A gravidez começa com o espermatozoide entrando no útero da mulher para fertilizar um óvulo. No entanto, a má qualidade do esperma pode dificultar esse processo, talvez até impedi-lo. A gravidez não pode acontecer. O que pode fazer com que os espermatozoides saudáveis diminuam em qualidade - ou mesmo morram por completo?
Várias coisas podem reduzir a qualidade do esperma
1. Use lubrificante assassino de esperma (espermicida)
Alguns lubrificantes sexuais contêm o conservante ácido clorídrico, que pode reduzir a qualidade do esperma e diminuir a fertilidade masculina. A consistência espessa do lubrificante também torna o movimento dos espermatozoides na vagina mais fraco.
Além disso, existem lubrificantes que contêm o espermicida nonoxinol-9. Este lubrificante pode matar os espermatozoides ou interromper seu movimento antes que eles possam entrar no útero.
2. Estresse
Um estudo descobriu que o estresse severo contínuo pode realmente afetar a fertilidade e aumentar o risco de infertilidade em homens. Homens que passam por estresse constante tendem a ter espermatozoides de pior qualidade do que homens que conseguem administrar bem o estresse.
Isso ocorre porque níveis muito elevados de hormônios do estresse podem suprimir os níveis de testosterona, interferindo assim no processo de formação de espermatozoides saudáveis nos testículos. O estresse severo também está relacionado à inflamação que pode matar os espermatozoides quando eles estão apenas sendo produzidos.
3. Coma muitos alimentos processados
Pesquisadores de Harvard descobriram que de 155 homens, aqueles que comeram as carnes mais processadas, como salsicha, carne enlatada, nuggets e outras carnes processadas, tiveram as contagens de espermatozóides e malformações mais baixas do que os homens que costumavam comer de forma mais saudável, especialmente peixe fresco com alto teor de ômega -3s., Como salmão e atum.
Produtos químicos em produtos de carne processados podem inibir a produção do hormônio testosterona, reduzindo assim o número e a qualidade dos espermatozoides. Enquanto isso, os ácidos graxos ômega-3 em peixes podem promover a formação de espermatozoides saudáveis e não são facilmente danificados.
4. Armazenar o celular no bolso da calça
Os telefones celulares podem degradar a qualidade do esperma, ou até mesmo matá-lo, se você colocá-lo no bolso da calça próximo aos testículos.
A radiação do sinal do telefone celular transmite energia térmica que pode causar danos ao DNA das células espermáticas, reduzindo assim a agilidade dos espermatozoides em até 8%. Calor do corpo Smartphone Também aumenta a temperatura nos testículos e inibe a produção de novos espermatozoides.
Se você tiver que carregar seu telefone o dia todo, é uma boa ideia mantê-lo no bolso da jaqueta ou colocá-lo na bolsa.
5. Beber muito álcool
Beber muito álcool também pode diminuir os níveis de testosterona. Isso tem um impacto sobre o número de espermatozoides saudáveis produzidos, que é menor do que antes.
Além disso, o movimento do esperma também se torna menos ágil e a forma do esperma é menos do que perfeita.
6. Dormir tarde
Homens acostumados a dormir até tarde e a ficar acordados até tarde (dormindo menos de 6 horas por noite) experimentaram uma diminuição de 31% na fertilidade em comparação com homens que conseguiam dormir regularmente de 7 a 8 horas por noite.
A falta de sono afeta a produção do hormônio testosterona, que é muito importante na produção de espermatozoides.
7. Costuma comer junk food
A comida lixo também pode fazer com que os espermatozoides morram. Um estudo mostrou que alimentos ricos em gordura saturada, como comida sem qualidade faz com que a qualidade dos espermatozoides se deteriore, caracterizada por um fraco movimento de natação e forma anormal. A gordura saturada também reduz a produção de espermatozóides saudáveis.
Homens que comem regularmente junk food têm 43% menos contagem de espermatozoides, portanto, seu esperma está até 38% diluído.