Você está sempre ocupado com uma agenda lotada de atividades todos os dias? Nesse caso, você deve ter cuidado ao escolher a maneira certa de manter seu sistema imunológico para não ficar doente facilmente. Além de descanso adequado e refeições regulares, você também deve equilibrar o consumo de zinco e vitamina C. Por que deveria ser ao mesmo tempo? Isso tem alguma coisa a ver com o processo de absorção da vitamina C? Confira todas as respostas na revisão a seguir.
A importância de acompanhar o consumo de zinco e vitamina C
Por causa das atividades densas que você tem que viver todos os dias, você deve manter um corpo saudável para não adoecer facilmente. Especialmente se sua dieta for irregular, existe a possibilidade de um ou dois nutrientes no corpo não estarem recebendo o suficiente.
Essa condição acabará por causar problemas de saúde, incluindo um sistema imunológico enfraquecido. Então, isso afetará diretamente suas atividades diárias. Por exemplo, se você adoece, mesmo que seja apenas um resfriado ou uma tosse normal, isso acaba atrapalhando atividades importantes do dia a dia.
Não precisa se preocupar, é aqui que o papel do zinco e da vitamina C assumirá as defesas do seu corpo. Por quê? Dê uma olhada em algumas das funções do zinco e da vitamina C abaixo:
Função do zinco
- Regular a função do sistema imunológico
- Previna o ataque de gripe
- Previna pneumonia ou outras infecções do sistema respiratório
Funções da vitamina C
- Impede uma diminuição do sistema imunológico
- Reduza o risco de doenças cardíacas
- Previna complicações de gripes mais graves, como pneumonia e infecções pulmonares
- Acelere a cura de infecção ou inflamação
Depois de compreender totalmente a função do zinco e da vitamina C, pode-se concluir que a combinação desses dois nutrientes será muito útil na manutenção do sistema imunológico todos os dias.
Por que você precisa de zinco para ajudar a absorver a vitamina C?
A maioria das pessoas prioriza apenas a fonte de ingestão de vitamina C, sem prestar atenção à ingestão de zinco. Na verdade, o zinco pode ajudar a absorver a vitamina C de maneira adequada quando comido ou tomado junto.
A razão, de acordo com o European Journal of Immunology, o zinco no corpo é útil para ativar as células T (linfócitos T). As próprias células T atuam no corpo de duas maneiras. A primeira maneira é controlar a resposta imunológica. O segundo ataca as células que carregam os germes. Portanto, se o corpo não tiver zinco, seu sistema imunológico também ficará prejudicado.
O American Journal of Clinical Nutrition afirma que as pessoas com deficiência de zinco serão suscetíveis a vários tipos de patógenos (sementes de doenças) que eventualmente causam doenças.
Enquanto isso, de acordo com pesquisas do World Journal of Gastrointestinal Pathophysiology, a deficiência de zinco pode afetar seu sistema digestivo. Com um sistema digestivo que não é o ideal, é claro que a absorção de outros nutrientes, incluindo a vitamina C, é interrompida. Sim, os especialistas identificaram uma deficiência moderada de zinco (moderado) com absorção prejudicada de alimentos.
Portanto, você também precisa ter uma ingestão diária de zinco suficiente para que o corpo possa absorver a vitamina C de maneira ideal. É inútil fornecer uma grande quantidade de vitamina C ao corpo se ela não puder ser absorvida. Finalmente, a vitamina C será excretada novamente pelo corpo através da urina.
Quais são as fontes de zinco e vitamina C?
Existem muitas fontes alimentares de zinco e vitamina C que você pode encontrar facilmente todos os dias. As fontes de alimentos com alto teor de vitamina C incluem laranja, goiaba, mamão, kiwi, morango, abacaxi, manga, brócolis e couve-flor. Enquanto as fontes de alimentos que são ricas em zinco são carne bovina, feijão comprido, ervilha, noz-pecã, espinafre, carne de frango ou pato e vários tipos de frutos do mar.
No entanto, se você não pode tomar vitamina C e zinco ao mesmo tempo, existem outras alternativas que você pode fazer. Uma delas é atender às necessidades de zinco e vitamina C do corpo, tomando suplementos.