Peristaltismo problemático causa síndrome do intestino preguiçoso

Você sabia que os intestinos do corpo sempre se movem para empurrar os alimentos? Este processo é denominado peristaltismo. Problemas com peristaltismo podem desencadear um distúrbio denominado síndrome do intestino preguiçoso.

Saiba mais sobre peristaltismo

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, o sistema digestivo continuará a trabalhar para processar os alimentos e bebidas que consumimos todos os dias para obter nutrientes importantes.

O intestino divide os carboidratos em açúcares simples, converte proteínas em aminoácidos e simplifica as gorduras em ácidos graxos e glicerol.

Todos esses nutrientes são necessários ao organismo para o bom desempenho de suas funções, bem como para reparar os danos que possam ocorrer. O processo de quebrar os nutrientes dos alimentos, incluindo proteínas, não é possível sem a ajuda do peristaltismo.

Peristaltismo é o movimento dos músculos que se contraem para impulsionar os alimentos ao longo do trato digestivo. O peristaltismo em si envolve os músculos do esôfago, estômago e intestino delgado e intestino grosso.

Com o peristaltismo, o alimento pode viajar ao longo do trato digestivo para ser digerido e utilizado até que finalmente seja excretado na forma de fezes.

Peristaltismo prejudicado, um sinal de síndrome do intestino preguiçoso

O peristaltismo é muito importante para a digestão, mas às vezes não funciona corretamente. A ocorrência de prisão de ventre ou diarreia é um sinal de um problema de peristalse no trato digestivo, um dos quais é a síndrome do intestino preguiçoso.

Pessoas com síndrome do intestino preguiçoso têm intestinos que funcionam lentamente para mover os alimentos. É por isso que essa síndrome também é freqüentemente chamada de síndrome do intestino lento.

Cada vez que você come, os nervos do trato digestivo enviam sinais aos músculos do trato digestivo para realizar o peristaltismo para que os alimentos se movam.

Infelizmente, em pessoas com síndrome do intestino preguiçoso, o peristaltismo é bloqueado de forma que o movimento dos músculos intestinais se torna mais fraco e lento. Como resultado, os alimentos não podem ser completamente decompostos.

O acúmulo de alimentos não digeridos eventualmente endurece nos intestinos e causa prisão de ventre.

A síndrome do intestino preguiçoso também é conhecida como constipação de longo prazo. A principal causa é a falta de ingestão de fibras por muito tempo.

A síndrome devida ao peristaltismo intestinal também é frequentemente observada em pessoas com distúrbios alimentares, especialmente anorexia nervosa e bulimia. Eles usam laxantes deliberadamente em excesso ou mesmo dependência.

Os laxantes são usados ​​para expelir alimentos para que você não engorde.

Além disso, a síndrome do intestino lento também é comum em pessoas com SII (síndrome do intestino irritável).), usuários de drogas, bem como aqueles em dieta restrita.

Como superar distúrbios do movimento intestinal peristáltico

Como lidar com a constipação causada por movimentos intestinais peristálticos perturbados dependerá do fator causal. Geralmente, essa síndrome pode ser superada com uma dieta rica em fibras para retornar às necessidades diárias de fibra.

Adicione alimentos ricos em fibras à sua dieta, como:

  • Frutas: bananas, maçãs, peras, ameixas, frutas vermelhas
  • Legumes: brócolis, cenoura, repolho, pokcoy, couve-flor
  • Grãos: sementes de linhaça, sementes de girassol, sementes de abóbora
  • Nozes: amêndoas
  • Pão de trigo integral ou sementes de chia

Durante esta dieta, limite o consumo de laticínios e outros alimentos com baixo teor de fibras. Substitua por alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir, kimchi ou tempeh para melhorar a digestão.

Durante este tempo, você também precisa aumentar a quantidade de água potável para 2 a 4 copos do normal. O aumento da ingestão de água durante a constipação pode ajudar a amolecer as fezes para que sejam mais fáceis de evacuar.

O exercício ajuda a digestão

Além de adotar uma dieta rica em fibras e probióticos, você também precisa de uma rotina de exercícios leves para superar o intestino preguiçoso. Os exercícios facilitam a circulação do sangue no estômago, de modo que o movimento peristáltico é mais suave.

O exercício que pode melhorar a digestão é a aeróbica leve que aumenta a respiração e os batimentos cardíacos.

Um melhor condicionamento cardíaco e pulmonar resulta em um fluxo sanguíneo mais uniforme, promovendo, assim, movimentos intestinais mais eficientes.

Exemplos de exercícios aeróbicos que você pode fazer quando está constipado são caminhar ou correr de 10 a 15 minutos todos os dias, andar de bicicleta, nadar ou praticar exercícios aeróbicos.

ver um médico

Se o seu problema de prisão de ventre persistir, mesmo depois de mudar sua dieta e rotina de exercícios, converse com seu médico. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver as seguintes condições:

  • Você tem uma forte dor abdominal que não desaparece com a evacuação
  • Você tem diarreia acompanhada de febre alta
  • Diarreia com calafrios, vômitos e tonturas
  • Tendo dificuldade para defecar que dura mais de uma semana

Não atrase o tratamento do médico, para que o quadro não piore e cause complicações.