Conheça o Alprazolam, um sedativo que costuma ser usado de forma abusiva

O alprazolam é um sedativo frequentemente usado no mundo médico para tratar pacientes com ansiedade, depressão e transtornos de pânico.

Os medicamentos para pessoas com transtornos mentais (ODGJ) estão incluídos na classe de medicamentos dos benzodiazepínicos. Os benzodiazepínicos pertencem a uma classe de medicamentos que atuam suprimindo o sistema nervoso central. O abuso de benzodiazepínicos é comum entre adolescentes, até mesmo adultos. Em geral, o alprazolam é um dos benzodiazepínicos mais comumente usados.

Como funciona o alprazolam?

Esta droga atua suprimindo o sistema nervoso central de modo que retarda o funcionamento do sistema nervoso. A dose comumente usada por profissionais de saúde para tratar os sintomas de ansiedade é de 0,5 mg a 4 mg por dia. Este medicamento funciona 10-18 horas após ser tomado.

Este medicamento pode tratar os sintomas de ansiedade porque também tem um efeito antidepressivo. Outra vantagem desse medicamento é que ele alivia os sintomas de ansiedade mais rapidamente do que outros medicamentos.

Quais são os possíveis efeitos colaterais de tomar alprazolam?

Este medicamento pode causar depressão respiratória, que é um distúrbio respiratório que pode ser fatal. Especialmente se usado em doses excessivas ou quando combinado com outros narcóticos.

Além disso, esse medicamento também pode causar sonolência e pode desencadear ideação suicida, portanto, o uso desse medicamento deve ser feito sob supervisão de um médico.

Em mulheres grávidas, este medicamento não deve ser usado porque pode causar anomalias congênitas ou defeitos congênitos no bebê que está no útero. Portanto, certifique-se de que não está grávida antes de tomar este medicamento.

Enquanto os efeitos de longo prazo que podem ser causados ​​pelo uso de longo prazo são comportamentos agressivos que podem se desenvolver junto com o uso desta droga.

Outro efeito de longo prazo que pode ocorrer é o seu efeito no sistema nervoso central e na função cognitiva humana. Os efeitos de longo prazo no sistema nervoso central que podem ocorrer incluem sonolência, confusão e dores de cabeça. Enquanto o efeito sobre a função cognitiva relacionado ao uso de longo prazo são problemas de coordenação e memória.

O alprazolam pode causar dependência?

Qualquer pessoa que tenha usado alprazolam ou outros benzodiazepínicos por mais de 3 a 4 semanas pode sofrer dependência ou vício se parar de tomar o medicamento repentinamente.

Os sintomas de dependência que podem ocorrer incluem dores de cabeça, sudorese, dificuldade em dormir, tremores e tonturas. Sem falar no surgimento de vários distúrbios psicológicos, como ansiedade e diminuição da concentração. Portanto, o uso desse medicamento geralmente é limitado a apenas uma a duas semanas para evitar a dependência do paciente.

Embora muitos efeitos colaterais possam ocorrer, este medicamento ainda é eficaz para uso no tratamento de transtornos de ansiedade e vários outros transtornos psicológicos. No entanto, o uso desse medicamento ainda deve seguir receita médica e estar sob a supervisão de um médico. Também não tem permissão para alterar a dose (diminuir ou aumentar) deste medicamento sem o conhecimento do seu médico.