Além de receber tratamento médico, os pacientes com TB (tuberculose) precisam manter um estilo de vida saudável. Uma maneira é comer alimentos saudáveis e nutritivos, como o leite, para que as necessidades nutricionais sejam satisfeitas. No entanto, você sabe que tipo de leite é melhor para quem sofre de tuberculose? Confira abaixo dicas sobre como escolher leite para quem sofre de tuberculose.
Um paciente com tuberculose pode beber leite?
O leite contém muitos benefícios que nutrem o corpo, desde cálcio, vitamina D, gordura e proteína animal. O conteúdo nutricional nele ajuda a manter a saúde óssea, aumentar a energia e construir células corporais.
Os benefícios do leite abundante são uma pena se você perder, especialmente para pessoas com tuberculose que realmente precisam de uma boa nutrição.
Pacientes com tuberculose podem consumir leite. No entanto, nem todos os tipos de leite no mercado são bons para quem sofre de tuberculose.
Em 2004, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na América relataram um bebê de 15 meses que morreu de tuberculose peritoneal devido à infecção. Mycobacterium bovis.
A bactéria M. bovis é uma bactéria complexa de Mycobacterium tuberculosis que infectam o gado. A entrada dessas bactérias no corpo humano pode ocorrer por meio do consumo de leite não pasteurizado de vacas infectadas.
Então, o que esse caso tem a ver com pessoas com TB pulmonar?
Geralmente, a causa da tuberculose são bactérias Mycobacterium tuberculosis. Acontece que a bactéria M. bovis também pode causar a mesma doença. Essas bactérias podem atacar não apenas os pulmões, mas também os gânglios linfáticos, o revestimento do estômago e outras partes do corpo.
A bactéria M. bovis presente nas vacas pode passar pelo leite que você consome. É por isso que os pacientes com tuberculose não devem beber leite.
Então, que tipo de leite é bom para as pessoas com tuberculose?
Para que você não faça a escolha errada, aqui estão algumas dicas sobre como escolher um bom leite para quem sofre de tuberculose.
1. Escolha leite pasteurizado
O melhor leite para pessoas com tuberculose é o leite pasteurizado, não o leite cru (leite cru) que vem direto do leite de vaca.
A pasteurização é um método para esterilizar o leite das bactérias nele presentes. O truque é aquecer o leite a uma determinada temperatura por um determinado período. O calor matará as bactérias que podem infectar seu corpo se você o beber.
Existe também um outro método para matar bactérias no leite, chamado Ultra High Temperature (UHT). A diferença é que o ajuste de temperatura UHT é muito mais alto do que o processo de pasteurização. Portanto, você pode escolher o leite que é rotulado com informações de pasteurização ou processo UHT na embalagem.
2. Ajuste-se à saúde dos pacientes com TB
O melhor leite para quem sofre de tuberculose deve estar de acordo com o estado de saúde do corpo. Ou seja, não é incomum que pessoas com TB tenham outros problemas de saúde, como hipertensão. Em pessoas com essa condição, é melhor escolher leite com baixo teor de gordura.
Pacientes com hipertensão apresentam alto risco de doenças cardíacas. Portanto, a ingestão de gordura deve ser limitada, inclusive do leite consumido.
O mesmo ocorre com as mulheres grávidas que sofrem de tuberculose. É melhor escolher um leite especial para mulheres grávidas. O leite de mulheres grávidas geralmente é mais rico em ácido fólico, ferro e outros minerais importantes do que o leite normal.
3. Veja a categoria de idade
Além de prestar atenção ao processo de embalagem, também é necessário observar a faixa etária do leite a ser adquirido. A razão é que a tuberculose pode atacar bebês a idosos e o leite também tem metas de idade diferentes.
O conteúdo nutricional do leite para adultos e crianças é diferente. O conteúdo é ajustado às diferentes necessidades nutricionais de crianças e adultos. Portanto, não dê leite para adultos para crianças com TB. Seria melhor se você ajustasse a escolha do leite à idade da criança na época.
4. Em caso de dúvida, consulte um médico ou nutricionista
Escolher o leite certo para quem sofre de tuberculose pode não ser uma tarefa fácil para todos. Principalmente se o paciente tiver alergias ou certos problemas de saúde.
Se você tiver dificuldades, não hesite em consultar um médico ou nutricionista. Médicos e nutricionistas irão auxiliá-lo na escolha do leite e derivados certos de acordo com suas necessidades.