Cisto ovariano: sintomas, causas, tratamento, etc. •

Definição

O que é um cisto ovariano?

Um cisto ovariano é uma condição na qual um saco cheio de líquido está presente sobre ou na superfície do ovário.

Os ovários, ou ovários, são órgãos que fazem parte do sistema reprodutor feminino. Este órgão está localizado na parte inferior do abdômen, em ambos os lados do útero. Cada mulher normalmente tem dois ovários, mas eles variam em tamanho.

A função dos ovários é produzir óvulos, bem como hormônios encontrados no corpo feminino, como estrogênio e progesterona.

Um cisto é um tecido que tem a forma de um saco e é coberto por uma membrana ou membrana. Esse tecido pode ser preenchido com líquido, semelhante a um caroço em uma queimadura ou bolha. No entanto, não é incomum que os cistos sejam sólidos ou cheios de ar.

Um cisto é diferente de um abscesso porque não contém pus. A maioria dos cistos nos ovários é inofensiva e desaparece por conta própria sem tratamento médico com a idade.

No entanto, em alguns casos, os cistos podem causar dor, sangramento e outros sintomas. Se o cisto tiver mais de 5 cm de diâmetro, um procedimento cirúrgico imediato deve ser realizado para remover o cisto.

Quão comuns são os cistos ovarianos?

Os cistos ovarianos são uma condição bastante comum. Essa condição é mais comum em mulheres que ainda estão apresentando ciclos menstruais, bem como em mulheres que estão prestes a entrar na menopausa.

De acordo com a Saúde da Mulher, a maioria das mulheres tem pelo menos um folículo ou cisto radicular por mês. Algumas mulheres não sabem da existência de um cisto, a menos que o tamanho e o número de cistos aumentem. Até 8% das mulheres que entram na menopausa têm cistos maiores e precisam de tratamento adicional.

A maioria dos casos dessa condição ocorre em mulheres com idade entre 30-54 anos. No entanto, não é incomum que esses casos sejam encontrados em pacientes idosos ou meninas adolescentes.

Alguns tipos de cistos ovarianos podem se transformar em células cancerosas. No entanto, nem todos os tipos de cistos podem se tornar tumores cancerígenos. O risco de ter câncer de ovário aumenta com a idade.

O cisto ovariano é uma condição que pode ser tratada controlando os fatores de risco existentes. Para saber mais informações sobre essa condição, você pode consultar um médico.