Formigas japonesas: é realmente eficaz ou mesmo perigoso?

Recentemente, houve notícias de que certos tipos de insetos podem ser uma panaceia para vários tipos de doenças e reclamações. Esse tipo de inseto, mais conhecido como formiga japonesa, tem nome científico Tenebrio molitor . A forma original não lembra uma formiga real, mas parece um besouro ou uma barata muito pequena.

Acredita-se que as formigas japonesas sejam eficazes no tratamento de várias doenças perigosas, desde diabetes, colesterol alto, hipertensão, doenças cardíacas, gota a osteoporose. Este inseto também é considerado capaz de aumentar a virilidade masculina na cama.

Como é o tratamento com formigas japonesas?

Por causa dessas promessas, muitas pessoas começaram a consumir regularmente formigas japonesas. Essas formigas podem ser consumidas diretamente, colocadas em cápsulas ou misturadas com chá e comida. O vendedor fornecerá uma "dose" especial, adaptada às reclamações do comprador.

É verdade que as formigas japonesas podem superar vários tipos de doenças?

Não existem estudos ou ensaios clínicos que possam provar a eficácia das formigas japonesas na cura de qualquer doença. No entanto, afirma-se que esses insetos contêm proteínas e enzimas muito altas. Os nutrientes dos insetos são o que fazem muitas pessoas acreditarem em suas propriedades.

No entanto, os diversos benefícios alardeados pela sociedade, principalmente nas redes sociais, não oferecem qualquer embasamento médico ou científico. Assim, as reivindicações dos consumidores também não foram comprovadas. Para as pessoas que afirmam que sua condição melhora após comer regularmente formigas japonesas, suspeita-se que a causa seja o efeito placebo (medicamento vazio). O efeito placebo geralmente leva você a sugerir fortemente que o tratamento que você está fazendo será capaz de superar a doença de que você está sofrendo.

Efeitos colaterais que podem ocorrer ao comer formigas japonesas

Atualmente, os relatos de possíveis efeitos colaterais ainda são confusos. Alguns dos efeitos colaterais relatados como decorrentes da ingestão de formigas japonesas incluem calor corporal, falta de sangue, fraqueza devido a uma queda drástica no açúcar no sangue, distúrbios digestivos como náuseas e vômitos e infecções bacterianas nos intestinos.

É seguro comer formigas japonesas?

De acordo com o Diretor Médico de Medicina Interna, Dr. Sardjito, Yogyakarta, dr. R. Bowo Pramono, é melhor se qualquer tratamento que você fizer tiver sido testado cientificamente e houver certeza sobre sua segurança e benefícios para o corpo. Enquanto isso, até agora não há certeza sobre os benefícios e efeitos colaterais do tratamento com essas formigas. Além disso, dr. R. Bowo Pramono lembrou que, para tratar doenças como diabetes, a terapia com insulina foi projetada especificamente para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Relatado do canal de saúde Kompas, dr. Tri Juli Edi Tarigan, do Hospital Cipto Mangunkusumo, também apelou ao público para não comer formigas japonesas descuidadamente. A razão é que você pode realmente sentir efeitos negativos, como alergias. Este especialista em medicina interna acrescentou que cada tipo de tratamento deve primeiro ser testado quanto à eficácia. Deve haver clareza sobre quais substâncias ativas ou componentes podem combater certas doenças. Além disso, é necessário observar se o tratamento pode realmente causar danos a outros órgãos vitais.

No final, a decisão de se submeter a um determinado tratamento é sua. No entanto, lembre-se de que não existe um único medicamento que possa curar doenças milagrosamente. Você precisa de um esforço equilibrado, mantendo uma dieta, evitando os gatilhos de doenças, fazendo exercícios e tomando medicamentos prescritos pelo seu médico.