Como superar sentimentos sensíveis para uma vida mais calma •

Os sentimentos e emoções de cada pessoa são diferentes. Existem pessoas que são mais indiferentes, mas também existem pessoas que têm sentimentos mais sensíveis. Pessoas mais sensíveis tendem a se ofender facilmente e até mesmo a pensar excessivamente nas palavras ou ações dos outros. Então, como lidar com sentimentos sensíveis demais para manter a calma?

Por que algumas pessoas têm sentimentos mais sensíveis?

Aparentemente, algumas pessoas nascem com sentimentos mais sensíveis do que a maioria dos indivíduos.

Reportagem da Psychology Hoje, as pessoas com alta sensibilidade têm um cérebro ligeiramente diferente e são facilmente acionadas por estímulos externos.

Essa forma de estimulação nem sempre é emocional, mas também pode ser na forma de informações sensoriais. Isso os torna muito mais sensíveis ao som, luz e até cheiros.

Por que isso acontece? O cérebro de pessoas sensíveis tem uma ínsula muito ativa. A ínsula é a parte do cérebro que se preocupa com a percepção das coisas ao nosso redor.

Não é à toa que essa característica é encontrada em muitos artistas e escritores porque está intimamente relacionada à criatividade e a um alto senso de empatia.

Ao mesmo tempo, pessoas excessivamente sensíveis são propensas a problemas mentais porque muitas vezes são oprimidas por seus próprios sentimentos.

Isso está relacionado aos resultados da pesquisa em Personalidade e diferença individual em 2014.

No estudo, a hipersensibilidade pode estar ligada à presença do gene 5-HTLPR, que é freqüentemente encontrado em condições psicológicas como a depressão.

Então, como você lida com sentimentos excessivamente sensíveis?

Às vezes, ter sentimentos que são mais sensíveis do que outras pessoas pode beneficiá-lo de várias maneiras. Por exemplo, ter um sentimento de empatia e alta tolerância.

No entanto, também torna mais fácil sentir estresse, que pode surgir de uma variedade de fatores.

Conflitos com amigos, críticas de superiores no trabalho e até mesmo altas expectativas de parentes também podem desencadear estresse.

Felizmente, você pode lidar com essa condição e superá-la com algumas etapas. Aqui estão algumas maneiras de lidar com sentimentos sensíveis:

1. Entenda como você está se sentindo

O primeiro passo mais importante começa com você. Tente identificar como você se sente quando surge um problema, conflito ou gatilho de estresse.

Você está com raiva, desapontado, triste ou tem outros sentimentos?

Depois de encontrar a palavra que melhor descreve sua emoção, passe para a próxima maneira de lidar com a emoção causada por seus sentimentos sensíveis.

Pergunte a si mesmo. Por que esses sentimentos surgem?

Por exemplo, você pode ficar com raiva e desapontado depois de conversar com um amigo. Esses sentimentos de raiva e tristeza surgiram do que seu amigo disse que o ofendeu?

Reconhecer e nomear o tipo de emoção que está sentindo, e entender o que a desencadeia, pode ajudá-lo a dar os próximos passos para lidar com a emoção que está sentindo.

2. Evite criticar seus próprios sentimentos

O que as pessoas sensíveis costumam fazer é criticar seus próprios sentimentos.

Por exemplo, quando se deparam com um problema, dizem: "Eu não deveria estar tão triste ou zangado."

Uma coisa que você precisa entender é que qualquer emoção ou sentimento não pode ser completamente eliminado. Todos certamente sentirão qualquer tipo de emoção, seja raiva ou tristeza.

Se você não tentar identificar seus sentimentos e, em vez disso, "livrar-se" da emoção que existe, você se acostumará a pensar que sentir raiva e tristeza é uma forma de fracasso.

Na verdade, esse método não o ajudará a lidar com seus sentimentos sensíveis.

3. Determine as etapas a serem tomadas

Outra maneira de lidar com sentimentos sensíveis é pensar se é necessário dar alguns passos em relação ao problema.

Se você foi magoado por um amigo ou parente, pode ficar com raiva e ressentido se não falar com a pessoa sobre o problema.

Nessa condição, você pode falar sobre o problema de uma maneira boa e, claro, com mais tranquilidade.

Você também pode fazer atividades positivas para se distrair primeiro. Quando sua mente está distraída, você se sente mais calmo e pode ver o problema de uma nova perspectiva.

Algumas atividades que você pode fazer são dar um passeio ao ar livre, ligar para amigos, ler um livro ou praticar outros hobbies de que goste.