Onde está a gema, está a clara. Embora tenham benefícios diferentes, os ovos inteiros são uma fonte completa de proteína de alta qualidade, com apenas algumas calorias. Um ovo tem 5,5 gramas de proteína em 68 calorias totais. Os ovos contêm um nutriente chamado colina, que é muito importante para o corpo e, infelizmente, não é produzido pelo corpo conforme a necessidade. Sem esses nutrientes, podem faltar outros nutrientes importantes, como o ácido fólico. Que parte do ovo tem colesterol zero? Então que parte tem muitas vitaminas? A resposta está abaixo.
Informações sobre o valor nutricional das gemas e claras de ovos
//www.ahealthiermichigan.org/2011/10/11/the-nurtional-value-of-egg-whites-versus-egg-yolks-what-do-you-use/Benefícios das gemas de ovo
1. Vitaminas abundantes
A gema do ovo contém mais vitaminas do que a clara do ovo. Cada gema de ovo contém sete vitaminas, a saber, B6, folato, vitaminas B, B-12, A, D, E e K. Essas vitaminas só podem ser encontradas na gema e não na clara do ovo. Na verdade, as gemas são um dos poucos alimentos que contêm vitamina D de ocorrência natural.
2. Rico em minerais
Como as vitaminas, os minerais são essenciais para a construção de defesas nutricionais, que podem realizar funções corporais, como o equilíbrio de eletrólitos. A gema e a clara do ovo contêm, cada uma, 13 tipos de minerais. Esses minerais incluem cálcio, magnésio, ferro, potássio, sódio e selênio. Embora ambos contenham esses minerais, a gema do ovo tem uma quantidade maior de minerais do que a clara do ovo. Por exemplo, 90% do cálcio e 93% do ferro dos ovos são encontrados na gema.
3. Bom para a saúde dos olhos
Os carotenóides da gema do ovo, especialmente os carotenóides luteína e zeaxantina, são responsáveis por promover a saúde ocular. Esses carotenóides são pigmentos coloridos que dão cor às gemas. Essas substâncias podem reduzir os riscos relacionados à idade, como degeneração macular e catarata. Os carotenóides também atuam como antioxidantes nos olhos, o que permite que eles se protejam dos radicais livres que podem danificar partes da retina. Se a retina for danificada, a capacidade do olho de realmente focar a luz será prejudicada.
4. Bom para o coração
A gema do ovo, com suas vitaminas, minerais e outros nutrientes, também ajuda a promover a saúde cardíaca e cardiovascular. A gema do ovo não apresenta relação direta com doenças cardíacas, mas a colina, como um dos nutrientes presentes, pode regular a função cardiovascular. Além disso, um estudo da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill descobriu que mulheres com uma ingestão 24% maior de colina em comparação com outras mulheres tinham um risco menor de desenvolver câncer de mama.
Benefícios da clara de ovo
1. Bom para prevenir hipertensão
Uma dieta rica em proteínas foi associada a um menor risco de hipertensão, e novas pesquisas sugerem que a clara do ovo é especialmente benéfica. Em um estudo animal publicado na American Chemical Society, cientistas da Clemson University descobriram que um peptídeo chamado RVPSL é encontrado na clara do ovo. Esses compostos podem reduzir a pressão arterial com a mesma eficácia que os medicamentos para baixar a hipertensão (pressão alta), nomeadamente bloqueando os agentes que podem desencadear a pressão arterial elevada.
2. Não tem colesterol
Um ovo contém colesterol suficiente para atender às suas necessidades diárias. No entanto, até 213 mg desse colesterol estão na gema do ovo. Se você comer apenas clara de ovo, estará evitando os elementos prejudiciais. Pessoas que não têm problemas de saúde podem consumir no máximo 300 mg de colesterol por dia, mas aqueles com certas condições (como diabetes ou doenças cardiovasculares) não devem consumir mais do que 200 mg de colesterol por dia.
3. Baixas calorias
Os ovos não são um alimento de alto teor calórico, geralmente têm apenas 71 calorias por grão grande. No entanto, se você não comer gema de ovo, terá reduzido 55 calorias em sua dieta. Em vez de cozinhar uma omelete com três ovos, é melhor usar um ovo inteiro e duas claras de ovo. Dessa forma, você pode minimizar o risco de excesso de calorias no corpo.
LEIA TAMBÉM:
- Mais, menos, consumir café verde
- Por que a doença renal e a hipertensão estão intimamente relacionadas?
- Por que o peso pode aumentar e diminuir em um dia?