Como ler os resultados do teste de ECG? •

Assim que você sentir os sintomas que apontam para uma doença cardíaca, consulte imediatamente um médico. Existem várias maneiras de descobrir se o seu coração está com problemas, uma das quais é um teste de eletrocardiograma. Então, se você fez um teste de ECG, como você lê os resultados?

O que é um teste de ECG?

O eletrocardiograma é um teste realizado para determinar a atividade elétrica do músculo cardíaco. Em outras palavras, esse teste mostrará se a frequência cardíaca de uma pessoa está normal ou não.

Observe que o coração é dividido em partes superiores e inferiores. A parte superior denominada átrio ou átrio consiste nos átrios direito e esquerdo. Enquanto isso, a parte inferior do coração é chamada de câmara ou ventrículo. Assim como o foyer, o cubículo também consiste em um lado direito e um lado esquerdo.

O sistema de bombeamento do sangue começa com a entrada de sangue sujo contendo dióxido de carbono no átrio direito do coração. Em seguida, o sangue flui para o ventrículo direito para ser bombeado para os pulmões. Chegando aos pulmões, o dióxido de carbono no sangue será trocado por oxigênio.

O sangue limpo e oxigenado é então levado de volta ao coração pelas veias e bombeado para o ventrículo esquerdo. A partir daqui, o ventrículo esquerdo bombeia sangue por todo o corpo.

Todo esse processo é possível graças aos impulsos elétricos do coração. Impulsos elétricos vêm de células nó sinoatrial (Nó SA) no átrio direito. Este sinal viaja para as células nó atrioventricular (Nó AV), então flui ao longo do caminho denominado pacote de Dele.

Mais tarde, a eletricidade se propaga nas paredes direita e esquerda do coração, fazendo com que as câmaras do coração se contraiam para bombear o sangue.

O ECG pode ser usado para detectar problemas cardíacos, como ataques cardíacos, disfunção elétrica e outros distúrbios. Normalmente, um teste de eletrocardiograma é combinado com um teste de ecocardiograma, que visa verificar a capacidade do coração de bombear sangue.

Durante o procedimento, dispositivos de patch chamados eletrodos conectados ao monitor serão colocados no tórax e na área ao redor. Em seguida, a máquina começa a registrar a atividade dos sinais elétricos que fazem seu coração bater.

O computador que registra essas informações exibe linhas onduladas no monitor. Essas linhas são então impressas em papel.

Como ler um teste de ECG?

Fonte: Bio Ninja

Depois de compreender o sistema de impulso elétrico no coração, a próxima etapa é conhecer os componentes do gráfico de ECG.

Existem vários componentes importantes que devem ser considerados nos resultados do ECG, a saber:

  • Onda P,
  • Complexo QRS,
  • Onda T, e
  • Intervalos de PR.

As ondas P representadas com pequenas saliências indicam despolarização atrial, na qual os dois átrios do coração se contraem.

O complexo QRS, que se parece com um V invertido, representa a despolarização quando os ventrículos do coração se contraem.

Enquanto a onda T indica repolarização ventricular, onde os ventrículos estão em repouso.

Você também deve saber como contar os quadrados no papel de EKG. Se você prestar atenção, o plano de fundo do padrão do gráfico de ECG consiste em linhas que formam pequenas caixas.

Esta linha ajudará a saber se o padrão do gráfico de ECG é normal ou não. A linha vertical indica a tensão ou pressão elétrica do músculo cardíaco em mV (milivolts). Enquanto a linha horizontal indica a duração.

A linha vertical no pequeno quadrado é equivalente a 0,1 mV, sua duração é de 0,04 segundos. Já em uma caixa grande, a pressão elétrica é equivalente a 0,5 mV e a duração é equivalente a 0,2 segundos.

Além disso, você pode ler o EKG observando a forma de onda P, medindo o intervalo PR e medindo o complexo QRS.

Em um ECG normal, a onda P deve ser claramente visível com uma saliência para cima. Se a onda P estiver ausente ou invertida, isso pode indicar uma forma de arritmia, como um ritmo juncional.

A próxima etapa é medir o intervalo PR que se estende desde o início da onda P até o início do complexo QRS. O intervalo PR representa o tempo entre a contração atrial e a contração ventricular do coração.

Para fazer isso, conte o número de quadrados cruzados pela linha do intervalo e multiplique por 0,04 segundos. Um ECG cardíaco normal varia de 0,12 a 0,20 segundos. Se o tempo for superior a 0,20 segundos, existe a possibilidade de uma arritmia causada pelo bloqueio do fluxo elétrico do coração.

A análise do médico ainda é necessária

Mesmo que você conheça os fundamentos da leitura de um eletrocardiograma, não deve fazer um diagnóstico com base nas leituras sozinho. A análise de um médico ainda é necessária para saber realmente sua condição.

Ao se submeter ao procedimento, geralmente você não precisa de nenhum preparo especial. Você só precisa vir ao hospital de acordo com um horário pré-determinado. Depois disso, você pode ir direto para casa.

Se o EKG estiver normal, você pode não precisar de exames adicionais. É diferente se os resultados do ECG mostram anormalidades, geralmente o teste de ECG precisa ser repetido mais outros testes cardíacos, como um ecocardiograma.

Você precisa de testes regulares de ECG?

Você não precisa de um EKG se não tiver fatores de risco para doenças cardíacas ou se apresentar sintomas que sugiram uma possível doença cardíaca.

O teste de EKG só é necessário se você pertencer a um grupo de risco, como hipertensão ou sintomas como dor no peito, falta de ar e batimento cardíaco irregular.

Às vezes, um teste de ECG também é feito para requisitos de trabalho ou para fins de triagem, se você tiver histórico pessoal ou familiar de doença cardíaca e diabetes.

Para saber se você está em risco, é melhor verificar sua condição com seu médico. Posteriormente, o médico fornecerá soluções em relação a certos exames ou tratamentos a que você deve se submeter.