigo publicado no Family Doctor, essa substância produzida pelo fígado tem as funções de proteger o sistema nervoso e forma certas células e hormônios.

Além de serem produzidas naturalmente pelo corpo, essas substâncias gordurosas também podem ser obtidas nos alimentos que você ingere, incluindo ovos, carne e vários laticínios. No entanto, muitos níveis no corpo podem causar vários problemas de saúde.

Essas substâncias gordurosas circulam no corpo através da corrente sanguínea na forma de lipoproteínas. Existem dois tipos de lipoproteínas que transportam esta substância gordurosa por todo o corpo, nomeadamente HDL ou Lipoproteína de alta densidade conhecido como bom colesterol e LDL ou Lipoproteína de baixa densidade conhecido como colesterol ruim.

Conheça o tipo de colesterol no corpo

Depois de entender o significado do colesterol, agora é a hora de conhecer os vários tipos do corpo. Talvez todo esse tempo você tenha pensado que essa substância gordurosa é uma substância que não deveria estar no corpo e que deveria ser evitada. Na verdade, o corpo ainda precisa disso no sangue, desde que esteja em níveis normais.

A razão é que o corpo precisa de HDL para realizar suas funções. Contanto que você consiga manter os níveis normais, seu corpo pode funcionar adequadamente e evitar vários problemas de saúde

HDL e LDL devem estar sempre em equilíbrio no sangue. Isso ocorre porque os níveis de LDL muito altos ou os níveis de HDL muito baixos podem ter um impacto negativo na saúde.

Esta condição pode causar colesterol alto e aumentar o risco de várias complicações do colesterol, incluindo ataque cardíaco, doença coronariana e insuficiência cardíaca.

Aqui estão os dois tipos encontrados no sangue e você precisa saber.

Bom colesterol (HDL)

Níveis elevados de HDL no sangue são bons para a saúde. Na verdade, isso pode ser um sinal de que os níveis de colesterol no corpo como um todo estão normais. Não é à toa que muitos médicos ou especialistas em saúde aconselham você a aumentar os níveis de HDL no corpo.

O HDL leva o excesso de LDL da corrente sanguínea para o fígado, de modo que o LDL pode ser decomposto e excretado do corpo. Em outras palavras, o HDL ajuda seu corpo a manter os níveis normais de colesterol.

É por isso que altos níveis de HDL na corrente sanguínea podem evitar doenças cardíacas ou derrames. No entanto, isso não significa que a presença de HDL pode eliminar o LDL como um todo. Apenas uma pequena parte do LDL pode ser transportada pelo HDL.

Colesterol ruim (LDL)

Embora os níveis elevados de HDL sejam um bom sinal dos níveis do corpo como um todo, os níveis elevados de LDL são diferentes. O LDL é considerado o colesterol ruim porque, se estiver em excesso na corrente sanguínea, pode causar um acúmulo nas artérias.

O problema é que o acúmulo dessa substância gordurosa pode estreitar as artérias e bloquear o fluxo sanguíneo para o coração. Dessa forma, o risco de desenvolver várias doenças cardíacas também aumenta. Além disso, os níveis excessivos de LDL também causam coágulos sanguíneos que podem desencadear ataques cardíacos a qualquer momento.

Uma maneira de manter os níveis de colesterol normais é diminuir os níveis de LDL. Você pode diminuir os níveis de LDL no sangue melhorando seus hábitos alimentares, fazendo exercícios regularmente ou tomando suplementos para baixar o colesterol, se necessário.

Triglicerídeos

Embora os triglicerídeos não sejam um tipo de colesterol, você não pode simplesmente ignorar essa substância. A razão é que os triglicerídeos também são uma das substâncias gordurosas mais abundantes encontradas no corpo. Para não confundir o conceito dessas duas substâncias gordurosas no sangue, é preciso saber a diferença entre o colesterol e os triglicerídeos.

Os níveis de triglicerídeos no sangue também serão calculados se você fizer um teste de painel de lipoproteínas. Níveis excessivos de triglicerídeos no sangue, junto com níveis elevados de LDL e níveis muito baixos de HDL, podem obstruir as artérias e aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame.

Níveis normais de colesterol para crianças e adultos

Dado que a sua presença ainda é necessária ao organismo, é necessário manter os níveis normais. No entanto, observe que os limites normais são diferentes para crianças e adultos.

O nível de colesterol total significa que consiste em um cálculo de LDL, HDL e triglicerídeos. Os níveis totais no sangue não podem ser calculados se não houver um dos três componentes mencionados. Então, quais são os níveis normais de colesterol para crianças e adultos?

Níveis normais de colesterol para crianças

Não se engane, as crianças também têm a possibilidade de apresentar níveis elevados de colesterol se não mantiverem uma boa alimentação. Portanto, como pai, você precisa prestar atenção aos níveis normais de colesterol das crianças.

Os níveis de colesterol total incluem níveis de LDL, HDL e triglicerídeos e outros lipídeos.

  • Níveis normais de colesterol total para crianças de 2 a 19 anos: 170 miligramas (mg) por decilitro (dL).
  • Níveis normais de LDL para crianças: 100 mg / dL.
  • Níveis normais de HDL para crianças: 45 mg / dL.
  • Conteúdo de gordura diferente de proteína contida no corpo: menos de 120 mg / dL.

Para crianças, o primeiro teste de colesterol deve ser feito entre as idades de 9-11 anos. Depois disso, a criança pode fazer o próximo teste cinco anos após o primeiro teste ser feito. No entanto, também há crianças que fazem este teste desde os dois anos de idade.

Normalmente, o teste é feito porque a criança tem um histórico médico familiar associado a níveis elevados de colesterol, ataque cardíaco ou derrame.

Níveis normais de colesterol para adultos

Enquanto isso, os níveis de colesterol considerados normais para adultos são ligeiramente diferentes.

  • Nível normal de colesterol total em adultos: 125-200 mg / dL.
  • Nível normal de LDL: menos de 100 mg / dL.
  • Os níveis normais de HDL para mulheres e homens são ligeiramente diferentes.
    • Mulheres com 20 anos ou mais: 50 mg / dL ou mais.
    • Homens com 20 anos ou mais: 40 mg / dL ou mais.
  • Níveis normais de triglicérides para adultos: abaixo de 150 mg / dL.

Portanto, pode ser necessário tomar medicamentos se o seu nível de triglicerídeos exceder 200 mg / dL. Ao entrar na idade adulta, o teste deve ser feito a cada cinco anos.

Para homens que entraram na idade de 45-65 anos e mulheres que entraram na idade de 55-65 anos, é melhor ter os níveis dessas substâncias gordurosas verificados a cada 1-2 anos.

Vários benefícios do colesterol para o corpo

A presença dessas substâncias gordurosas é realmente necessária para apoiar os processos metabólicos do corpo. Então, quais são as funções do colesterol no corpo?

1. Protege as células

O corpo consiste em um conjunto de células que formarão um tecido e um órgão. Bem, cada célula do corpo terá uma camada externa como protetora. As células protetoras são constituídas por uma delas a partir do colesterol.

Essa substância contém gordura rígida, por isso é mais ideal para manter a integridade celular do que outros tipos de gordura do corpo. Células fortes irão formar tecidos e órgãos que funcionam perfeitamente.

2. Ajuda a produzir vitamina D

Além de fontes de alimentos, seu corpo pode produzir vitamina D automaticamente quando exposto à luz solar. O truque é converter o colesterol (7-desidrocolesterol) da pele em calcitriol. Esses compostos são então distribuídos diretamente para o fígado e os rins para produzir a vitamina D necessária ao corpo.

A vitamina D desempenha um papel importante na manutenção de ossos e dentes saudáveis, além de ajudar o sistema imunológico e o sistema nervoso a funcionarem de maneira ideal.

3. Hormônios formadores

Uma dessas substâncias gordurosas é o ingrediente básico para a formação de hormônios, especialmente hormônios esteróides que incluem testosterona (hormônio sexual masculino) e estrogênio e progesterona (hormônio sexual feminino). Cada um desses hormônios sexuais desempenha um papel na regulação da função do sistema reprodutor humano.

Além disso, essa substância também desempenha um papel na formação dos hormônios cortisol e aldosterona. Esses dois hormônios desempenham um papel importante na regulação da pressão arterial, respondendo ao estresse e mantendo o equilíbrio eletrolítico do corpo.

4. Formar ácidos biliares

Os ácidos biliares são formados pelo fígado (fígado) com a ajuda do colesterol no sangue. O ácido biliar em si serve para quebrar a gordura da dieta para ser absorvida pelo corpo e usada como energia.

5. Manter a função cerebral

O cérebro é um órgão que contém o colesterol mais alto em comparação com outros órgãos. Reportando a página da Harvard Medical School, 25% desta substância gordurosa corporal está contida no cérebro.

No cérebro, essa substância gordurosa desempenha um papel na facilitação das conexões entre os nervos, chamadas sinapses, que regulam várias funções cerebrais, especialmente para a memória. Outra função dessa substância gordurosa para a saúde do cérebro é manter as células cerebrais.

No entanto, podemos obter todos os benefícios dessas substâncias gordurosas mantendo seus níveis dentro de um limite saudável. O motivo é que os níveis excessivos de colesterol no corpo estão associados a um risco aumentado de várias doenças crônicas.

Faça um teste de colesterol

Como mencionado anteriormente, crianças e adultos são aconselhados a fazer um teste de colesterol. O objetivo é determinar o nível de colesterol no sangue, se está dentro dos limites normais, se está muito alto ou muito baixo. Além disso, muitas vezes não há sintomas de colesterol alto no sangue.

Para verificar os níveis de colesterol, geralmente são feitos exames de sangue. Antes de fazer este teste, o seu médico pode pedir-lhe para jejuar. Isso significa que você não tem permissão para consumir alimentos, bebidas e drogas. Este período de jejum é geralmente feito por 9-12 horas antes da realização do teste.

As amostras de sangue coletadas no momento do teste geralmente são coletadas uma vez. Após a coleta com sucesso, o sangue será analisado em laboratório, onde serão medidos os níveis de HDL, LDL e triglicerídeos.

Os resultados do teste dos níveis de colesterol no corpo como um todo são determinados por esses três componentes e serão expressos em miligramas por decilitro (mg / dL).

Se você quiser que o médico também meça o risco de doença cardíaca que pode ocorrer a partir dos resultados do teste de colesterol, ele também pedirá dados adicionais na forma de idade, sexo e histórico médico familiar. Além disso, o médico também pode buscar informações adicionais, como se você tem o hábito de fumar, tem diabetes e também pressão alta (hipertensão).

Manter os níveis normais de colesterol

Se depois de fazer o teste, o número que aparece no resultado indicar que o seu nível de colesterol está dentro dos limites normais, você deve manter esse número. Ou seja, adote um estilo de vida saudável para evitar que os níveis aumentem. A seguir estão algumas coisas que você pode fazer para manter os níveis normais.

1. Determine um padrão de alimentação saudável

A primeira forma de manter os níveis normais dessas substâncias gordurosas é adotar uma dieta saudável. Uma delas é evitar alimentos ricos em colesterol, como alimentos ricos em gordura saturada, como carnes vermelhas, laticínios ricos em gordura, bolos, biscoitos e alimentos semelhantes.

Se você ainda come alimentos que podem aumentar o LDL com frequência, tente limitá-los a partir de agora para manter os níveis de colesterol normais.

Melhor aumentar a ingestão de alimentos que são bons para o colesterol, como alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3. O motivo é que esse nutriente não aumenta os níveis de LDL no sangue. Além disso, esses nutrientes também podem ajudar a reduzir a pressão arterial.

Além disso, para manter os níveis dessas substâncias gordurosas em níveis normais, escolha gorduras saudáveis ​​para seu consumo, como azeite, abacate e nozes. A gordura presente nesses alimentos não aumenta os níveis de LDL no sangue.

Aumente também a ingestão de nutrientes como a fibra solúvel, porque a fibra pode reduzir o colesterol. Você pode encontrar fibras solúveis em alimentos como aveia, grãos inteiros e frutas como maçãs e peras.

2. Praticar exercícios regularmente

Também é aconselhável aumentar a atividade física para diminuir os níveis de colesterol. A razão, uma das causas do colesterol alto é a preguiça de se mover. O exercício regular pode ajudar a aumentar os níveis de HDL no sangue. No entanto, certifique-se de que as atividades esportivas que você pratica sejam aprovadas pelo seu médico.

Alguns exercícios que você pode fazer são caminhar, andar de bicicleta ou praticar outros esportes que podem deixá-lo mais animado ao fazê-lo. Pelo menos, faça exercícios leves por 30 minutos cinco vezes por semana. Você também pode fazer isso junto com um parceiro, amigo ou membro da família para ficar mais animado.

3. Manter o peso

Também é aconselhável manter um peso corporal ideal. O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver colesterol alto. No entanto, isso não significa que as pessoas com peso corporal ideal ou magras tenham pouca probabilidade de apresentar essa condição.

Mesmo assim, é melhor manter o peso para prevenir ou reduzir o risco de vários tipos de doenças. Lentamente mude pequenos hábitos que têm o potencial de aumentar o peso. Por exemplo, substitua o hábito de beber bebidas açucaradas sempre bebendo água mineral.

Se você quiser comer alimentos doces, procure alimentos doces, mas com poucas calorias. Evite alimentos com alto teor calórico, como balas de geleia ou similares. Além de mudar suas escolhas alimentares, você também pode mudar outros hábitos, como começar a andar mais em vez de andar de veículo durante as viagens. Especialmente se o local for relativamente próximo.

4. Parar de fumar

Um estilo de vida que pode aumentar os níveis de LDL e ultrapassar os limites normais é o tabagismo. Portanto, em vez de fazer um tratamento para o colesterol, certamente é melhor evitá-lo. Se você quiser manter seus níveis de colesterol em níveis normais, pare de fumar. Além disso, o tabaco nos cigarros pode aumentar os níveis de triglicerídeos no sangue.