Tipos de pílulas anticoncepcionais disponíveis, conheça as vantagens e desvantagens

Entre as muitas opções de anticoncepcionais, um dos anticoncepcionais mais populares é a pílula anticoncepcional. No entanto, você ainda pode se sentir confuso quando se trata de escolher pílulas anticoncepcionais, porque existem vários tipos de pílulas anticoncepcionais disponíveis. Então, quais são os tipos de pílulas anticoncepcionais e quais são as diferenças? Qual pílula anticoncepcional é melhor para você?

Que tipo de pílula anticoncepcional posso escolher?

Segundo artigo publicado na Planned Parenthood, as pílulas anticoncepcionais são uma forma eficaz de contracepção, com eficácia de até 99,9% na prevenção da gravidez. No entanto, quando quiser usá-lo, você não deve escolher pílulas anticoncepcionais descuidadamente. Embora todos tenham a mesma função, mas cada um tem uma forma diferente de trabalhar. Aqui estão as informações completas.

1. Comprimidos combinados

Como o nome sugere, esse tipo de pílula anticoncepcional é uma combinação de vários tipos de hormônios artificiais, a saber, estrogênio e progesterona. As pílulas combinadas fazem os ovários liberarem óvulos, mas estimulam o colo do útero (colo do útero) a engrossar e envolver o útero. Essa condição impede que o espermatozoide o óvulo.

Normalmente, em pílulas combinadas, existem dois tipos de pílulas: pílulas ativas que contêm hormônios artificiais e pílulas inativas que não contêm hormônios. Portanto, com base na dose e frequência da menstruação, existem dois tipos de pílulas combinadas, a saber:

Comprimidos monofásicos

Nesse tipo de pílula anticoncepcional, as pílulas são usadas em ciclos de um mês e cada pílula ativa contém a mesma dose de hormônios.

Na última semana do ciclo, você acabou de tomar um comprimido que é inativo ou não contém hormônios. Nesse momento, você também terá seu período.

Comprimidos multifásicos

Enquanto isso, neste tipo de pílula anticoncepcional, você a usará com um ciclo de um mês. No entanto, cada comprimido contém uma dose diferente do hormônio.

No entanto, é o mesmo com pílula monofásica, Você também tomará pílulas inativas ou que não contenham hormônios. Além disso, você também terá menstruação na última semana de uso desse tipo de pílula anticoncepcional.

Comprimidos de ciclo prolongado

Um pouco diferente dos dois tipos anteriores de pílulas anticoncepcionais, esse tipo é usado por 13 semanas ou pode ser chamado de ciclo de 13 semanas. Você tomará pílulas anticoncepcionais ativas durante as primeiras 12 semanas. Depois disso, você acabou de tomar a pílula anticoncepcional inativa na última semana. Como resultado, você terá menstruação apenas três a quatro vezes por ano.

Além de prevenir a gravidez, o uso desta pílula também é bom para aliviar os sintomas de cólicas estomacais e dores de cabeça que costumam atacar quando chega a menstruação.

Em alguns casos, as pílulas combinadas são usadas para aliviar os sintomas da síndrome dos ovários policísticos (SOP). As pílulas combinadas contendo menos de 50 microgramas de estrogênio artificial são conhecidas como pílulas de baixa dosagem. Mulheres que são sensíveis aos hormônios artificiais podem usar esta pílula combinada.

2. Pílulas de progesterona (mini pílulas)

Se o tipo anterior de pílula anticoncepcional continha estrogênio e progesterona, a minipílula contém apenas o hormônio progesterona. Além disso, a dose de progesterona neste tipo de pílula anticoncepcional também tende a ser menor do que a pílula combinada.

A minipílula atua engrossando o muco ao redor do colo do útero, de forma que o esperma não penetre nele. Além disso, esta pílula também afina o útero, de modo que o óvulo não adere à parede uterina. A minipílula também suprime ou reduz a ovulação ou a produção de óvulos, mas não de forma consistente.

Pílulas contendo apenas progesterona são consideradas mais leves e são boas para mães que amamentam. Além disso, sua condição reprodutiva voltará ao normal rapidamente logo após interromper o uso da droga, não há necessidade de esperar muito.

Que tipo de pílula anticoncepcional escolher?

Nem todos os tipos de pílulas anticoncepcionais são adequadas para todas as mulheres. Portanto, você deve consultar um médico para determinar que tipo de pílula anticoncepcional você está usando. Claro que isso é ajustado às suas condições. Outras considerações a serem consideradas ao escolher pílulas anticoncepcionais são:

  • Sintomas que costumam aparecer durante a menstruação.
  • Você está amamentando ou não?
  • Condições de saúde do coração.
  • História de hipertensão.
  • História de acidente vascular cerebral e enxaqueca.
  • Várias drogas estão sendo consumidas.

Cada medicamento que você toma deve ter efeitos colaterais, incluindo essas pílulas anticoncepcionais. Portanto, você deve perguntar ao seu médico e primeiro saber os efeitos colaterais que irão surgir quando você usa este medicamento.

Dicas para tomar pílulas anticoncepcionais de forma consistente todos os dias

O uso de diferentes tipos de pílulas anticoncepcionais pode ter grande potencial ou potencial para ajudar a prevenir a gravidez. Você só precisa ter certeza de que está usando-o corretamente.

Infelizmente, há muitos fatores que podem levar você a cometer erros ao tomar pílulas anticoncepcionais. Por exemplo, esquecer de tomar anticoncepcionais, perder comprimidos ou não renovar a receita do médico assim que os comprimidos acabarem. Essas coisas têm o potencial de fazer com que os comprimidos que você está tomando não funcionem corretamente.

Portanto, se você deseja usar um tipo de pílula anticoncepcional como anticoncepcional, certifique-se de que está pronto para se comprometer a tomar pílulas anticoncepcionais todos os dias. Aqui estão algumas dicas que você pode escolher para evitar vários erros possíveis no uso desta pílula.

  • Use um aplicativo ou alarme que o ajude a se lembrar de quando tomar essas pílulas anticoncepcionais.
  • Coloque a embalagem de pílulas anticoncepcionais em um local onde possa vê-las todos os dias, para que seja mais fácil para você se lembrar de quando tomar essas pílulas.
  • Se você viaja muito, ou mesmo viaja todos os dias, certifique-se de que os comprimidos estão na sua bolsa para não deixá-los para trás.
  • Se você tem amigos ou parentes que também usam pílulas anticoncepcionais como forma de contracepção, convide-os a lembrar um ao outro de levar pílulas anticoncepcionais com você para que não se esqueçam.
  • Peça ajuda ao seu parceiro para tomar esta pílula anticoncepcional.

Das várias dicas acima, escolha aquela que você acha mais provável e mais fácil de viver. Além disso, você também pode usar um preservativo como anticoncepcional de reserva sempre que quiser fazer sexo com um parceiro. Isso pode aumentar suas chances de não engravidar em até 100 por cento.

Além disso, o uso de preservativos também pode ajudar a evitar doenças sexualmente transmissíveis, uma das vantagens dos preservativos que as pílulas anticoncepcionais não têm.

Se as informações sobre os tipos de pílulas anticoncepcionais mencionados acima ainda não forem claras e você precisar de mais informações, entre em contato com o seu médico ou profissional de saúde.