Se você é fã de esportes que enfatizam a harmonia da mente e do corpo, como ioga ou pilates, também deve experimentar o tai chi. O tai chi é uma prática de preparação física conhecida há séculos, especialmente na China. Como os benefícios para a mente e o corpo são tão grandes, até hoje o tai chi ainda é um esporte popular. Além disso, a técnica é bastante simples, não requer habilidades especiais como o Pilates. Portanto, qualquer um pode experimentar e provar por si mesmo os benefícios do tai chi. Interessado em praticar tai chi? Consulte o seguinte guia de movimentos de tai chi para iniciantes.
O que é tai chi?
O tai chi é uma combinação de arte e boa forma que visa treinar o equilíbrio do corpo e da mente. Os movimentos realizados assemelham-se a um fluxo de água calmo. É por isso que as pessoas que praticam tai chi entrarão gradualmente em um estado muito relaxado, como a meditação. No entanto, ao mesmo tempo, seu corpo ainda está trabalhando para apoiá-lo de forma constante.
O foco da prática do tai chi é treinar a concentração, controlar a respiração e regular o ritmo do corpo como água corrente. Ao fazer essas três coisas, espera-se que as pessoas que praticam tai chi despertem a energia em você, que é conhecida como qi . Essa energia ajudará sua mente e corpo a trabalhar em plena harmonia e harmonia.
Os benefícios do tai chi para a saúde
O tai chi desempenha um papel muito importante na prevenção e no tratamento de vários problemas de saúde. Não apenas para o corpo, o tai chi também é benéfico para a manutenção da saúde mental. Aqui estão alguns dos benefícios de praticar tai chi regularmente.
1. Alivia o estresse, ansiedade e depressão
Um estudo publicado no International Journal of Behavioral Medicine revelou que o tai chi pode acalmar a mente. A prática do tai chi o ajudará a aumentar a autoconsciência, a paciência, o autocontrole e a empatia. Isso é especialmente verdadeiro se você praticar tai chi em uma área aberta perto da natureza, como um parque ou praia. Você se sentirá relaxado e mais conectado com tudo ao seu redor. Isso certamente é muito útil para a saúde mental, especialmente se você estiver passando por depressão, ansiedade, raiva, tristeza ou sensação de vazio.
2. Melhore a concentração
Por meio de seus movimentos lentos e circulares, o tai chi o ajudará a se concentrar e a minimizar as distrações tanto do ambiente quanto da sua própria mente. Se você praticar tai chi regularmente, se tornará fluente em aguçar seu foco e limpar sua mente ao trabalhar, estudar ou pensar.
3. Fortalecer os músculos
Os vários movimentos de tai chi que também vêm das artes marciais asiáticas exigem que você apoie firmemente as várias partes do corpo. Embora este exercício tenda a ser calmo, é necessário que você mantenha certas posturas sem ajuda por muito tempo. Isso é capaz de treinar os músculos da parte superior e inferior do corpo para serem mais fortes.
4. Manter a saúde do coração
Como o tai chi dá grande ênfase aos exercícios respiratórios e à redução do estresse, ele pode reduzir a pressão arterial. Os movimentos mais dinâmicos do tai chi, como agachar, se curvar ou chutar, também se revelaram equivalentes a caminhar. Portanto, seu coração e vasos sanguíneos ficarão mais fortes e saudáveis se você for diligente na prática de tai chi.
5. Treine a flexibilidade do corpo
As posições na prática do tai chi requerem coordenação, força e flexibilidade. Assim, o corpo ficará mais flexível e equilibrado. Isso será muito útil para aqueles que têm problemas de coordenação motora, o corpo está rígido ou para pessoas idosas com tendência a perder o equilíbrio e cair. Se feito regularmente, você também pode reduzir as dores musculares e nas articulações.
Movimentos de tai chi para iniciantes
O tai chi para iniciantes concentra-se basicamente no pensamento positivo e as posições básicas são bastante simples. Normalmente, as sessões de tai chi para iniciantes acontecem por 12 semanas, com prática aproximadamente duas vezes por semana. Você pode praticar com um instrutor de tai chi (mestre) ou tentar você mesmo seguindo este guia fácil.
1. Pose inicial
Fique em pé, com os pés separados na largura dos ombros. Coloque as duas mãos nos quadris. Lentamente, gire sua cabeça no sentido horário e repita duas vezes. Depois disso, vire a cabeça três vezes na direção oposta. Inspire profundamente até que os ombros levantem e relaxem lentamente enquanto abaixa os ombros.
2. Relaxa as mãos
Levante as mãos até o nível do estômago. Certifique-se de que os seus braços mantenham a postura tensa e sacuda as palmas das mãos como se estivesse secando as mãos para evitar gotas de água. Execute este movimento relaxante para as mãos enquanto inspira e expira três vezes.
Ainda na mesma posição em pé, levante as mãos em um movimento semelhante a varrer lentamente a parede à sua frente. Ao levantar a mão, aponte os dedos para que fiquem voltados para baixo. Quando suas mãos estiverem no nível da cabeça, abaixe-as lentamente com os dedos esticados para cima. Repita até seis vezes, continuando a respirar fundo.
3. O movimento das duas luas cheias
Levante os braços para a frente até que fiquem perpendiculares aos lados e abaixe-os para trás até que as mãos voltem para os lados e formem um círculo completo perfeito. Repita esse movimento até seis vezes. Termine com a posição das mãos ao lado de cada corpo.
4. Abra suas asas
Levante ambos os braços ao nível do peito. Com as palmas das mãos paralelas voltadas para baixo, certifique-se de que as pontas dos dedos estejam quase se tocando. Então, lentamente, faça movimentos de abertura de braço como se abrisse suas “asas” ou antebraços para os lados de seu corpo. Deixe seus braços esticados e retos. Volte à posição inicial com as mãos na frente do peito. Repita esse movimento de alongamento até seis vezes. Não se esqueça de manter uma técnica de respiração profunda enquanto pratica este movimento.
5. Divida a água
Traga os braços esticados à sua frente, aproximadamente na altura do peito. Suas palmas devem estar voltadas para baixo. Em seguida, faça movimentos como se estivesse nadando e lentamente separe a água à sua frente. Balance cada braço para o lado e volte à posição inicial. Repita seis vezes, continuando a respirar relaxadamente. Termine com as duas mãos nas laterais do corpo.
LEIA TAMBÉM:
- 10 movimentos esportivos para conseguir flexibilidade corporal
- 7 posturas básicas de ioga que os iniciantes devem dominar
- 5 esportes ao ar livre que você pode praticar com amigos