A acne é bastante comum a qualquer pessoa. Essa doença de pele geralmente é causada por poros obstruídos por células mortas da pele, bactérias e excesso de óleo. No entanto, não são poucas as pessoas que acreditam que existem tipos de alimentos que causam acne.
É verdade que a comida é a causa da acne?
A causa da acne geralmente ocorre devido ao entupimento dos poros da pele. Esses poros obstruídos eventualmente tornam-se inflamados e causam acne na pele.
A relação entre alimentação e acne ainda não é conhecida. Vários estudos relatam que certos alimentos podem afetar os hormônios e desencadear um aumento na produção de sebo (óleo).
Essa condição é mais comum quando os adolescentes entram na puberdade. Durante a puberdade, o corpo produz mais hormônios chamados semelhante à insulina fator de crescimento 1 (IGF-1). Alguns estudos mostram que o IGF-1 pode aumentar a produção de óleo e piorar as condições de acne.
Na verdade, certos alimentos também podem aumentar os níveis de IGF-1. Portanto, muitas pessoas acreditam que os alimentos podem causar acne se consumidos em excesso.
Tipos de alimentos que causam acne
Depois de reconhecer o que faz com que certos alimentos causem acne, saiba quais tipos de alimentos você deve evitar. Alguns dos alimentos abaixo são mais bem prevenidos do que até mesmo causar acne incômoda.
1. Produtos lácteos
Leite e produtos lácteos são um tipo de alimento conhecido há muito tempo como a causa da acne. Por que é que?
Vários estudos mostraram que as pessoas que consomem um pouco mais de produtos lácteos têm maior probabilidade de desenvolver acne. Mesmo assim, o consumo de leite processado é mais frequentemente o cérebro por trás desse problema do que o leite integral.
Os produtos lácteos têm maior probabilidade de desencadear um aumento nos hormônios insulina e IGF-1 como causa da acne. O motivo é que o consumo de laticínios, como iogurte, sorvete e leite desnatado geralmente contém mais açúcar.
Se os laticínios mencionados forem consumidos junto com outros alimentos açucarados, pode ocorrer um aumento no hormônio insulina. Quando os níveis de insulina e IGF-1 no sangue estão bastante altos, isso desencadeia uma reação para aumentar a produção de sebo.
No entanto, essas duas coisas podem acontecer por causa dos fatores desencadeadores da acne facial. Por exemplo, mudanças hormonais durante a puberdade, infecções bacterianas, qualidade geral da dieta e doenças da pele.
O consumo de laticínios pode não ser a principal causa da acne quando você tem pele oleosa, que é mais propensa a erupções cutâneas.
2. Chocolate
Você já deve ter ouvido falar que o chocolate também pode ser um alimento que causa acne. Na verdade, muitos estudos têm discutido esse assunto, mas os resultados ainda são inconclusivos.
Pesquisa do jornal Citocinas mostra que o chocolate pode piorar e tornar mais comuns as acne. Isso porque o chocolate pode aumentar a liberação das proteínas interleucina-1B (IL-IB) e IL-10.
A liberação desta proteína fará com que bactérias causadoras de acne ( P. acnes ) pode infectar a pele. Mesmo assim, não se sabe ao certo o que faz o chocolate desencadear o crescimento de acne na pele.
O chocolate é um alimento saudável? Esses são os fatos!
3. Alimentos e bebidas com alto teor de açúcar
Comer muitos alimentos e bebidas que contenham açúcar e carboidratos abaixo pode realmente aumentar o risco de erupções cutâneas.
- arroz branco
- Bebidas engarrafadas e refrigerantes
- Pão branco e bolo (bolo)
- Cereal instantâneo
- Doce
- Macarrão e macarrão feito de farinha de trigo
Veja, os alimentos que contêm carboidratos refinados e açúcar tendem a ser de alto índice glicêmico. Alimentos com alto índice glicêmico geralmente fazem com que o corpo produza mais insulina e eleva os níveis de açúcar no sangue rapidamente.
Quando isso acontece, os níveis de outros hormônios são afetados e é provável que a produção de óleo na pele também aumente. Se a produção de óleo for excessiva, alguns tipos de acne podem aparecer facilmente.
4. Fast food
O fast food geralmente contém altos níveis de açúcar, sal e laticínios. Isso é o que faz as pessoas suspeitarem do fast food como a causa da acne.
Isso é comprovado por meio de pesquisas de Jornal da Academia Europeia de Dermatologia . O estudo relatou que os participantes que comiam regularmente fast food, especialmente salsichas e hambúrgueres, tinham um risco 24% maior de desenvolver acne.
No entanto, os pesquisadores não sabem ao certo se comida rápida realmente contribuem para a acne. A razão é que o conteúdo de leite, açúcar, sal e produtos animais nele é bastante suspeito.
Além disso, principalmente comida rápida alto teor de óleo. Quanto mais alimentos oleosos você ingere, mais provável é que o teor de gordura no sebo também seja maior.
Lembre-se de que a maioria dos estudos sobre fast food mostra apenas hábitos alimentares e risco de acne. Isso não significa comida rápida é um gatilho para a acne que definitivamente ocorre toda vez que você o consome.
5. Proteína de soro de leite
A proteína whey é um tipo de proteína frequentemente usada em alimentos e suplementos esportivos. Esse tipo de proteína também é uma fonte rica em ácidos leucina e glutamina.
No entanto, a proteína do soro de leite, que geralmente está contida na proteína do leite, pode causar acne. Essa afirmação está relacionada ao hormônio que também torna o leite uma causa da acne, ou seja, o IGF-1.
IGF-1 é um hormônio de crescimento que pode acelerar o crescimento muscular. Por outro lado, esse hormônio também pode causar acne. Altos níveis de IGF-1 podem desencadear um aumento na produção de sebo (óleo).
O hormônio IGF-1 também reduz o fator derivado de FOXO1 nas células da pele. A pele com tendência à acne é geralmente deficiente em FOXO1 e está intimamente relacionada aos fatores desencadeantes da acne, como alterações hormonais e produção de sebo.
Como resultado, acostumar-se a beber leite proteico pode reduzir a FOXO1, de modo que a saúde da pele diminui e tende a ter acne.
6. Alimentos ricos em ômega-6
Alimentos ricos em ômega-6, como milho e óleo de soja, também são suspeitos de causar acne. Nesta era moderna, algumas pessoas estão mais inclinadas a comer alimentos ricos em ômega-6 e menos ômega-3.
Esse desequilíbrio entre os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 estimula o corpo a sofrer inflamações que podem piorar a acne, resultando em infecção por acne.
Enquanto isso, os suplementos com ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a inflamação e têm demonstrado ajudar no tratamento da acne. No entanto, é claro que mais pesquisas são necessárias para provar isso.
7. Gordura trans
Além de obstruir as artérias do coração, os alimentos que contêm gorduras trans também podem desencadear o crescimento da acne.
As gorduras trans geralmente vêm de óleos vegetais que foram usados para cozinhar e são comumente encontrados em alimentos processados, como biscoitos e manteiga. Se consumidas em excesso, as gorduras trans podem causar inflamação que desencadeia a acne.
Isso também se aplica a alimentos com outras gorduras saturadas, como carne vermelha, queijo e manteiga. Alimentos ricos em gordura saturada estão frequentemente associados a níveis elevados de insulina.
Infelizmente, o aumento drástico da insulina pode estimular a produção de hormônios sexuais, o que também aumenta o risco de acne.
8. Certos alimentos com diferentes reações sensíveis
Em alguns casos, o corpo pode reagir com mais sensibilidade a certos alimentos. Essa sensibilidade ocorre quando o sistema imunológico reconhece erroneamente um alimento como uma ameaça. Como resultado, o sistema imunológico responde a isso.
Se isso acontecer, o corpo irá desencadear a inflamação e circular por todo o corpo. Como resultado, a condição da acne existente piora e aparecem novas.
Outras pessoas podem não ter esse problema, mas em um corpo que tende a ser sensível, esses alimentos podem ser a causa da acne.
Você pode descobrir quais alimentos desencadeiam a acne seguindo uma dieta de eliminação supervisionada por um nutricionista ou especialista em nutrição.
Comece a ser observador na escolha de alimentos a partir de agora
Além da comida, é difícil determinar o que causa a acne. Consumir um alimento ou limitar outro pode não ter um impacto direto em sua acne.
Isso porque muitos são os fatores que predispõem uma pessoa à acne, que vão desde a genética, erros no cuidado da pele, até a higiene. Portanto, mais pesquisas são necessárias para examinar a relação entre alimentos e acne.
Mesmo assim, existem várias maneiras que podem ser feitas para prevenir a acne que pode ser causada pela acne, que são as seguintes.
- Consuma frutas e vegetais suficientes.
- Atenda às necessidades de fluidos bebendo água.
- Limite os alimentos que são ricos em açúcar e laticínios.
- Escolha alimentos ricos em antioxidantes.
Em essência, também é importante manter sua pele saudável, escolhendo os alimentos que você ingere, para não ter que se preocupar em se livrar das espinhas inflamadas.